Seduc adota sistema próprio de avaliação institucional
Escolas estaduais, Coordenadorias
Regionais de Educação e a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
serão avaliadas institucionalmente já a partir de 2012 por todos os membros que
as compõem (alunos, professores, equipes diretivas, pais e responsáveis,
servidores, gestores). O novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa
(SEAP) da Educação é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
que parte do diagnóstico atual e visa garantir a todos uma educação de
qualidade com cidadania. O SEAP se caracteriza pela avaliação de todo o sistema
de educação, articulando-se com a trajetória dos alunos, avaliando seu rendimento,
e com a avaliação de professores.
“Pretende-se com o SEAP construir
diagnóstico que permita compreender e decifrar aquilo que está além do que o
IDEB tem mostrado sobre a realidade do Estado, porque avalia todos os processos
e suas relações com os resultados, e, com isto, ultrapassar o limite da
quantificação da escola pública, por meio de um olhar detalhado do que ocorre
no interior da rede estadual de educação considerando suas diferentes
instâncias. O Sistema vai contribuir para explicar os resultados de Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele fornecerá instrumentos de gestão
para a educação”, ilustra Azevedo.
Dimensões, indicadores e descritores
O SEAP está dividido em seis
dimensões: gestão institucional; espaço físico; organização e ambiente de
trabalho; condições de acesso, permanência e sucesso da escola; formação dos
profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação e cinquenta
indicadores com seus respectivos descritores. As dimensões geram 50 indicadores
cada, e estes têm cinco descritores – da situação ideal, valor 5, à situação
precária, valor 1 – num total de 250 descritores.
A intenção é possibilitar à
comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos), as CREs e a
Secretaria de Estado da Educação (Seduc) façam um momento de reflexão sobre as
suas praticas. Este é o diferencial que o SEAP traz para a rede estadual: o
envolvimento da comunidade escolar no diagnóstico e avaliação da educação
pública do Rio Grande do Sul. Composto
por seis cadernos orientadores (três dirigidos às instituições – escolas, CREs
e órgão central – e três relacionados com a política de recursos humanos –
avaliação de docentes, professores e especialistas, diretores e vice-diretores
de escolas), o SEAP se divide em três pilares: diagnóstico e análise
institucional (escolas, CREs e Órgão Central) e análise de indivíduos.
Em relação a escolas, CREs e
órgão central, a avaliação é feita a partir da análise das seis dimensões e os
respectivos indicadores com os descritores. Em relação aos profissionais da
Educação, o SEAP é composto por três cadernos, docentes, professores e
especialistas e diretores e vice-diretores, são 20 indicadores, com cinco
descritores cada. O novo sistema altera o Decreto 34.823/93, no que se refere à
promoção de professores e especialistas em educação por merecimento, cuja
pontuação passa a ter centralidade na formação inicial e continuada (o sistema
em vigência confere à formação 13,47% da pontuação; este índice, pela nova
proposta, passa para 64,86%). O percurso individual contará com 20 indicadores,
com cinco descritores cada, totalizando 100 descritores. “No conjunto, a avaliação permitirá
diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o
planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos”,
destaca o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo.
A avaliação deve ser
feita em duas etapas, entre outubro e dezembro: o diagnóstico da rede, em suas
diversas instâncias, na segunda quinzena de outubro; e a avaliação
institucional até dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário