segunda-feira, 5 de maio de 2014

Evento Internacional

Seduc confirma palestrantes para o II Seminário Internacional de Educação
 
     O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza entre os dias 2 e 4 de junho o II Seminário Internacional de Educação, cujo tema será O Conhecimento e as Juventudes do Século XXI. O evento pedagógico será feito em parceria com a Universidade Feder...al do Rio Grande do Sul (UFRGS), com objetivo de aprofundar a política pública para a Educação da rede estadual. Entre os palestrantes internacionais já estão confirmados: Michel Mafesolli (França), Susan Robertson (Inglaterra), Roger Dale (Inglaterra), Bernard Fitcher (Alemanha), Joel Westheimer (Canadá) e Maria Benites (Alemanha). No âmbito nacional: Juremir Machado da Silva, Luis Armando Gandin, Elvira Lima, Andréa Rosana Fetzner, Maria Beatriz Luce, Jaqueline Moll, Nelson Pretto, Adriano Canabarro Teixeira, Helena Cortês, Gelsa Knijnik, Romualdo Portela, Acácia Kuenzer e Sidinei Pithan.
     O seminário será realizado no Salão de Atos da UFRGS, onde estarão reunidos aproximadamente 1,5 mil professores e terá transmissão simultânea para mais 50 salas localizadas em todas as regiões do Estado, com expectativa de abranger mais 20 mil educadores. A estrutura do encontro prevê a realização de conferências e painéis temáticos, além de socialização de Boas Práticas Pedagógicas. Entre os temas que estarão em foco destacam-se a educação e a juventude no Século XXI, a relação entre justiça cognitiva e justiça social, prática docente para o Século XXI, formação continuada de professores, gestão democrática, planejamento participativo, conhecimento e aprendizagem, desafios da politecnia, avaliação emancipatória e educação de jovens e adultos.   
    Em 2013, a Seduc promoveu a primeira edição do Seminário Internacional de Educação, realizado em julho, na UFRGS, com participação de mais de 12 mil professores estaduais, na Capital e em 54 salas de transmissão em todas as regiões do Estado.
Alunos receberão o Sistema de Frequência Modulada Pessoal- FM
 
       A clínica ProAudi de Ijuí junto ao SUS está realizando mais um mutirão para entrega de sistema FM nos dias 14 e 15 de maio de 2014, na clínica ProAudi-Ijuí-RS. Neste momento ser...á oferecido treinamento deste sistema aos professores que terão alunos que utilizarão o sistema.
       O relatório da Conitec nº 50 e da Portaria nº 21 de 7 de maio de 2013 que incorpora o sistema de frequência modulada pessoal - FM à Tabela de OPM's do SUS, o Ministério da Saúde (MS) informa que este dispositivo, será pago com recursos FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensações), ou seja, financiado pelo MS, gerando uma série histórica deste equipamento. Desta forma, a unidade de Ijuí através da ProAudi Centro Auditivo, que é um serviço de média complexidade em saúde auditiva que compõem a rede de saúde auditiva do SUS, selecionou e avaliou mais 30 pacientes que necessitam o uso deste dispositivo auxiliar de comunicação - sistema FM e fará a entrega destes equipamentos nos dias 14 e 15 de maio de 2014, conforme agendamento já realizado com os pais das crianças.
       Por ser uma iniciativa do MS junto ao ministério de educação, é necessário que os professores da rede publica recebam e acolham estas crianças e que saibam como manusear estes instrumentos. Para isso o serviço da ProAudi vai disponibilizar treinamento para os professores (um professor por escola) no mesmo dia em que o aluno vier receber os aparelhos. Haverá um profissional especializado que se deslocará nestes dias da cidade de São Paulo exclusivamente para as adaptações necessárias e no caso de não comparecimento do professor a criança não receberá o aparelho.
Na região da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, receberão o aparelho duas alunas do município de Ibirubá, sendo essas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Natalia Carolina Scheneider e da Escola Estadual de Educação Básica General Osório, Cecília Alves Ferraz.

Segue abaixo um link para maiores informações sobre sistema FM.
http://www.youtube.com/watch?v=0cPVoPw2yKU.
 

