sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO PARA DIRETORES, MONITORES E OFICINEIROS DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

Está previsto para o dia 1º de Setembro (Sábado), o Encontro Regional das Escolas Abertas pertencentes a 9ª CRE-Cruz Alta, 20ª CRE-Palmeira das Missões e 21ª CRE-Três Passos, que acontecerá em Palmeira das Missões.
O Encontro contará com a presença dos coordenadores do programa na SEDUC, Jeciane Oliveira e Mara Valandro, bem como os coordenadores Regionais da 9ª CRE, Venício Guterres Guareschi, 20ª CRE, Idalina da Silva Machado, e 21ª CRE, Artur Hepp, além dos supervisores do programa nas CRES, diretores de escola, monitores do programa, oficineiros e presidente do CPM das Escolas envolvidas no programa.
A 9ª CRE terá como representante nas oficinas a Escola Estadual de Ensino Médio Profª Maria Bandarra Westphalen de Cruz Alta, que participa do programa Escola Aberta realizando atividades de 2007 a 2010, e retornando este ano ao programa. A escola apresentará as oficinas Culturais, Geração de Renda, Esportivas e Pedagógicas. A recepção dos oficineiros esta sendo organizada a mais de um mês, pelos supervisores do programa na região, Luís Eduardo Dias/9ª CRE, Sandra Regina/20ª CRE e Nelci Santos/21ª CRE.
O encontro tem como objetivo proporcionar aos integrantes do Programa Escola Aberta para a Cidadania, um espaço de discussão e reestruturação de ideias, proporcionando momentos para que as escolas relatem experiências vividas na escola e na comunidade através do programa. Os oficineiros poderão trocar informações a respeito de suas oficinas durante todo o dia, apreciando também palestras organizadas pelos supervisores.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

I Cadeiraço da Acessibilidade

      Aconteceu  nesta tarde de quarta-feira (29 de agosto), o I Cadeiraço da Acessibilidade em Cruz Alta.  O grupo de cadeirantes fez uma concentração na Catedral do Divino Espírito Santo (15h), o Cadeiraço fez a sua rota pela rua Pinheiro Machado, direcionando-se até a Prefeitura Municipal. O Cadeiraço é uma realização da Associação dos Deficiêntes Fisicos- ADECA, e teve como apoiadores o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta e o Grupo de Escoteiros Érico Veríssimo.  Essa foi uma maneira de reivindicar por melhores condições de acessibilidade nos estabelecimentos públicos.

 

 

Coordenadoria promove Ciclo de Formação de professores do Ensino Médio Politécnico e Curso Normal


     A 9ª Coordenadoria Regional de Educação/Cruz Alta realizou na terça-feira (28), mais uma etapa do Ciclo de Formação de Professores do Ensino Médio Politécnico e Curso Normal, as 20 escolas de ensino médio desta região se reuniram no Instituto Estadual de Educação Profº Annes Dias de Cruz Alta.
     Durante a manhã os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Verissimo da cidade de Jari, Hartur Douglas A. da Silva e Carlos Alberto Possobom, fizeram uma explanação sobre as atividades e temas realizados com os alunos do Seminário Integrado, relataram também a importância da mudança no ensino e seus resultados pedagógicos. Após, oficina sobre pesquisa com a participação dos professores André Luis Silva da Silva e Paulo Rogério Garcez de Moura do Instituto Estadual de Educação Profº Annes Dias.
     Na oportunidade todas as escolas de Ensino Médio da 9ª CRE foram presenteadas com o Livro de Michel Thiollent, “Metodologia da Pesquisa-Ação”, que servirá de subsídio para as formações nas escolas.







terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seduc Destaca Desempenho de Alunos da Rede Estadual

 

