sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CLASSIFICAÇÃO
 
20ª Edição do Programa "Crianças e jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias"
 
  • Jamile Oliveira Pinno-EEEF Ibirubá- Prof. Sonia Beatriz Dias de Freitas
  • Arthur de Escobar Kern-EEEF Ibirubá- Prof. Narelin Elaine Schettert
  • Géssica Carine Gabe-EEEB Menino Deus- Prof. Noemia Guntzel Ruppenthal
  • Ethiane Alvares Ferreira- Prof. Eliane Perdomo dos Santos
  •  
Obs: Para participar da Programação os alunos devem apresentar a autorização dos pais.


Oficinas de Reaproveitamento de Embalagens na Escola Três de Julho de Boa Vista do Incra
 
Alunos da Escola Três de Julho dão vida a materiais como embalagens e retalhos que iriam para o lixo transformando-os em obra de Arte.
 
 

 




quinta-feira, 27 de setembro de 2012



O Secretário de Estado da Educação, no uso de suas atribuições, divulga a lista de classificação final do concurso público para professor do Quadro do Magistério Público Estadual, homologa os resultados e presta outros esclarecimentos.
 
Edital:

1.      LISTA DOS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.1. Os resultados com a classificação final encontram-se à disposição dos interessados nos sites:

2. HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS
Consideram-se homologados os resultados divulgados na lista de classificação final conforme item 1.1 deste Edital.

3. DO CHAMAMENTO:
3.1. A nomeação ficará sob a responsabilidade da Secretária de Estado da Educação, por meio de Edital próprio, que definirá prazos e demais procedimentos a serem observados referente aos candidatos aprovados.
3.2. Os candidatos serão informados previamente por meio de Correspondência Oficial referente aos procedimentos que serão adotados por ocasião da sua nomeação e posse.
3.3. A nomeação e Posse se dará por grupos de Coordenadorias, respeitando a ordem de classificação de cada candidato, em dia e hora a serem informados previamente.
3.3.1. O procedimento ocorrerá em Porto Alegre como forma de agilizar os processos de admissão e posse, garantindo a implantação imediata na folha de pagamento do Magistério Público Estadual.
3.4. Os exames médicos admissionais serão agendados com dia e hora para o comparecimento ao DMEST – Departamento Médico Estadual, em Porto Alegre.
3.4.1. Os candidatos deverão apresentar no ato da consulta médica os seus exames realizados com seu médico, sendo que o resultado da Perícia Médica será publicado no Diário Oficial do Estado.
3.5. Será de responsabilidade do candidato, respeitar o cumprimento dos prazos e horários determinados a fim de garantir o seu ingresso na administração pública estadual.

Encontro de Formação para Professores de

 Educação Física

Será realizado no dia 18 de outubro de 2012, a partir das 8h e 30 min, o Encontro de Formação para Professores de Educação Física da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, com o tema "Prova de Orientação na Interdisciplinaridade e de Conscientização Ambiental, uma Alternativa nas Aulas de Educação Física".
O curso será ministrado pelo Presidente da Confederação Brasileira de Orientação (CBO), senhor José Otávio Franco Dornelles, natural de Santa Maria, este foi o fundador, primeiro e atual Presidente do Clube de Orientação no Brasil, realiza palestras em todo o Brasil e América Latina, recentemente esteve em Portugal onde participou como Árbitro Internacional no Campeonato Mundial de Orientação.
A programação está prevista para o dia inteiro, na Sede Campestre do Clube Internacional Cultural e Recreativo aberto a todos os interessados.
A organização está a cargo da equipe pedagógica da 9ª CRE, sobre a responsabilidade do Professor Luís Eduardo Dias-Mediador Pedagógico da Educação Física.
Clique!

