quarta-feira, 30 de outubro de 2013


Alunos da 8ª Série, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Podem Sugerir Cursos para o PRONATEC 2014

           O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC é um Programa Federal e se constitui de um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho, expandindo, interiorizando e democratizando o acesso dos jovens à oferta de cursos profissionalizantes.
           A 9ª CRE através do PRONATEC já ofertou diversos cursos para os municípios de sua região entre eles podemos citar:
2011 – cursos de Eletricista Instalador Predial De Baixa Tensão N1/2011, Auxiliar Administrativo T2/2011 – SENAI - Cruz Alta.
2012 – cursos de Técnico Em Meio Ambiente, Técnico Em Cooperativismo - Instituto Federal Do Rio Grande Do Sul Núcleo Avançado de Ibirubá.
2013 – cursos de Espanhol Básico, Inglês Básico - IFRS - Câmpus Ibirubá. Cursos de Inglês Básico - 1º semestre (1 turma), Inglês Básico - 2º semestre (2turmas) – SENAI/Cruz Alta.
O Curso destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, inclusive da EJA, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos e que preencham os requisitos de acesso de cada curso apresenta, estes devem estar matriculados no ensino médio público. Este processo no Rio Grande do Sul é coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Educação- SEDUC.
Para fins de inscrição no programa, a matrícula do aluno no estabelecimento de educação é o que localiza esse candidato geograficamente para habilitar-se aos cursos nos municípios.
Diante da proposta do PRONATEC, estamos realizando pesquisa junto às escolas de abrangência da 9ª CRE, para verificar quais opções de cursos sugeridas pelos estudantes. Com isso é necessário que o estudante de 8ª série, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio acesse nosso questionário e responda as perguntas.
 
Curso de Extensão Gratuito na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento
 
 
 
      A Universidade de Cruz Alta em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), está disponibilizando para professores da rede estadual da região de Cruz Alta o curso de Extensão na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento . A atividade é gratuita e tem carga horária de 80 horas. Os munícipios contemplados são: Cruz Alta, Tapera, Ibirubá, Selbach, Salto do Jacuí, Quinze de Novembro, Alto Alegre, Espumoso, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Ijuí, Pejuçara, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Colorado, Condor e Panambi.
    O curso tem como finalidade promover a reflexão, a discussão, a fundamentação teórica, a ressignificação de concepções e a busca de alternativas práticas de inclusão social das pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento, reconhecendo a legislação pertinente, bem como apoiar e/ou fortalecer a construção de redes sociais de apoio a essa população.
    Com um total de cinco encontros, as aulas serão realizadas às sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia. As inscrições podem ser feitas até 06 de novembro e as aulas terão início em 22 de novembro.
    
No link a seguir, constam as informações sobre o curso, o edital de seleção e como proceder para as inscrições: http://bit.ly/1h5R30u

Segue o edital http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/1382450197_EDITAL.pdf

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Calendário
Aulas na Rede Estadual em 2014 Começam em 24 de Fevereiro
 
      O ano letivo na rede estadual em 2014 começa em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. Nas redes municipais e privada o início das aulas poderá oscilar entre os dias 17 e 24 de fevereiro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto. O calendário proposto cumpre a carga horária mínima de 200 dias letivos e 800 horas de aulas no Ensino Fundamental e de 1.000 horas no Ensino Médio. Não haverá férias durante o período de realização da Copa do Mundo de futebol. Os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino.
      O Protocolo de Intenções do calendário escolar 2014 será assinado ainda em outubro por representantes da Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Associação de Círculos de Pais e Mestres (ACPM Federação), Sindicato dos Estabelecimentos de ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e Conselho Estadual de Educação (CEEd).
      Após a assinatura do Protocolo de Intenções, a Seduc vai construir o Caderno de Orientações sobre o Calendário Escolar 2014 para distribuição às Coordenadorias Regionais de Educação, as quais repassarão as informações para as escolas da rede estadual.

Copa do Mundo
     A liberação de aulas durante a Copa do Mundo está expressa no Parecer nº 21/2012 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação, e, também, no Parecer 270/2013 do Conselho Estadual de Educação (CEEd RS). O documento gaúcho (disponível no endereço http://www.ceed.rs.gov.br/arquivos/1366217535pare_0270.pdf), responde consulta do Sinepe RS.
    A homologação do MEC está publicada no Diário Oficial da União do dia 15 de março passado (seção Despachos do Ministro). A homologação especifica que o art. 64 da Lei Geral da Copa (nº 12.663/2012) não se aplica em detrimento do art. 23, § 2º da LDB, porque “não o revogou e nem é norma específica do processo educacional brasileiro”. Assim, diz o despacho do ministro Aloízio Mercadante, “os sistemas de ensino deverão estabelecer seus calendários escolares nos termos do que se encontra disposto no § 2º do art. 23 da Lei 9.394/96 (LDB)”.
     No texto, o MEC recomenda “eventuais ajustes nos calendários escolares em locais que sediarem jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014, em conformidade com a Lei nº 12.663 de 2012”. O Parecer (acesse a íntegra aqui) recomenda que as escolas decidam se vão ajustar ou não o período de férias escolares com a duração da Copa do Mundo em 2014. Até então, a Lei Geral da Copa determinava que não houvesse aulas durante a Copa do Mundo.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EEEM Joaquim Nabuco de Tupanciretã
Realiza Oficina: Reconhecimento dos Resíduos
Projeto Recolher Para Preservar


    ALUNOS DA TURMA 81: Marília, João A., Luíse, Miguel e Maria Amélia.
    Coordenação: Professor Cleverton Hochmüller
 
     Participação no dia 23 de setembro nas atividades do PLANTE UMA ESPERANÇA organizado pelos coordenadores do Projeto RESPIRA TUPÃ.
    Na ocasião os alunos visitantes tiveram a oportunidade de pintar e interagir na construção de pequenas lixeiras identificadas pela cor e nome do resíduo em português, inglês e espanhol.