sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Núcleo de Tecnologia Educacional/ NTE, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta/RS Desenvolve Formação para Trabalhar com o Tablet Educacional Oferecido aos Professores do Ensino Médio Politécnico
 
          Após a etapa de entrega dos Tablets Educacionais nos dias 25 e 26 de abril de 2013, através do Projeto Província de São Pedro - Tablet Educacional no Ensino Médio aos professores das escolas dos 11 Municípios de abrangência da 9ª CRE, o NTE de Cruz Alta passou a desenvolver a Oficina: O Uso dos Aplicativos Disponíveis no Tablet Educacional e o Curso: Elaboração De Projetos - Mediado Pelo Tablet Educacional em Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc RS  e  E-Proinfo.
        A formação objetiva capacitar os professores para desenvolver propostas pedagógicas interdisciplinarmente, ou seja, um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento mediadas pelos aplicativos do Sistema Operacional Android  disponibilizados  no Tablet Educacional.
         A oficina e o início do curso já aconteceram nas escolas dos seguintes Municípios: Salto do Jacuí, Tupanciretã, Ibirubá, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Jacuízinho, e em algumas escolas de Cruz Alta. Nessas oficinas a Equipe do NTE de Cruz Alta, demonstra possibilidades de desenvolver atividades pedagógicas e a interdisciplinaridade a partir de recursos disponibilizados no Tablet Educacional, com ou sem acesso a Internet, uma vez que o Tablet Educacional possui diversos aplicativos que podem ser utilizados sem conexão com a Internet.
         Também são objetivos destas oficinas e curso, acompanhar o desenvolvimento de projetos no Ensino Médio Politécnico os quais fazem uso  dos aplicativos do Sistema Operacional Android  disponibilizados  no Tablet Educacional e proporcionar a interação virtual entre os professores das escolas entre si e com a Equipe do NTE, no que se refere ao  desenvolvimento de projetos no Ensino Médio Politécnico. Essa interação se dará através do correio eletrônico Gmail e do GTalk e demais aplicativos disponibilizados  no Tablet Educacional, para comunicação síncrona ou assíncrona conforme a disponibilidade  de tempo dos professores.

 
 

Oficinas

“ Conheci aplicativos que possibilitaram  a realização de atividades inovadoras e diferenciadas e novidades que facilitam o manuseio de equipamentos que vêm acrescentar qualidade às aulas”  Comentário de uma professora

 
 
Escola E.E.  Menino Deus- Quinze de Novembro RS
 
Escola E.E.  Menino Deus- Quinze de Novembro RS
 
Escola E.E.B. General Osório - Ibirubá RS
 
Escola E.E.B. General Osório Ibirubá RS
 
Escola E.E.M. Menino Jesus – Jacuízinho  RS
 
Escola E.E.M. Menino Jesus – Jacuízinho  RS
 
Instituto Estadual Miguel Calmon – Salto do Jacuí RS
Instituto Estadual Miguel Calmon – Salto do Jacuí RS

 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Missão à Alemanha
Secretario de Educação, Jose Clovis de Azevedo Propõe Cooperação com Universidade Alemã

Formação de professores e troca de experiências na área da docência são o foco da cooperação proposta nesta segunda-feira (24), pelo secretário Jose Clovis de Azevedo à Universidade de Siegen, Alemanha. Azevedo e o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Espártaco Dutra, foram recebidos pela chefe do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Bärbel Friederike-Schurrle, pelo professor da Faculdade II, Martin Herchenröder, epela professora Ulrike Buchmann, representante da diretora da Faculdade II (Departamentos de Arquitetura, Ciências Pedagógicas e Psicologia), Prof. Dra. Hilde Schröteler-von Brandt. É anfitrião da comitiva brasileira na Alemanha o professor Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pelos acadêmicos. Em curto prazo, de acordo com Friderike-Schurrle, a universidade oferece a oportunidade de até três professores da rede estadual participarem de intercâmbio profissional e pedagógico, tendo como foco principal o aperfeiçoamento do idioma alemão e a troca de experiências na área da música.
Além de apresentar a rede estadual um diagnóstico do momento atual da reestruturação curricular do Ensino Médio, Azevedo frisou que é definição do governo incrementar os laboratórios de idiomas na rede estadual, em função da reforma curricular, o que inclui a possibilidade de oferta de aprimoramento de professores de alemão pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Atualmente, o alemão está no currículo de 20 escolas estaduais, onde lecionam 26 professores. Essas escolas estão localizadas nas regiões do Estado onde a colonização alemã foi mais intensa, em especial na 2ª CRE e na 17ª CRE. Até maio de 2014, o país vive o Ano da Alemanha no Brasil.
Este foi o primeiro passo rumo à formalização da parceria entre Seduc e Universidade de Siegen. Um Termo de Cooperação, ou Memorando de Entendimento será construído por técnicos das duas partes.
Azevedo formalizou convite para que representantes da Universidade de Siegen vão ao Rio Grande do Sul, para conhecer as escolas onde o alemão compõe a grade curricular. Na próxima sexta-feira (28), Azevedo retorna à Universidade de Siegen para reunião na Faculdade de Arquitetura, onde um grupo de alunos da Universidade de São Paulo trabalha, de forma conjunta a estudantes alemães, na proposta de um complexo educacional a ser instalado em Porto Alegre e que segue a pedagogia Waldorf.
A Universidade de Siegen é um moderno instituto de ensino superior localizada centralmente na área limítrofe dos três estados federais alemães: Hesse, Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado. É guiada pelo princípio: "Criando um futuro digno do homem". Atualmente, estudam na Universidade mais de 15 mil alunos estudantes, sendo que mais de 11% estrangeiros, oferecendo uma variedade de programas de graduação através de quatro faculdades diferentes.