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2012 

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, as instituições de ensino municipais e estaduais de Cruz Alta, participaram da 3ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, com atividades preparatórias após orientações recebidas através do MEC/Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação). Nas escolas, os professores trabalharam com os alunos por meio de oficinas e após várias etapas preparatórias, os estudantes elaboraram seus trabalhos em 04 modalidades:
Poema: 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, Memórias Literárias: 7º e 8ºano do Ensino Fundamental, Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Dia 17 de setembro, a Comissão Julgadora Municipal formada pelas educadoras: Elizabeth Daniel Belzarena (9º CRE), Rozelia Rasia (ALPAS - Associação Artística e Literária ‘A Palavra do século XXI’), Ana Paula Zorzi (professora e escritora), Juliana Gai Soares (SME) e Nina Lima (SME), selecionaram as seguintes produções:

Poema:

Titulo: “O lugar Onde Vivo”;
Escola Municipal Olaria Charrua;
Aluno: Wagner Henrique Fernandes;
Prof.ª Sandra Mantovani

Memórias Literárias:

Título: “Tempos Passados”;
 Escola Municipal Álvaro Ferreira Leite;
 Aluna:  Kauani Corrêa Carvalho;
 Prof.ª Terezinha Procópio.

Crônica:

Título: “A Vida Passa na Praça”
 Escola Municipal Carlos Gomes;
 Aluna: Andrieli Costa Martins;
 Prof.ª Jaqueline Gomes.

Artigo de Opinião:

Título: “O lugar Onde Vivo“;
Escola Estadual Dom Antônio Reis;
Aluna: Suelen Reichart Soares;
Prof.ª Michele Moreira.

 A equipe de Comissão também ficou responsável pela avaliação dos trabalhos dos municípios pertencentes a 9ª CRE, que não efetivaram sua adesão através das Secretarias Municipais de Educação. Cruz Alta Ficou responsável pela avaliação dos trabalhos dos municípios XV de Novembro, que não inscreveu trabalhos e Fortaleza dos Valos, que classificou os seguintes trabalhos da EEEB Leopoldo Meinen:
Poema: “Meu Lar”, da aluna Ana Luiza Andrade. Profª Graciele Weber Ribeiro
Memórias Literárias: “O Meu Município”, da aluna Marciele Silveira.Profª Juliana Messerchmidt de Escobar Wilke.
Crônica: “O Roubo”, da aluna Ariani Andrade. Profª Paola Jardim Winterfeld
Artigo de Opinião: “O Lugar Onde Vivo”, Tainá Temp. Profª Dirlei Durigon Cocco.
Estas produções selecionadas seguem para a Comissão Julgadora Estadual que escolherão as melhores do Estado, para participar do encontro regional em novembro. Em dezembro, os alunos vencedores com suas professoras irão à Brasília, quando os melhores do país serão premiados.
A Comissão Julgadora agradece a todas as escolas, professores e alunos que participaram e parabeniza os que tiveram seus trabalhos classificados desejando boa sorte nas próximas etapas.
As próximas etapas poderão ser acompanhadas pela comunidade Virtual www.escrevendoofuturo.org.br

terça-feira, 25 de setembro de 2012


Show de Beto Hermann- Projeto Vigiágua,

Planetinha Saúde

  

Estará se realizando, no dia 27 de setembro, a apresentação do Show de Beto Hermann- Projeto Vigiágua, Planetinha Saúde, na cidade de Tupanciretã, resultado da ação conjunta entre SEDUC e CRS, com o propósito de apoiar e acompanhar sistematicamente os municípios nas ações de educação em saúde, considerando os aspectos socioambientais e a realidade local.
O programa VIGIÁGUA, segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde- Coordenação geral de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde e, tem como principal função assegurar que a água distribuída à população atenda aos padrões de potabilidade, os procedimentos e as responsabilidades relativos ao controle e vigilância da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A apresentação de Beto Hermann, Planetinha Saúde- é uma das ações do VIGIÁGUA que visa à educação, comunicação e mobilização social através do envolvimento estudantil e de toda a comunidade. A apresentação tem início previsto para as 14 horas, na praça em frente à prefeitura municipal de Tupanciretã e contará com a participação de alunos dos anos iniciais, da rede estadual e municipal da cidade e da zona rural.   Em caso de mau tempo, o espetáculo será realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Tupanciretã.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

9ª CRE Realiza encontro de Orientação Sobre o Novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa

"SEAP"  

 
       Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (24), um encontro com os diretores e supervisores das escolas pertencentes a 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta, com o objetivo de informar e orientar os gestores sobre o novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), que será lançado nesta terça-feira (25), pela Secretaria de Estado da Educação do RS, onde a 9ª CRE terá como representantes o Coordenador Regional Venicio Guterres Guareschi, Coordenadora Adjunta, Alexandra Amaral da Silva e Coordenadora Pedagógica, Marcia Cristina Protti.
 