     Os recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), revelam, para além do índice propriamente dito, números positivos referentes ao desempenho de alunos da rede estadual de ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seja no Ensino Fundamental, seja no Ensino Médio. Em relação aos estudantes de rede pública estadual do país, o Rio Grande do Sul alcançou as melhores médias nas provas de matemática e de língua portuguesa.
     As provas dos anos finais do Ensino Fundamental colocaram o Estado em segundo lugar do País, em matemática e língua portuguesa. O resultado do SAEB no Ensino Médio é ainda melhor: os estudantes do RS ficaram com a melhor nota do país em matemática e o segundo lugar em língua portuguesa. O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destaca que esse resultado faz um contraponto ao IDEB. “O que puxa o IDEB para baixo é o índice de aprovação da rede, especialmente do Ensino Médio, que é de 66,3%”, ilustra, lembrando que o cálculo do IDEB leva em consideração somente a taxa de aprovação. Para Azevedo, reverter os índices de reprovação e de abandono da rede estadual está entre as prioridades do governo e vai elevar o índice do IDEB. As notas e metas, respectivas, do IDEB da rede estadual em 2011 foram de 5,1 e 5,0, para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 3,8 e 4,0 para os anos finais e 3,4 e 3,7 para o Ensino Médio.
Os números foram destacados pelo secretário em painel promovido pela RBS nesta manhã (28), em encontro que reuniu na Capital o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, gestores municipais e estaduais e representantes de entidades e da sociedade civil e contou com a participação do governador Tarso Genro. Azevedo lembra que para continuar melhorando o desempenho dos alunos, em todos os níveis da Educação Básica, e superando os números de reprovação e abandono, que têm relevância na composição do IDEB, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, já no primeiro ano desta gestão, a reestruturação curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
     “A recuperação da curva ascendente da educação pública estadual é o objetivo da gestão, que já começa a se verificar na rede”, destaca Azevedo. O secretário destaca que a ação da Seduc se organiza a partir de três eixos prioritários, a valorização profissional dos professores e a formação continuada dos docentes, a recuperação física da rede e modernização tecnológica da rede e a reestruturação curricular com ênfase no Ensino Médio e na alfabetização.

Valorização profissional

     A política de valorização profissional se efetiva em várias frentes de atuação do Governo do Estado, com a possibilidade de formação e atualização permanente a educadores, melhoria das condições físicas no ambiente de trabalho, garantia de um terço da carga horária para estudo e planejamento, conforme nova legislação, oferta de ferramentas tecnológicas atualizadas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos (ainda neste ano serão distribuídos 30 mil tablets para professores), valorização do protagonismo dos educadores, divulgando e publicando boas práticas pedagógicas, implantação de um novo sistema de avaliação, que envolve o aspecto institucional e o desempenho profissional, a retomada das promoções por merecimento no plano de carreira, realização de concurso público para efetivação dos contratados e garantia de uma reposição salarial de no mínimo 76,6% até o final de 2014.

Obras

     Em 18 meses do governo entre obras iniciadas no governo anterior e as demandadas nesse período foram realizadas 872 obras para atender as necessidades mais urgentes da rede, com investimentos de R$ 113,6 milhões. Estão em fase de licitação 1028 projetos para reforma total de escolas conforme os critérios do Plano de Necessidades de Obras (PNO). Na primeira etapa serão contempladas 428 escolas de todas as regiões do Estado. Os processos já estão em andamento e a previsão para o início das obras é o primeiro semestre de 2013.

Modernização Tecnológica

     Com o Projeto Província de São Pedro - um computador por aluno e um computador por professor – a meta é atingir até 2014 um universo de 100 mil alunos e dez mil professores além dos laboratórios de informática que deverão ser instalados em todas as escolas que ainda não têm.