 
 
 

Escola Joaquim Nabuco Trabalha com Produção Textual: Os Medos
 

O texto “QUEM TEM MEDO DO RIDÍCULO?” onde a escritora Ruth Rocha procura, com muito humor, sossegar os medos e vergonhas tão comuns na infância, serviram de inspiração para esse trabalho, realizado com a turma do 4º ano A da EEEM Joaquim Nabuco, sob a coordenação da professora Samanda Côrtes. Essa atividade permitiu que os alunos relatassem seus medos e até brincassem com eles através da produção de textos e poesias realizados em sala de aula.

 
Produções:

 
OS MEDOS

                                                                  Emerson R. Alves – 4º ano A


Eu tenho medo de cobra, quem não tem?
E de rã também...
Tem gente que é medrosa, medrosa até demais,
mas fica feliz quando vê o pai.
Eu sou um pouco medroso, mas nem tanto!
E me divirto muito.
Agora você sabe, temos muitos medos
e um deles é perder o emprego.
Isso que a gente tem é o medo.
Todo mundo tem, sem ele eu não sou ninguém.

                      _______________________________________________________________

MEDO

                                Helen Sartorio – 4º ano A
 

Não sei o que acontece
De repente tudo escurece
A voz quer desaparecer
A mente tenta não esquecer.


“Tô” falando de um medo
Que me aperta no fundo do peito
Que me coloca num estado de pavor
Que me parece um filme de terror.


Mas isso eu vou vencer
O medo fazer desaparecer
E assim eu vou falar
Tudo aquilo que eu sempre quis contar

 
Tenho medo de alguns bichos:
Cobra, leão e escorpião
Também me arrepio
Quando penso em ladrão.


O medo é assustador
Quando escuto um trovão
Mas o medo logo passa
Quando vem o tempo bom.

_______________________________________________________________

OS MEUS MEDOS

                                    Rodrigo Salles – 4º ano A


O “tchuc” é assustador
Mas é muito chatinho.
Cair de um avião é apavorante,
Mas é relaxante.
O furacão é só um ventinho
Não dá nenhum medinho,
Até parece um furacãozinho.
Eu até gosto dos meus medos,
Eles são bem divertidos.
E, com os medos, fazemos grandes brincadeiras.
O “Psaig” é de matar,
Mas é um bichinho.
O lobisomem é só um cachorrinho.
Eu faço um carinho
E ele fica bem quietinho.
Ele abana o rabinho com as orelhas fraquinhas
E todo  “mequetrefe” de repente, o barulhinho:
Rommmq, rommmq, rommmmmq...
Tinha caído num longo sonhinho!
 

Projeto Semeando Cultura


            Foi lançado no dia 11 de junho de 2013, o PROJETO SEMEANDO CULTURA, do 4º ano A, da EEEM Joaquim Nabuco, sob a coordenação da professora Samanda Côrtes.
            Este projeto tem como objetivo intensificar o hábito da leitura, despertando no aluno a curiosidade de conhecer outras histórias, motivando-os a relatarem às famílias e aos colegas as maravilhas que a Literatura Infantil oferece.
 