9ª CRE Participa do 3º Seminário Nacional e Inclusão Digital- SENID


    A 9ª Coordenadoria Regional de Educação e professores da rede participaram do 3º Seminário Nacional e Inclusão Digital: Educação em tempos de conexão, abundância e compart...
ilhamento, realizado entre os dias 28 e 30 de abril de 2014, no município de Passo Fundo.
    A 9ªCRE se fez presente no seminário com representação da equipe do NTE/Cruz Alta, professora Mara Radaelli, e também dos seguintes professores: Dahiane Michel e Derlei Luiz Ravanello do Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon, e Ivete Catherine de Rodrigues Costa da Escola Estadual de Ensino Médio Belarmino Cortês.
    A temática do seminário, “Educação em tempos de conexão, abundância e compartilhamento” nasceu da observação de que a Educação, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve mudar, apropriando-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa.
    O evento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo com apoio do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF.
    O grupo de estudo e pesquisa da UPF está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, sendo que o evento tem seu aporte nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo da linha é Estudar e pesquisar de tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.
Foto de Cre Cruz Alta.
 
Foto de Cre Cruz Alta.
Foto de Cre Cruz Alta.
Foto de Cre Cruz Alta.
 
Reunião da Comissão Organizadora da Mostra de Educação Profissional/MEP

     Foi realizada  dia 30 de abril de 2014, na sede da 9ªCRE, reunião para a organização da Mostra de Educação Profissional- MEP, que acontecerá nos dia...s 24, 25 e 26 de junho de 2014, no Ginásio Municipal, Dr. José Westphalen Corrêa de Cruz Alta.
     Estiveram presentes na 9ªCRE, representantes das coordenadorias de Estrela, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Cachoeira do Sul com o objetivo de organizar a referida Mostra. Na ocasião, ficou estabelecido que as inscrições acontecerão entre os dias 12 e 16 de maio de 2014, nas escolas. Sendo que a seleção e revisão dos projetos acontecerá em cada CRE entre os dias 19 e 30 de maio de 2014.
     Os projetos selecionados pelas CRES deverão ser entregues impressas em 03 vias e uma cópia do projeto gravado em CD, assim como todos os anexos e fichas de inscrições. Os anexos e fichas de inscrições poderão ser encontrados na página da SEDUC em Educação Profissional- MEP.
    Podem participar da MEP, as escolas de educação profissional com seus cursos técnicos, ensino médio politécnico e curso normal. A MEP terá um total de 50 projetos, sendo 10 para cada CRE participante, dentre os 10 projetos a meta é que participem 06 do curso técnico, 03 do politécnico e 01 do curso normal para cada CRE.
Maiores informações, entrar em contato com a assessoria da MEP na 9ªCRE.

Foto de Cre Cruz Alta.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Jornalista e Escritor Fabricio Carpinejar Fala para Alunos da Escola Pública
 
      Aconteceu na última terça-feira, dia 29 de abril de 2014, às 19 horas, no auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias de Cruz Alta, uma palestra interativa com o jornalista e escritor Fabricio Carpinejar, que falou sobre o tema: Bulling, na perspectiva de um de seus livros, Filhote de Cruz Credo, uma obra que transforma em literatura os apelidos e brincadeiras dos quais foi alvo, nos tempos de escola.
      O evento ultrapassou as perspectivas, reunindo em torno de 700 pessoas, entre jovens estudantes, professores e diretores das escolas de Cruz Alta e Tupanciretã do ensino fundamental, ensino médio, alunos dos cursos técnicos, professores e alunos do curso de Mediação de Conflitos. Também estiveram presentes, membros da comunidade local, autoridades educacionais e acadêmicos do curso de jornalismo da Unicruz- Universidade de Cruz Alta.
      Durante a palestra, Carpinejar interagiu de forma descontraída com os alunos,  fez sua fala a partir da realidade dos estudantes, apresentou o bulling como algo a ser trabalhado com inteligência e bom humor, o bulling não pode fazer as pessoas serem coitadas, o bulling não pode afetar a nossa honra. Diversos profissionais da educação relataram casos do cotidiano escolar e suas ações, Carpinejar pode assim auxiliar dando suas sugestões para os casos, inclusive parabenizou algumas ações dos professores.
      Esse evento é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, através do Projeto Educar Sem Discriminar com o apoio da Coordenação Estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência nas Escolas.
 