Formação continuada e reestruturação curricular

     O secretário também destaca o investimento e estímulo à formação dos professores e funcionários. Nos primeiros 18 meses de gestão, professores e funcionários já passaram por, pelo menos, quatro formações. Dentro desse movimento de incentivo ao estudo, à pesquisa e à atualização dos educadores, estão dois focos fundamentais da nossa política: a reestruturação curricular dos anos iniciais, o ciclo de alfabetização, implantado em 2011 e com resultados concretos na qualidade de ensino já em 2012, e a reestruturação curricular do Ensino Médio, cujos estudos e debates foram iniciados em 2011, num processo de conferência com participação de mais de 30 mil professores, alunos e pais, possibilitando a implantação da reforma em 2012, com objetivo de alcançarmos resultados positivos no Ensino Médio a partir de 2013.
     Azevedo enfatiza que ao implementar a reestruturação curricular na rede pública, o governo do Estado busca garantir o direito básico da educação aos jovens em idade apropriada, propiciar aos estudantes a possibilidade de escolha entre uma formação geral, que encaminhe com sucesso para o Ensino Superior, ou a formação técnica que habilite e garanta êxito no mundo do trabalho, e reverter o processo de abandono e reprovação, que afasta da escola anualmente mais de 30% dos alunos. Uma das novidades do currículo é o Seminário Integrado, que busca ressaltar o papel protagonista do aluno e leva para a sala de aula a curiosidade e a importância da pesquisa como processo científico.


I Encontro de Pais de Alunos com

Deficiência
 
Nesta segunda-feira (27), teve inicio a programação da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Cruz Alta, atividade que está inserida no contexto da Semana Estadual, ambas previstas em lei específicas e com a finalidade de promover a sensibilização das autoridades e da sociedade para a diminuição das barreiras que impedem ou dificultam o exercício pleno da cidadania pelas pessoas com deficiência. Com o objetivo de colaborar nesta conscientização a 9ª CRE realizou o I Encontro de Pais de Alunos com Deficiência, na noite desta segunda-feira (27), o encontro aconteceu no Salão da Igreja Evangélica Luterana e contou com a presença de um grande número de pais, professores e pessoas com deficiência.
O encontro proporcionou o relato de importantes e ricos depoimentos de mães e pais que compartilharam conhecimentos e as suas experiências vividas ao lado de seus filhos. Os professores abordaram a importância da família no processo de ensino e inclusão. Durante o encontro foi proposto pelos participantes alguns objetivos, como criar uma Rede de Apoio às famílias e a realização de encontros periódicos de famílias.
Segundo a mediadora de Educação Especial, Elizabeth Belzarena, estes momentos de escuta dos pais são de suma importância, pois proporcionam a reflexão sobre o papel da família na conquista de direitos e na mudança de paradigmas frente às questões relacionadas à deficiência e o reconhecimento da necessidade de se investir no potencial das pessoas com deficiência.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

9ª CRE Mais uma vez é destaque na 9ªMEP em Sta Cruz do Sul


                Nesta quinta-feira aconteceu o encerramento da 9ª Mostra de Educação Profissional em Sta Cruz do Sul, e a 9ª CRE dos 10 projetos premiados conquistou quatro. Mais uma vez se destacando pela qualidade dos projetos apresentados, resultado do trabalho dos profissionais e alunos das nossas escolas técnicas. Tivemos a participação dos três Institutos Estaduais de Educação: Annes Dias, Miguel Calmon do Salto do Jacuí e Edmundo Roewer de Ibirubá. Os três irão participar da FECITEP que acontecerá em outubro na cidade de Porto Alegre, por terem seus projetos classificados entre os  cinco primeiros lugares.

I.E.E.Prof Annes Dias

2º lugar - Produção de Tijolo Ecológico de Pavimentação com Inserção do Resíduo de Vidro Pulverizado

Professor Orientador: Vilson Diehl


Alunos: Karen Daiane Martins Karsten
Luiz Henrique Han


  Samarone Fernandes

8º lugar: Produção de Vasos Ecológicos Para Cultivo de Mudas com Inserção de Resíduo Pulverizado do Pneu.  
 