Objetivo do SEAP:
A intenção é construir, com o SEAP, um diagnóstico que permita explicar, compreender e decifrar o que está além do que o que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem mostrado sobre a realidade do Estado, porque o SEAP avalia todos os processos e suas relações com os resultados, além de fornecer instrumentos de gestão para a Educação pública estadual. Além disso, o Governo do Estado busca possibilitar que a comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos), as CREs e a Seduc reflitam sobre suas práticas. Este é o diferencial que o SEAP traz para a rede estadual, o envolvimento da comunidade escolar no diagnóstico e avaliação da educação pública estadual.
No conjunto, a avaliação vai permitir diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, projetos e ações. A ideia é que a avaliação seja realizada anualmente, entre outubro e dezembro.
Composição:
Composto por oito cadernos orientadores (cinco dirigidos às instâncias da Seduc – um orientador, um para escolas, um para CREs, um para o órgão central e um para alunos – e três relacionados com a política de recursos humanos – avaliação de docentes, de professores e especialistas e de diretores e vice-diretores de escolas), o SEAP se divide em três pilares: diagnóstico e análise institucional (para avaliação de escolas, CREs e sede da Seduc) e avaliação do percurso individual. Em relação aos estudantes, haverá provas complementares às realizadas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), em âmbito nacional.
O sistema se organiza a partir de seis dimensões de análise – gestão institucional, espaço físico, organização e ambiente de trabalho, condições de acesso, permanência e sucesso na escola, formação dos profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação. Cada dimensão gera indicadores, e estes têm cinco descritores – da situação ideal (valor 5), à situação precária (valor 1). Escolas, CREs e órgão central terão sua avaliação feita a partir da análise das seis dimensões e respectivos indicadores e descritores.
 

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

9ª CRE Participa do Acampamento Farroupilha Ana Terra


Iniciaram nesta segunda-feira dia 17 de setembro as atividades realizadas pela 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta no acampamento farroupilha Ana Terra. O primeiro dia de atividades reuniu mais de duzentos alunos pertencentes às escolas da cidade de Cruz Alta, Escola Candido Machado, alunos do Projeto da AABB Comunidade, e a Escola Hildebrando Westphalen que trouxe os alunos que participam da Gincana Cultural promovida na escola para apresentar seus trabalhos artísticos.

Soldado Maicon da Luz Rocha ensinando a Encilhar
As crianças participaram das oficinas realizadas pela equipe da 9ª CRE, entre elas a oficina de brincadeiras folclóricas : Pé de Lata, Cinco Marias, Jogo da Ferradura, Corrida do Saco, Cabo de Guerra e Tiro de Laço, Oficina do Chimarrão com exposição e confecção de diversos modelos como chimarrão formigueiro, chimarrão prego, chimarrão invertido, chimarrão primavera, chimarrão ponte e o tradicional e Oficina da Hora do Causo Farroupilha. Os alunos tiveram também a oportunidade de aprender a montar e encilhar cavalo, guiados pelo instrutor da Brigada Militar, Soldado Maicon da Luz Rocha, todos ficaram encantados ao poder tocar e subir em um cavalo pela primeira vez. O sorriso e o encanto tomou conta desta segunda-feira, eles ficaram muito curiosos ao aprender a história da cultura gaúcha de forma diferenciada, que foi contada pelo palestrante e professor Jorge Pittan.
Nesta terça-feira apesar da chuva o acampamento contou com a presença maciça de alunos das escolas Venâncio Aires, Escola Maria Bandarra Westphalen e Escola Arnaldo Ballvé, totalizando uma média de cento e cinquenta alunos. Estes participaram das oficinas promovidas pela equipe da 9ª CRE, e apreciaram a Palestra do Historiador Rossano Cavalari que falou sobre o papel de Cruz Alta na Revolução Farroupilha, a cidade que foi capital durante a revolução. Na barraca da Coordenadoria está exposto as indumentárias gaúchas, desde o estancieiro ao gaúcho atual, e também a exposição dos trabalhos realizados pelas escolas como a maquete confeccionada pelos alunos do Ensino Médio da escola Venancio Aires, a partir da leitura do Livro O Tempo e o Vento do Escritor Cruzaltense Érico Verissímo, este trabalho tem sido muito elogiado pelos visitantes do Acampamento Farroupilha, temos exposto também a Mostra Fotografica “Trajetória de Música e Poesia”, que apresenta imagens que representam a história da Coxilha Nativista, Tradicional Festival da Cidade de Cruz Alta, produzido pelo curso de Comunicação Social da Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ.
O acampamento seguiu durante a tarde desta terça-feira, prevendo para a quarta-feira durante o dia todo visitas de mais três escolas da rede, entre elas a Escola Catharino de Azambuja, Escola Amado Lacroix e sua invernada artística, e a escola Arnaldo Ballvé com suas apresentações culturais.