 


 













 


 
Alunos da EEEM. Dr. João Raimundo participam de Palestra com os Monitores da Associação Jesus de Nazaré/AJEM

 
     No dia 29 de abril de 2014, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Raimundo de Boa Vista do Cadeado, recebeu a palestra dos monitores da AJEM – Associação Jesus de Nazaré – Comunidade Terapêutica Masculina de Cruz Alta  para discutir sobre o tema: Tratamento para Dependentes Químicos.
    Com a missão de salvar vidas de homens entre 15 e 65 anos, dependentes químicos, através do tratamento sustentado na oração, trabalho e disciplina a comunidade terapêutica, desenvolve com êxito seus trabalhos por onde passa.
    A escola tem como objetivo, com esse evento orientar os alunos à partir da experiência  daqueles que já vivenciaram problemas com a drogadição, de modo que entendam, o que eles passaram e como foi a  recuperação dos mesmos. A reflexão é uma forma de fazer com que os alunos, vivenciem o que é estar no mundo das drogas.
    A palestra teve duração de 1h30min, para cada turma do ensino médio, reunindo  mais de 80 alunos no evento.

 

terça-feira, 15 de abril de 2014

Alunos da região buscam cursos do Pronatec
 
     Foram realizadas nesta segunda-feira, dia 14 de abril de 2014, em Cruz Alta, as pré-matrículas, para o curso de idiomas oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC na 9ª CRE. Os alunos de Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado e Pejuçara também vieram até a coordenadoria para realizar a inscr...ição.
     Hoje terça-feira, acontecerão as inscrições nas cidades de Ibirubá e XV de Novembro, através da equipe que se deslocou até os municípios.
     O PRONATEC é um programa Federal e se constitui de um conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho, expandindo, interiorizando e democratizando o acesso dos jovens à oferta de cursos profissionalizantes.
    Neste ano de 2014, o PRONATEC está oferecendo Cursos de Idiomas, Inglês Básico e Espanhol Básico já em fase de pré-matrícula, para alunos do Ensino Médio da rede pública, este processo no Rio Grande do Sul é coordenado e executado pela Secretaria de Estado da Educação - SEDUC contando com o protagonismo dos Gestores Regionais do PRONATEC através dos Coordenadores Adjuntos das CREs e suas equipes.
     O Curso destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, inclusive da educação de jovens e adultos e cursos de Educação Profissional. Os cursos possuem uma carga horária entre 160 e 180 horas de duração, e ocorrerão no turno da noite, três vezes por semana.
Em Cruz Alta está sendo oferecido o curso de Idiomas, Inglês Básico abrangendo os municípios de Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Pejuçara e Boa Vista do Incra; o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Ibirubá irá ofertar o curso de Idiomas, Inglês Básico, Intermediário e Espanhol Básico, e no município de XV de Novembro será ofertado, através da unidade remota do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o curso de Idiomas, Inglês e Espanhol Básico. Após realizada a pré-matrícula no curso feita pela equipe da 9ªCRE, o aluno deverá se dirigir até a unidade ofertante para confirmar sua matrícula até o dia 18 de abril, garantindo assim a sua vaga no curso que iniciará a partir do dia 28 de abril de 2014.
      Para mais informações entrar em contato com a Assessoria Pronatec da 9ª Coordenadoria Regional de Educação pelo e-mail: aurea-malheiros@seduc.rs.gov.br, ou pelo telefone: (55) 3322-6030.
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- Pronatec