Professor Orientador: André Luís Silva da Silva 

Alunos: Camila de Oliveira Spanemberg
Letícia Kovaleski Müller
Talita Bernardy

 
I.E.E.Edmundo Roewer – Ibirubá 

5º Lugar: Reciclando no I.E.E. Edmundo Roewer  para Auxiliar a Comunidade Escolar


Professor Orientador: Anelise de Andrade Nicolodi

Alunos: Géssica Karoline Reuter Karsokas
Jéssica da Silva Garmatz
Shaiane da Rosa Ribeiro


I.E.E.Miguel Calmon – Salto do Jacuí

3º Lugar: Água da Chuva – Captação e Utilização Sustentável


Professor Orientador: Rui Igo Halberstadt

Alunos: Roberto Biasi
Douglas Paixão
Edson Carlos da Cruz

 
     É muito gratificante e emocionante participar da MEP, ao ver os alunos demonstrando um domínio do conteúdo, desenvoltura, vontade ao apresentar seus projetos, troca de experiências, conhecimentos, interação entre todos os alunos participantes da MEP é o que nos motiva a continuar e aperfeiçoar cada vez mais esta mostra.
 










 

Proposta do MEC vai ao encontro do que o RS já está fazendo

 
 
A proposta, apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), de reestruturação do Ensino Médio coincide com a reforma curricular implantada no Rio Grande do Sul em 2012. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, defendeu a reestruturação do currículo do Ensino Médio com base nas áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e suas respectivas tecnologias). O mesmo caminho que está sendo percorrido na rede estadual.
O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, afirmou que: “Quando assumimos a secretaria diagnosticamos um quadro de evasão, repetência e fragmentação curricular no Ensino Médio. Convocamos a Conferência Estadual do Ensino Médio e da Educação Profissional, que contou com a participação de cerca de 35 mil professores, funcionários, alunos e pais. Na Conferência pactuamos a reestruturação curricular com base nas resoluções do Conselho Nacional de Educação”. Ele disse que o objetivo da mudança foi vincular o ensino a realidade vivida pelo estudante, contribuindo para que o mesmo possa desenvolver seu projeto de vida a partir das aprendizagens e das pesquisas realizadas na escola.
Em dezembro de 2011 a coordenadora geral do Ensino Médio do MEC, Sandra Regina de Oliveira Garcia, em entrevista exclusiva ao site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) defendeu a necessidade de reforma do Ensino Médio para combater a evasão e a repetência e incluir os jovens que estão fora da escola. Sandra Garcia afirmou: “A reestruturação é necessária em todo país, a iniciativa do Rio Grande do Sul de enfrentar de forma corajosa este problema, nos aponta a construção de uma política pública que vai contribuir conosco na discussão nacional sobre o Ensino Médio”.
A reestruturação curricular prevê a organização do currículo a partir das disciplinas obrigatórias e da parte diversificada, que são trabalhadas pelas áreas do conhecimento. O Seminário Integrado é o espaço onde os alunos aplicam os conhecimentos das áreas em forma de pesquisa. O novo currículo, também, busca preparar o estudante para a inserção no mundo do trabalho. A implantação do Novo Ensino Médio iniciou em 2012, para o 1º ano e será concluída em 2014, com o 3º ano.