 



 
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

III GINCANA TRADICIONALISTA ESCOLAR
Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hildebrando Westphalen

 
A 3ª Gincana Tradicionalista Escolar HW tem a finalidade de reviver os momentos culturais do RS, suas atividades lúdicas por meio de num entrosamento entre alunos, professores, funcionários e quem mais desejar da comunidade escolar, valorizando assim as etnias formadoras da população riograndense.

Objetivos Principais:
 
Fortalecer os vínculos entre alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar;
Entender a contribuição pessoal de cada aluno e seus familiares na comunidade escolar, e no tradicionalismo gaúcho;
Compreender e assimilar as contribuições étnicas formadoras do RS;
Valorizar a criatividade, integração, competitividade saudável, crescimento cultural, na concretização das tarefas;

PÚBLICO ALVO: alunos de 6º ano do Ensino Fundamental a 3º série do Ensino Médio

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO: do dia 17 ao dia 19 de setembro de 2012

HORÁRIO: 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30

LOCAL: Escola Estadual De Ensino Médio Dr. Hildebrando Westphalen
 
 
Cronograma de atividades:

· Dia 20 de agosto: Lançamento oficial da Gincana
· Dia 27/08 à 04/09: Período de inscrições para participação;
· Dia 11/09: Reunião geral com os Coordenadores de equipe;
· Dia 17/09: Início da Gincana


§ 17/09 das 08:30 às 10:30: Ornamentação dos QGs.
§ 17/09 às 11:00: Solenidade de abertura da III Gincana Tradicionalista Escolar.
§ 17/09 às 14:00: Desfile Tradicionalista das equipes (com saída em frente a escola com passagem pelo Acampamento Farroupilha);
§ 17/09 às 16:00: Tarefas da gincana na Escola.
§ 18/09- Manhã e tarde: tarefas da gincana na Escola.
§ 19/09- Manhã e tarde: provas artísticas na escola.
§ 19/09 as17:00: Solenidade de encerramento da gincana e entrega das premiações.

 

Banda Rítmica Joaquim Nabuco

No ano de 2011, com muito orgulho, realizou-se um dos sonhos da comunidade escolar: a reativação da Banda Rítmica em nossa Escola. Banda esta que teve início no ano de 1962, numa iniciativa da professora Syomara Herter Terra. Hoje, esta Banda leva o nome do ilustre patrono deste educandário: Joaquim Nabuco, pela sua importância na sociedade brasileira.
         Esta reativação somente foi possível através de muito trabalho, empenho e dedicação da Direção, CPM, professores, funcionários, pais, alunos e pessoas amigas da Escola que se empenharam na concretização desse projeto.
        A coordenação e a organização da Banda Joaquim Nabuco está sob a responsabilidade do professor de Educação Física José Rogério Machado Salles, com a colaboração do Sr. Julio Cesar Casarin, os quais não medem esforços para o sucesso da Banda. Também participam da organização da Banda Joaquim Nabuco a professora Caroline Garcia Nascimento ensaiando as alunas que tocam escaleta, o Sr. Magrão, juntamente com sua filha Veneza de Castro Mello ensaiando os alunos da flauta e as balizas foram preparadas pela colega funcionária Lucia Gularte.
         A Banda Joaquim Nabuco é formada por 42 componentes, sendo eles alunos do 5º ano ao Ensino Médio, 1 funcionário e 14 balizas, alunas do  5º ano a 7ª série. A Banda Rítmica Joaquim Nabuco tem como rainha Ana Luiza Gomes Pippi, 1ª princesa Larissa Bitencourt e 2ª princesa Paula Martins.
 



