9ª CRE Realiza encontro de Orientação Sobre o Novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa
"SEAP"
Aconteceu nesta manhã de
segunda-feira (24), um encontro com os diretores e supervisores das escolas
pertencentes a 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta, com o
objetivo de informar e orientar os gestores sobre o novo Sistema Estadual de
Avaliação Participativa (SEAP), que será lançado nesta terça-feira (25), pela
Secretaria de Estado da Educação do RS, onde a 9ª CRE terá como representantes
o Coordenador Regional Venicio Guterres Guareschi, Coordenadora Adjunta,
Alexandra Amaral da Silva e Coordenadora Pedagógica, Marcia Cristina Protti.
Objetivo do SEAP:
A intenção é construir, com o SEAP,
um diagnóstico que permita explicar, compreender e decifrar o que está além do
que o que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem mostrado
sobre a realidade do Estado, porque o SEAP avalia todos os processos e suas
relações com os resultados, além de fornecer instrumentos de gestão para a
Educação pública estadual. Além disso, o Governo do Estado busca possibilitar
que a comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos), as CREs e a
Seduc reflitam sobre suas práticas. Este é o diferencial que o SEAP traz para a
rede estadual, o envolvimento da comunidade escolar no diagnóstico e avaliação da
educação pública estadual.
No conjunto, a avaliação vai permitir
diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o
planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, projetos e ações. A ideia
é que a avaliação seja realizada anualmente, entre outubro e dezembro.
Composição:
Composto por oito cadernos
orientadores (cinco dirigidos às instâncias da Seduc – um orientador, um para
escolas, um para CREs, um para o órgão central e um para alunos – e três
relacionados com a política de recursos humanos – avaliação de docentes, de
professores e especialistas e de diretores e vice-diretores de escolas), o SEAP
se divide em três pilares: diagnóstico e análise institucional (para avaliação
de escolas, CREs e sede da Seduc) e avaliação do percurso individual. Em
relação aos estudantes, haverá provas complementares às realizadas pelo SAEB
(Sistema de Avaliação da Educação Básica), em âmbito nacional.
O sistema se organiza a partir de
seis dimensões de análise – gestão institucional, espaço físico, organização e
ambiente de trabalho, condições de acesso, permanência e sucesso na escola,
formação dos profissionais da educação e práticas pedagógicas e de avaliação.
Cada dimensão gera indicadores, e estes têm cinco descritores – da situação
ideal (valor 5), à situação precária (valor 1). Escolas, CREs e órgão central
terão sua avaliação feita a partir da análise das seis dimensões e respectivos
indicadores e descritores.
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