Seduc adota sistema próprio de avaliação institucional



Escolas estaduais, Coordenadorias Regionais de Educação e a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) serão avaliadas institucionalmente já a partir de 2012 por todos os membros que as compõem (alunos, professores, equipes diretivas, pais e responsáveis, servidores, gestores). O novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) da Educação é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que parte do diagnóstico atual e visa garantir a todos uma educação de qualidade com cidadania. O SEAP se caracteriza pela avaliação de todo o sistema de educação, articulando-se com a trajetória dos alunos, avaliando seu rendimento, e com a avaliação de professores.
“Pretende-se com o SEAP construir diagnóstico que permita compreender e decifrar aquilo que está além do que o IDEB tem mostrado sobre a realidade do Estado, porque avalia todos os processos e suas relações com os resultados, e, com isto, ultrapassar o limite da quantificação da escola pública, por meio de um olhar detalhado do que ocorre no interior da rede estadual de educação considerando suas diferentes instâncias. O Sistema vai contribuir para explicar os resultados de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele fornecerá instrumentos de gestão para a educação”, ilustra Azevedo.
Dimensões, indicadores e descritores
O SEAP está dividido em seis dimensões: gestão institucional; espaço físico; organização e ambiente de trabalho; condições de acesso, permanência e sucesso da escola; formação dos profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação e cinquenta indicadores com seus respectivos descritores. As dimensões geram 50 indicadores cada, e estes têm cinco descritores – da situação ideal, valor 5, à situação precária, valor 1 – num total de 250 descritores.
A intenção é possibilitar à comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos), as CREs e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) façam um momento de reflexão sobre as suas praticas. Este é o diferencial que o SEAP traz para a rede estadual: o envolvimento da comunidade escolar no diagnóstico e avaliação da educação pública do Rio Grande do Sul.  Composto por seis cadernos orientadores (três dirigidos às instituições – escolas, CREs e órgão central – e três relacionados com a política de recursos humanos – avaliação de docentes, professores e especialistas, diretores e vice-diretores de escolas), o SEAP se divide em três pilares: diagnóstico e análise institucional (escolas, CREs e Órgão Central) e análise de indivíduos.
Em relação a escolas, CREs e órgão central, a avaliação é feita a partir da análise das seis dimensões e os respectivos indicadores com os descritores. Em relação aos profissionais da Educação, o SEAP é composto por três cadernos, docentes, professores e especialistas e diretores e vice-diretores, são 20 indicadores, com cinco descritores cada. O novo sistema altera o Decreto 34.823/93, no que se refere à promoção de professores e especialistas em educação por merecimento, cuja pontuação passa a ter centralidade na formação inicial e continuada (o sistema em vigência confere à formação 13,47% da pontuação; este índice, pela nova proposta, passa para 64,86%). O percurso individual contará com 20 indicadores, com cinco descritores cada, totalizando 100 descritores.  “No conjunto, a avaliação permitirá diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos”, destaca o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo.
A avaliação deve ser feita em duas etapas, entre outubro e dezembro: o diagnóstico da rede, em suas diversas instâncias, na segunda quinzena de outubro; e a avaliação institucional até dezembro.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


“Semana do Coração do Estado do Rio

Grande do Sul”


A SEDUC aliada a Sociedade de Cardiologia do Estado (SOCERGS), tem por objetivo conscientizar, informar e esclarecer a população gaúcha sobre a importância da saúde cardiovascular.
Assim, a “2ª Semana do Coração do Estado do Rio Grande do Sul” que transcorrerá entre os dias 22/08/2012 e 29/09/2012, tendo como tema “Quem Ama a Vida Cuida Bem do Coração",  terá como objetivo trabalhar com a comunidade chamando a atenção das pessoas quanto aos fatores de riscos ao coração como tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, colesterol e outros, que incidem nas possibilidades de doenças cardiovasculares como infarto, derrame, morte súbita, angina e insuficiência cardíaca.
O site oficial da SEDUC (http://www.educacao.rs.gov.br), abrirá a referida Semana com textos referentes ao tema e às ações propostas pelas escolas, disponibilizando um link para que as escolas postem suas produções, e a 9ªCRE também fará a divulgação na sua regional através do blog http://09cre.blogspot.com.br .

                 *Sugestões de Sites com materiais de apoio: 

                 http://nutricao.saude.gov.br/publicacoes.php


 
(enviar registros para tamiris-silveira@seduc.rs.gov.br)

TRABALHO INTERDISCIPLINAR


         Os alunos das turmas 61 e 6º ano, do turno da tarde, da EEEM Joaquim Nabuco criaram maquetes ilustrando o FILME “ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS”. Cada grupo apresentou aos colegas de turma, aos alunos do 1º ao 5º ano, aos professores e Direção a interpretação do filme bem como a associação do mesmo com a realidade.
         Este trabalho foi interdisciplinar, integrando Língua Portuguesa, Ensino Religioso e Educação Artística, coordenado pelas professoras Angélica Abreu e Marly Moreira.
Aproveitando o momento de visitação, os alunos da turma 61 fizeram a exposição e a explicação dos cartazes confeccionados em aula sobre vírus.
 