 
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013


Escola Margarida Pardelhas Realiza Trabalho com Crônicas - Retratos da Vida

 
          As turmas de 1º ano do Ensino Médio trabalham gêneros textuais explorando a CRÔNICA, contextualizando situações do cotidiano evidenciadas nas produções textuais.
Para isso foi trabalhada a
"A Última Crônica" de Fernando Sabino e o vídeo construído a partir da adaptação da Crônica.
           O contexto nos leva a refletir sobre o preconceito, o racismo e a valorizar as pequenas "coisas" da vida.
          Reflete-se também sobre a adaptação dos textos para filmes, seriados exibidos na TV, observando-se as diferenças entre as cenas narradas no texto e as apresentadas no vídeo.
           Destaca-se a riqueza de detalhes que os livros oferecem, em comparação a vídeos e filmes, o que pode modificar o contexto apresentado nas telas da TV e do cinema.
          O trabalho foi desenvolvido pela profª da disciplina de Língua Portuguesa Luciana Hackenhaar.



Reforma do Ensino Médio: aprovação passa de 66,3% para 70,4%
 
 

         O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (17) para anunciar os dados referentes à taxa de rendimento (que reúne índices de aprovação, reprovação e abandono) de alunos da rede estadual divulgados pelo Ministério da Educação por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os números indicam que a reforma do Ensino Médio (EM) está gerando resultados positivos, tanto em relação à aprovação quanto à diminuição nos índices de reprovação.
          Em relação à aprovação, houve melhora tanto no conjunto dos anos (70,4% contra os 66,3% registrados em 2011) quanto nas turmas de 1º ano, cujo percentual passou de 54,2% para 60,4%. Em 2012, a taxa de reprovação no EM estadual ficou em 17,9%, em comparação aos 22,3% registrados em 2011. No 1º ano, cujas turmas passaram a ter a nova matriz curricular em 2012, o índice de reprovados passou de 31,1% em 2011 para 23,7% em 2012, ou seja, 7,4% a menos do que no ano anterior. Em relação ao abandono, o RS não apresenta alteração significativa em comparação a 2011: 11,7% contra 11,4%, com maior percentual no 1º ano, 15,9% e gradualmente menor nos demais anos (9,7% no 2º, 5,9% no 3º e 9,4% na 4ª série).
          Além de enaltecer os percentuais, que apontam uma tendência de melhor rendimento no Ensino Médio gaúcho a partir da reestruturação curricular, o secretário Azevedo destaca que, mesmo com resultados tão imediatos a partir da reforma do Ensino Médio, na educação todas as mudanças acontecem de forma gradual, em médio e longo prazo, e o aspecto subjetivo do melhor desempenho da rede “melhorar índices significa emancipar mais pessoas, pois atrás de cada índice há um ser humano. Os dados são animadores, além das nossas expectativas, o importante é que tivemos o sucesso escolar de mais de 10 mil jovens”, enfatiza o educador que responde pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental, que também passa por reestruturação curricular, que começou pelos anos iniciais, as taxas são, respectivamente, de 84,6%, 13,8% e 1,6% para aprovação, reprovação e abandono. Em 2011, esses números eram de 81,7%, 16,5% e 1,8%.

Comparativo entre as redes estaduais

A avaliação também demonstra melhoria de seis posições Estado do Rio Grande do Sul em relação aos demais estados brasileiros no que diz respeito ao Ensino Médio. Em 2011, o RS ocupava a última posição, passando para o 21º lugar no Brasil em 2012. O primeiro lugar ficou com o estado do Ceará, com 81,8% de aprovação, 7,2% de reprovação e 11% de abandono. O último, Mato Grosso, registra 64,7% de aprovação, 21% de reprovação e 14,3% de abandono.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coordenadora do MEC confirma ações de qualificação do ensino médio

 

          O Ministério da Educação (MEC) anuncia em 20 de junho, ao Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) a articulação de um conjunto de ações sistêmicas que têm por objetivo a qualificação do ensino médio brasileiro e a reversão de índices elevados de aprovação e abandono, que giram em torno de 22% no país. De acordo com a coordenadora de Ensino Médio na Secretaria de Educação Básica do MEC, Sandra Regina Oliveira Garcia, o Brasil tem pela frente grandes desafios. A proposta em elaboração no MEC traz para o país elementos das Diretrizes Curriculares Nacionais que já estão sendo colocados em prática pelo Estado do Rio Grande do Sul na reestruturação curricular do Ensino Médio desde 2012, iniciativa considerada “corajosa” pela coordenadora do MEC.
          Entre as ações em estudo no Ministério e que devem ser pactuadas com os secretários de Educação estão a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (Pro EMI), que destina recursos para a materialização de ações pedagógicas de que qualifiquem a aprendizagem, o desenvolvimento de uma base nacional de currículo, criação do PAR Ensino Médio, com destinação de recursos para qualificação de espaços escolares e equipamentos, como laboratórios e novas estratégias voltadas à formação de professores, de gestores e de funcionários de escolas.
          O assunto foi tema de reunião realizada nesta sexta-feira (7) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a participação de técnicos e gestores de escolas e da Seduc, incluindo o secretário Jose Clovis de Azevedo e a secretária-adjunta Maria Eulalia Nascimento.