     Aconteceu nessa sexta-feira a formatura dos estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 19 municípios da microrregião de Porto Alegre.... O evento contou com a participação da Presidente da República, Dilma Rousseff e Ministro da Educação, Henrique Paim.
     A 9ª CRE também se fez presente no evento, por meio do Coordenador Regional de Educação, Venicio Guterres Guareschi e Assessora Técnica do Pronatec na 9ªCRE, Cleonice de Avila Carvalho.
Na ocasião, Dilma reforçou a importância do ensino técnico para o desenvolvimento do País. “A educação é um dos caminhos para tornar permanente a conquista de cada um de nós no Brasil. Por isso esse esforço imenso em fazer 8 milhões de matrículas no Pronatec até 2014. Quanto mais estudo nossa população tiver, mais sua família viverá melhor, mais o Brasil precisa disso para poder crescer, para ser uma nação mais rica, realizando seu potencial imenso”, afirmou.
     Para a formanda Raquel Saraiva, uma das alunas a receber o diploma, a oportunidade de fazer um curso técnico mudou sua vida. “Espero que minha história mostre que quando unimos força de vontade com a oportunidade de buscar o conhecimento, modificamos nossas vidas”, afirmou. Com a especialização na área de plásticos, a estudante conseguiu ser contratada e promovida em uma empresa do setor.
    Segundo a presidenta, a Raquel usou o Programa como uma porta que se abre. “Essa porta que é o Pronatec só abre corretamente se a pessoa se esforçar. Aqui vemos o esforço de cada um dos formandos presentes, depois o apoio da família, e a sensibilidade e esforço do governo em abrir a porta para as oportunidades."
   Também presente na ocasião, o ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o esforço do governo para viabilizar políticas como o Pronatec, que são tão importantes para o País. “É fundamental que tenhamos eventos como esse para que possamos reconhecer pessoas que se esforçam e conquistam o caminho da educação.”
   Paim também ressaltou compromisso do governo com a educação integral, desde a creche a pós-graduação. “Estamos fazendo um grande investimento na educação infantil do Brasil, que é o começo de tudo”. Segundo ele, o programa já possui 6 milhões e 300 mil estudantes matriculados. "Vamos chegar a 8 milhões de matriculas ate o final de 2014”, garantiu.


#SobreOProgramaeCursosParaRegiãodeCruzAlta#

   Criado em 2011, o Pronatec tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional e tecnológica. A meta alcançar oito milhões de brasileiros matriculados até o final de 2014.
    No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar, Senat, e também em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Conheça os cursos ofertados.
    O Curso destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, inclusive da educação de jovens e adultos e cursos de Educação Profissional. Os cursos possuem uma carga horária entre 160 e 180 horas de duração, e ocorrerão no turno da noite, três vezes por semana.
    Para a região da #9ªCRE serão ofertados os Cursos do Pronatec/Idiomas, sendo em Cruz Alta o curso de Inglês Básico abrangendo os municípios de Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Pejuçara e Boa Vista do Incra; o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Ibirubá irá ofertar o curso de Idiomas, Inglês Básico, Intermediário e Espanhol Básico, e o município de XV de Novembro ofertará, através da unidade remota do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), o curso de Idiomas, Inglês e Espanhol Básico.
    Para maiores informações entrar em contato com a Assessoria Pronatec da 9ª Coordenadoria Regional de Educação pelo e-mail: aurea-malheiros@seduc.rs.gov.br, ou pelo telefone: (55) 3322-6030.

Fonte:
9ªCoordenadoria Regional de Educação/Cruz Alta
Blog do Planalto
 
 

 
 

Escola Estadual Helenita Guimarães Pereira de Boa Vista do Incra Desenvolveu Ações do Programa Saúde na Escola – SPE – Semana da Saúde na Escola

     Na última quarta-feira, dia 9 de abril a Escola HGP foram realizadas ações do Programa Saúde n...a Escola referentes a Semana da Saúde na EEEM. Helenita Guimarães Pereira de Boa Vista do Incra, a atividade foi realizada com todos ao alunos e professores no ginásio na Escola Municipal Brasilina Abreu Terra.
     A programação contemplou palestra com professor de educação física Augusto Brabo, sobre a importância da prática de exercícios, e após o mesmo desenvolveu práticas de atividades físicas com todos os participantes.
Para trabalhar a questão da alimentação saudável a coordenadora do programa na escola professora Maria Angelica Fernandes de Moura falou da importância dos alimentos conforme a pirâmide de alimentos saudáveis.
      Houve o engajamento das merendeiras que elaboram um cardápio para merenda de acordo com as recomendações saudáveis expostas pelos professores.
Durante o ano serão realizadas diversas atividades dentro do programa PSE e SPE.
 