 
 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Alunos Incluidos Representarão Cruz Alta nos Jogos Escolares PARACERGS
       A delegação de Cruz Alta será composta por 41 alunos Especiais e 07 professores da Escola Antônio Carlos Santos-CIEP-Especial na Modalidade de Atletismo e Futebol  5.
      Os jogos Acontecerão em Porto Alegre no Centro Estadual de Treinamento Esportivo-CETE, localizado no Bairro Menino Deus, nos dias 23,24,25 e 26 de Agosto. O Professor Luís Eduardo Dias-Mediador Pedagógico da Educação Física dessa coordenadoria acompanhará os alunos nesse Evento. 

 

ESCOLA TRÊS DE JULHO NA EXPOINTER

 

            Numa iniciativa da Secretaria  Estadual da Educação- SEDUC/RS, de levar escolas do campo e agrícolas  à EXPOINTER, entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro, em Esteio, para apresentar seus projetos considerados interessantes  às comunidades onde as escolas estão inseridas, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Três de Julho, localizada no interior de Boa Vista do Incra, representando a 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta, terá seu projeto de Educação Ambiental  “Agenda 21: A Escola Trabalhando os Espaços Escolares como Unidade de Aprendizagem Ambiental e Preservação de Mananciais no Assentamento da Fazenda Corticeira”, nos dias 25 e 26 de agosto, no pavilhão da agricultura familiar.
            Com uma metodologia que visa resgatar o conhecimento que o aluno traz de casa, e aperfeiçoando através de ações pedagógicas proporcionadas pela escola e aplicando esse conhecimento enriquecido à família e na comunidade em que a mesma está inserida, objetivando diminuir o êxodo rural, mantendo o jovem no campo, os projetos desenvolvidos têm merecido destaque a nível regional como de relevante interesse social, principalmente na área ambiental.
            A Escola será representada pela Senhora Marli Pettenon dos Reis da 9ª CRE, Rosangela Hasan, Diretora da Escola e a aluna Jeruza Roveda da Silva que representará a COM-VIDA, que é A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma organização que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade, para contribuir com um dia-a-dia democrático, e trabalha em parceria com outras organizações, objetivando implantar a educação ambiental em todas as disciplinas, construindo uma comunidade sustentável, apresentando aos visitantes as experiências que produziram resultados satisfatórios.
 
 


 
              

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ENCONTRO INTEGRADOR 

 ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DA ESCOLA JOAQUIM NABUCO


No dia 22 de agosto, pela manhã, realizou-se um encontro entre os alunos do 1º ano politécnico, professor coordenador do Seminário Integrado Cleverton Hochmuller, demais professores da turma, Coordenação, Orientação e Direção da Escola. Este encontro teve como objetivo definir e organizar o tema integrador e os grupos de trabalho que serão desenvolvidos no decorrer deste ano letivo.


Ficou definido o tema integrador:
TECNOLOGIA.
Ainda neste dia, no período da tarde, durante as aulas do Seminário Integrado, houve a apresentação de alguns grupos para os alunos da 6ª série, com temas referentes ao Projeto anterior.

 

 

COMEMORAÇÃO AOS 86 ANOS DA EEEM JOAQUIM NABUCO

TUPANCIRETÃ – RS


Durante a semana de 13 a 18 de agosto a EEEM JOAQUIM NABUCO, da cidade de Tupanciretã, comemorou seus 86 anos de história.
Fez parte da programação atividades de integração entre os alunos de cada turno, entre elas destacou-se: café colonial nos turnos da manhã e tarde, palestra sobre Diversidade Cultural, confecção de maquetes, murais, cartazes e produção textual (re) significando a história da escola e professores.
Diariamente foi cantado o Hino Nacional e o Hino da Escola, este de autoria e composição das professoras Inára de Mendonça Pretto e Siomara Herter Terra.
No sábado, dia 18 de agosto, pela manhã realizaram-se jogos de integração entre os alunos e pais. À tarde festiva iniciou com a belíssima apresentação da BANDA MUNICIPAL DR. NESTOR ANDRÉ MANTESI. Logo após, o GRUPO DE DANÇAS RENASCER, formado por alunos desta escola, o grupo fez sua primeira apresentação neste ano de 2012, encantando a todos. Dando continuidade às atividades os alunos dos turnos manhã e tarde homenagearam os pais com canções. No encerramento do evento houve o desfile com coroação e colocação de faixas na rainha e princesa da banda, rainha da escola juvenil, rei, príncipe e princesas mirins da escola.
Para a realização deste evento a escola contou com a colaboração dos professores e funcionários na organização de diversas tendas.
 