Base nacional de currículo

Sandra Garcia frisa que o Brasil precisa de uma unidade, o que não significa currículo único ou currículo mínimo a todo o país. De acordo com a coordenadora, em setembro o MEC lançará o Documento-base dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento dos alunos, que será a base nacional do currículo, ou seja, o que, de norte a sul do país, o aluno deve aprender. A partir deste documento, secretarias estaduais e escolas terão autonomia para definir suas matrizes curriculares. “O Brasil tem muitas diversidades, e o currículo é que precisa definir a formação de professores, a elaboração do material didático, o modo de avaliação”, explica a Doutora em Educação.

Por que

Dos 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos, 5,3 milhões estão no Ensino Médio, indicando que quase 50% dos jovens com idade de frequentar esta etapa da educação básica estão fora dela. Quase 30% ainda estão no Ensino Fundamental e o restante, fora da escola. No Rio Grande do Sul, cerca de 50 mil jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola.
Escolas da 9ª CRE Recebem Visita da Assessora da SEDUC, Luciana Schneider,  Responsável pelo Programa Acelera Brasil e Se Liga
 
 

 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

 


Vamos Priorizar a Educação Básica
Participe do Ciclo do Orçamento Participativo  
2013/2014
 

          O Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com a sociedade civil foi construído no início da atual gestão do Governo do Estado, com o objetivo de integrar e modernizar as iniciativas de aprofundamento da democracia nas decisões da administração pública. O Sistema é formado por quatro instâncias: Decisões Orçamentárias, Controle Social, Diálogos Sociais e Participação Digital, integram as ações do governo junto à participação da sociedade civil, através dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e Conselhos Setoriais de Direitos.
          Em 2011 e 2012, o público participante em Votação atingiu a maior média de participação desde que foi criada, sob a denominação de Consulta Popular, com mais de um milhão de votantes em cada ano, em todo o estado.
         A Audiência Pública Regional do Ciclo Orçamentário, reuniu em Cruz Alta no dia 14 de maio de 2013, 286 pessoas na Câmara Municipal de Cruz Alta, para definir as áreas temáticas prioritárias para o Orçamento 2014 na região do Alto Jacuí, formada por 14 municípios (Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tapera). 

 
As Áreas Eleitas Foram: 

 
1º Saúde – 198 votos 
2º Segurança Pública e Defesa Civil – 193 votos 
3º Educação Superior – 186 votos 
4º Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres – 164 votos. 
5º Desenvolvimento Econômico – 141 votos. 
6º Desenvolvimento Rural – 139 votos. 
7º Educação Básica, Profissional e Técnica – 127 votos.
8º Cultura e Inclusão Digital – 122 votos. 
9º Esporte, Lazer e Turismo – 115 votos.
10º Habitação, Desenvolvimento urbano e Saneamento – 103 votos. 
 
        A 9ª Coordenadoria Regional de Educação incentiva à comunidade escolar a participar das Assembleias Municipais para fins de garantir que a Educação seja votada como prioridade, logo constitua a cédula de votação para o Orçamento 2014. Destaca-se a importância da mobilização da comunidade escolar uma vez que as escolas da região da 9ª CRE já foram beneficiadas por meio da distribuição de recursos em 2011.

Calendário do Ciclo do Orçamento 2013/2014

25/04 - Início das Audiências Públicas Regionais (28 coredes)

14/05 - Início das Assembleias Municipais - 497 municípios do Estado - Iniciando 

Julho - Fóruns Regionais da Participação Popular e Cidadã

06 e 07/08 - Votação de Prioridades 2013

Região Alto Jacuí



MUNICÍPIO
DATA
HORÁRIO
LOCAL
BOA VISTA DO CADEADO
29/mai
14h
CÂMARA DE VEREADORES
BOA VISTA DO INCRA
07/jun
13h30min
GINÁSIO ESCOLA MUNICIPAL BRASILINA TERRA
QUINZE DE NOVEMBRO
19/jun
09h30min
AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL
SALTO DO JACUÍ
24/jun
19h
CÂMARA DE VEREADORES
IBIRUBÁ
02/jul
19h
CÂMARA DE VEREADORES
FORTALEZA DOS VALOS
03/jul
14h
CENTRO DE CULTURA E EVENTOS
CRUZ ALTA
09/jul
19h
GINÁSIO MUNICIPAL


Região Noroeste Colonial

MUNICÍPIO
DATA
HORÁRIO
LOCAL
Pejuçara
26/06
14h
Sindicato dos Trabalhadores Rurais