 

Foto: Escola Estadual Helenita Guimarães Pereira de Boa Vista do Incra Desenvolveu Ações do Programa Saúde na Escola – SPE – Semana da Saúde na Escola

Na última quarta-feira, dia 9 de abril a Escola HGP foram realizadas ações do Programa Saúde na Escola referentes a Semana da Saúde na EEEM. Helenita Guimarães Pereira de Boa Vista do Incra, a atividade foi realizada com todos ao alunos e professores no ginásio na Escola Municipal Brasilina Abreu Terra.
A programação contemplou palestra com professor de educação física Augusto Brabo, sobre a importância da prática de exercícios, e após o mesmo desenvolveu práticas de atividades físicas com todos os participantes.
Para trabalhar a questão da alimentação saudável a coordenadora do programa na escola professora Maria Angelica Fernandes de Moura falou da importância dos alimentos conforme a pirâmide de alimentos saudáveis.
Houve o engajamento das merendeiras que elaboram um cardápio para merenda de acordo com as recomendações saudáveis expostas pelos professores.
Durante o ano serão realizadas diversas atividades dentro do programa PSE e SPE.



 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

9ª CRE Participa de formação para Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio


     
      Está sendo iniciada nesta semana no Rio Grande do Sul a etapa de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. No Estado, seis universidades públicas vão coordenar, junto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o processo de formação, que será acompanhado por assessores da Seduc.
      O calendário começa nesta segunda-feira (31), com atividades até o dia 4/4, no campus Bagé da Unipampa, com a formação dirigida aos orientadores de estudos da 10ª, 13ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação, respectivamente Uruguaiana, Bagé, Santana do Livramento e São Borja.
       A UFFS – Fronteira Sul faz a formação entre 31/03 e 02/04, no Campus da Unijuí em Ijuí para 9ª,14ª, 15ª, 17ª, 21ª, 32ª, 36ª e 39ª Coordenadorias Regionais (Cruz Alta, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Carazinho).
      A UFSM atende entre os dias 2 e 4/4, no Campus da Universidade, em Santa Maria, as CREs 6ª, 7ª, 8ª, 20ª, 24ª e 25ª (Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Soledade)
     Nos dias 7, 8 e 9, em parceria da UFRGS e Uergs, será realizada em Porto Alegre, no Hotel Embaixador, a formação para 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí).  
     Entre 9 e 11/4 haverá formação em dois polos. A Furg trabalha com professores da 4ª, 11ª e 18ª CREs (Caxias do Sul, Osório e Rio Grande) e a UfPel, em Pelotas, com professores da 5ª, 12ª e 16ª Coordenadorias (Pelotas, Guaíba e Bento Gonçalves).
 
O Processo formativo consiste em seis módulos:

Módulo I – de março a julho de 2014
• Ensino Médio e Formação Humana Integral
• Princípios Orientadores Do Ensino Médio Politécnico: Politecnia, Pesquisa Como Princípio Pedagógico, Reconhecimento Dos Saberes, Relação Teoria-Prática.
Módulo II
• O Jovem Como Sujeito Do Ensino Médio
• Pesquisa Como Princípio Pedagógico
• Politecnia
Módulo III
• O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e O Desafio da Formação Humana Integral
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
• Trabalho como Princípio Educativo
• Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
• Politecnia
Módulo IV
• Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
• Relação Teoria-Prática
• Interdisciplinaridade
• Currículo Contextualizado
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
Módulo V
• Organização e Gestão Democrática da Escola
• Cidadania
• Participação
Módulo VI
• Avaliação Emancipatória no Ensino Médio
Nomeados nessa terça-feira o 4º Grupo de Professores pelo Concurso do Magistério

      
       Em 29 e 30 de abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza mais um mutirão para dar posse a 1.013 professores aprovados no concurso público de 2013, sendo 15 professores para atuar na região da 9ª Coordenadoria Regional de Educação.  Esta é a quarta etapa da nomeação dos aprovados. Com esses professores, chega a 1.898 o número de profissionais nomeados para atuação na rede estadual desde novembro, quando foi realizado o primeiro mutirão de posse dos candidatos aprovados no concurso realizado no primeiro semestre de 2013.
        Os 1.013 professores terão a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de abril. Os profissionais vão atuar em escolas localizadas na abrangência das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
        O mutirão de posse será realizado na sede da Seduc, em Porto Alegre. O período entre segunda-feira (7) e o dia 24 compõe a primeira etapa do processo de nomeação, composto pela perícia médica (DMEST/SARH) e entrega de documentos (DRH/Seduc). Os candidatos deverão conferir suas datas no site www.educacao.rs.gov.br para a realização da perícia médica.
      Com mais essa etapa de nomeações a 9ª CRE passa a contar com mais 8 professores para os anos iniciais; 3 professores de língua portuguesa; 2 professores de educação física;  2 professores de biologia e 1 professor de história e no mês de maio será realizada a quinta etapa com novas nomeações.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Profissionais da 9ªCRE Participam de
 