 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

 Grupo de Danças Renascer


O Grupo de Danças Renascer, da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco, de Tupanciretã, foi fundado no ano 1995, com o objetivo de integrar alunos da Escola, numa verdadeira demonstração de cultura às tradições e alimentar sentimentos tradicionalistas, respeitando a história do povo gaúcho e deixando belas recordações durante as suas apresentações.
O Grupo de Danças Renascer é composto por 17 integrantes, sendo eles alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
O Grupo atualmente é coreografado por Fábio Rosa e Dienifer Muller, da cidade de Cruz Alta. Também é acompanhado pela Direção da Escola e os pais dos componentes. Durante toda sua existência, traz como marca registrada, coreografias inéditas, que exploram habilidades, resgatam e transpõe histórias através destes pequenos, grandes artistas.





 

9ª CRE Promove o I Encontro de Leitores

“Discutindo Práticas de Leitura na Escola de Hoje”


Aconteceu na tarde desta segunda-feira dia 21 de agosto, no SESC-Cruz Alta, o I Encontro de Leitores “Discutindo Práticas de Leitura na Escola de Hoje”, promovido pela 9ª Coordenadoria Regional de Educação. O Encontro de Leitores teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre as práticas de leitura nas escolas estaduais,  promovendo a formação de professores, supervisores, coordenadores pegagógicos, bibliotecários e alunos leitores, a fim de  qualificar os projetos de leitura e literatura local.
Durante a tarde foram apresentadas as propostas de trabalho das professoras: Odete Sutil Capelesso, Mestre em Letras e coordenadora do Projeto de Leitura Cruz Alta Lê, de 2005 a 2011; Professora Nina Rosa Santos de Lima, Mestre em Estudos da Tradução e Coordenadora do Grupo GECAL, Grupo de Estudos do Projeto Cruz Alta Lê, e idealizadora do CRAL, Centro de Recursos Aprendizagem e Lazer; Professora Graciela Salgado, educadora infantil, Pós graduada em Educação especial e inclusão com ênfase em deficiência auditiva e componente da SME.
Os participantes puderam assistir alguns documentários e ouvir o escritor Rossano Vieira Cavalari que apresentou seu trabalho de pesquisa que resultou no livro Dicionário de Cruz Alta, esta obra foi autografada e entregue pelo escritor durante o encontro às escolas presentes.





 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


ALUNOS DA EEEM JOAQUIM NABUCO REALIZAM FORMATURA DO PROERD


No dia 17 de agosto de 2012, às 10h, na Casa de Cultura de Tupanciretã, aconteceu a formatura dos alunos de quatro escolas do município que trabalharam  no PROERD – PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA.
Da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco formou-se 54 alunos pertencentes ao 5º ano A e 5º ano B das professoras Govania e Nair.
Todos os formandos foram preparados pelo soldado tupanciretanense Vinicius Marques, que incansavelmente, buscou estratégias para alertar e instruir os alunos sobre os riscos das drogas e suas consequências. No concurso de Redação sobre o PROERD, a aluna Loren Tarcila da Silveira Braz, 5º ano B,  teve sua redação classificada em 3º lugar e a aluna Milena Martins da Veiga, 5 ano A, classificou sua redação em 2º lugar.
A Direção da Escola parabeniza os alunos pela formatura, o soldado Vinicius pelo sucesso do Programa e pela solenidade belíssima, e  a Brigada Militar, na pessoa do Capitão Marcos Moreira pelo apoio e incentivo a este trabalho educacional de relevante importância na prevenção às drogas e a violência.