 
 

 
9ª CRE Realiza o I Encontro dos Professores Coordenadores, Oficineiros e Comitê Noroeste/Missões do Programa Mais Educação 

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta juntamente com o Comitê Regional Noroeste/Missões do Programa Mais Educação realizou o I Encontro dos Professores Coordenadores, Oficineiros e Comitê Noroeste/Missões do Programa mais Educação, no dia 12 de setembro de 2012, no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias dás 9h às 17horas. Segundo a Supervisora do Programa na 9ª CRE, Jocélia Hahn Fernandes, se fizeram presentes em torno de 20 municípios, totalizando uma média de 120 participantes, entre eles o Consultor da Organização dos Estados Ibero-Americanos em serviço de colaboração ao MEC, Maurício André Nunes, Coordenador Regional de Educação da 9ª CRE, Venicio Guterres Guareschi, Coordenadora Regional Adjunta de Educação da 9ª CRE, Alexandra Amaral da Silva, Secretária Municipal de Educação de Cruz Alta, Cleonice Silva Mayer e Secretária Municipal de Educação de Palmeira das Missões, Maria Andréia Maciel, Representante da 14ª CRE e Coordenadora do Comitê Regional Noroeste/Missões do Programa Mais Educação, Silvana Cavalheiro Hepp, Representante da 17ª CRE, Coordenadora Pedagógica, Sonia Bertoldi Bianchi, Representante da 20ªCRE, Sandra da Rosa e Representante da 36ª CRE, Antônia Gobbo.
O Mais Educação é um programa do Governo Federal que busca proporcionar o aumento da oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que possam melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estas atividades são agrupadas em macrocampos como: acompanhamento pedagógico, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, esporte e lazer, educação em direitos humanos, cultura, artes e educação patrimonial, cultura digital, promoção de saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica/ economia criativa. Neste ano o Mais Educação está oferecendo às escolas do campo os macrocampos de Acompanhamento Pedagógico, Agroecologia, Iniciação Científica, Educação em Direitos Humanos, Cultura, Artes e Educação Patrimonial, Esporte e Lazer, Memória e Histórias das Comunidades Tradicionais.
Contudo este encontro de formação buscou aproximar os participantes em suas práticas, por meio da partilha de experiências e trabalhos artísticos desenvolvidos nas escolas, visto que a formação de todos é de extrema importância para a prática docente, contribuindo para a formação integral do indivíduo, pois a Arte trabalhada no programa reverência os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia no desenvolvimento motor, além de trabalhar com a sincronia de movimentos. O encontro disponibilizou um momento de questionamentos a respeito de questões cotidianas e especificas do programa, que puderam ser sanadas pelo Consultor da Organização dos Estados Ibero-Americanos em serviço ao MEC.
 
 










 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


SEMANA DA PÁTRIA NA EEEM JOAQUIM NABUCO


Durante a Semana da Pátria de 2012, a Escola Joaquim Nabuco organizou várias atividades que proporcionaram a integração do corpo discente e docente. Estas atividades foram realizadas nos três turnos da escola levando em consideração os temas específicos para cada um deles.
  • Hora cívica nos turnos da manhã e tarde
  • Passa ou repassa no noturno
  • Palestra com o Promotor Adoniram Almeida Filho sobre o tema Cidadania e  Civismo no noturno
  • Minirrústica do 1º ao 6º ano e turma 61 no turno da tarde
 





 
Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Silveira participa do Desfile de 07 de Setembro em Tupanciretã
 




 

E.E.E.F. ANTONIO SILVEIRA
Recebe Adoniran Lemos Almeida Filho para Palestrar

 Ministério Público de Tupanciretã representado pelo Promotor  Adoniran Lemos Almeida Filho realizou palestra para toda comunidade escolar na EEEF Antonio Silveira, no dia 29 de agosto do corrente ano.
Usando os temas Descaso Familiar, Violência, Indisciplina, Bullyng, Abandono de Intelecto, o promotor foi ouvido atentamente por toda a comunidade escolar presente na noite.