Formação Continuada
 
        Aconteceu nessa manhã de quarta-feira (12), dia de expediente interno, reunião de formação continuada dos profissionais que atuam na 9ª CRE.
        A Coordenadora Adjunta de Educação, Alexandra da Silva, responsável pela atividade, abordou os Fundamentos Teóricos do Planejamento Participativo, desenvolvendo a oficina de aprofundamento do planejamento anual 2014 (elaboração iniciada em dezembro de 2013) o qual articula o SEAP, os eixos de governo e as demandas da região.
       “Planejar participativamente é uma prática social, portanto, não possui receita. Trata-se de uma prática participativa, de um processo social dinâmico, dialético, uma “práxis” não prescrita, pré-construída, e sim construída e recriada sistematicamente pela ação coletiva, a partir da reflexão crítica da realidade, da tomada de decisões, ações e avaliações coletivas”.
 
 








 

 
AULA INAUGURAL DE ENSINO RELIGIOSO - DISCIPLINA OPTATIVA PARA O ALUNO 
EEEM.Helenita Guimarães Pereira
 
 PROJETO ENSINO RELIGIOSO - DISCIPLINA OPTATIVA

PROFESSORA: ROSELAINE HELBING


      No último sábado dia 08\03\2014, aconteceu a abertura do Projeto de Ensino Religioso na escola E.E.M.PROFª Helenita Guimarães Pereira com a participação de alunos, professores, coordenadora do projeto e coordenação pedagógica da escola. Neste dia os alunos realizaram uma homenagem ao dia Internacional da Mulher.
     Conforme mudanças na legislação da educação o ensino religioso até então trabalhado como disciplina curricular esse passa a ser projeto, tendo como facultativo sua frequência, portanto os alunos presentes nas atividades optaram por participarem das mesmas.
      O projeto acontecerá uma vez por mês nas dependências da escola em horário inverso a aula dos alunos com atividades diversificadas perfazendo 4h mensais. O cronograma é elaborado conforme as atividades propostas.
 
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Assinada Ordem de Demolição do Prédio da E.E.E.B Margarida Pardelhas
       
        Foi assinada nessa manhã de quarta-feira, dia 12 de março de 2014, a ordem de inicio da demolição do prédio da EEEB. Margarida Pardelhas, a empresa que fará a demolição, Mega Sul do município de São Luís Gonzaga, terá 06 dias para iniciar a demolição a contar de hoje e 60 dias para terminar a demolição e entregar o terreno limpo.
        O Projeto Arquitetônico da nova escola já está concluído faltando apenas alguns projetos complementares, como elétricos, PPCI e Hidráulico. Com a demolição do prédio interditado será dado sequencia aos procedimentos necessários para a construção da Nova Escola.
 
 





 

quinta-feira, 6 de março de 2014

Inscrição para Encceja, pode ser feita no período de 17 a 31 de março de 2014.
Encceja

             Jovens e adultos residentes no Brasil terão prazo do dia 17 de março de 2014, a partir das 10h00min até 31 de março às 23h59min horário oficial de Brasília, para fazer a inscrição no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja), no endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/.
           Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o exame é destinado a quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os resultados garantem a certificação de conclusão do ensino fundamental para quem vive no Brasil e dos ensinos fundamental e médio para aqueles que moram no exterior.
           No país, para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental, podem fazer o exame pessoas com no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas, que serão aplicadas em 1° de junho de 2014, em todas as unidades da Federação.
           Na inscrição, os candidatos ao certificado podem optar por uma ou mais áreas do conhecimento que serão avaliadas:
· Língua portuguesa, com redação.
· Língua estrangeira moderna.
· Educação física e educação artística.
· Matemática.
· História e geografia.
· Ciências naturais.
Candidatos com deficiência terão assegurado atendimento especial.
          A certificação é concedida pelas secretarias estaduais de educação. Portanto o candidato precisa indicar, no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.
          As inscrições, gratuitas, devem ser feitas on-line, na página do Encceja na internet, das 10 horas do dia 17 de março até as 23h59 do dia 31 de março de 2014.
          Mais informações sobre o Encceja no Edital nº 4, de 28 de fevereiro último, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 05/03/2014.

Edital nº4 - encceja nacional.pdf
Para realizar sua inscrição clique aqui


Assessoria de Comunicação Social do Inep

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

2014: um ano para melhorar ainda mais, por Jose Clovis de Azevedo

Iniciamos um novo ano letivo na rede estadual de educação. Um ano emblemático, pois marca o final do processo de implantação da reestruturação curricular do ensino médio nas 1.063 escolas estaduais, o início da reestruturação do currículo nas escolas do campo e a continuidade de projetos como o Província de São Pedro, que tem levado a estudantes e professores novos equipamentos tecnológicos, como tablets e netbooks, e beneficiado escolas com a melhoria da infraestrutura e acesso à Internet, além da manutenção dos investimentos e recuperação das escolas que neste momento ultrapassam os 300 milhões e se aproximam de 2 mil obras.
Continuaremos o intenso trabalho de formação continuada, que é tão caro para a gestão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Somente neste semestre, teremos uma nova edição do Seminário Internacional de Educação da Seduc.
Entre 2 e 4 de junho, nos quatro cantos do Estado haverá mobilização de milhares de professores. O seminário será transmitido pela Internet, possibilitando que milhares de educadores reflitam sobre a sua prática cotidiana e tomem contato com outras experiências educacionais, sejam gaúchas, brasileiras ou internacionais.
Iniciamos 2014 com a convicção de que o trabalho que vem sendo feito na rede - das menores às maiores escolas, da educação infantil à educação profissional, passando pelas turmas do ensino fundamental, médio e técnico - é essencial para que a curva ascendente da qualidade da educação se transforme em um novo patamar.
Esperamos contar com o comprometimento de cada professor e de cada professora neste ano letivo; assim poderemos, juntos, garantir um dia a dia com mais aprendizado de qualidade aos estudantes.
Reiteramos o compromisso em permanentemente buscar melhores condições para o trabalho em nossas escolas e ambientes de atuação de educadores e educadoras e manter investimentos crescentes na educação do Rio Grande do Sul.
Jose Clovis de Azevedo, secretário de Estado da Educação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Mestre Chassot Palestra na Videoconferência de Abertura do Ano Letivo
 
       Após a saudação de boas-vindas e intervenção institucional, o secretário de estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo passou a palavra ao professor Áttico Chassot, do Centro Metodista IPA, que abordou o tema “Das Disciplinas às Indisciplinas” na conferência de abertura do ano letivo de 2014. Ao apresentar um panorama das mudanças ocorridas na educação desde o século 16, Mestre Chassot destacou que a escola precisa mudar para atender à contemporaneidade. Para Chassot, a cada ano a escola tem um desafio novo, que é fazer diferente, e esse é um privilégio dos professores. “Quando nos damos conta que a escola mudou, é preciso que mudemos também. A escola é diferente e exige que façamos uma educação diferente, cada vez mais marcada pela curiosidade. Isso é uma exigência que os tempos atuais trazem para a escola e para os professores. Não temos apenas que mudar o mundo. Temos que mudar o mundo pra melhor”, enfatizou o mestre que, em 2014, começa como profissional o seu 54º ano letivo.
       No encontro, diretoras de escolas manifestaram a satisfação com o início do ano letivo. Para Márcia Schneider, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, a escola está pronta para receber os alunos. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois a escola está preparada, as salas todas foram pintadas, nosso quadro está completo, estamos recebendo os professores nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) e passando as orientações relativas ao ano letivo para os professores. Schneider explica que nesta semana também serão realizadas as provas de recuperação para estudantes do Ensino Médio Politécnico.
       A diretora Isabel Faustino, da Escola Bento Gonçalves, de Novo Hamburgo, compartilha a expectativa positiva em relação ao novo ano. A escola, que atende jovens em unidade da Fase, receberá em 2014 turmas de Educação de Jovens e Adultos tanto no Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio Politécnico, além de equipamentos que garantem mais inovação tecnológica.
A videoconferência desta manhã foi acompanhada pela representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, e da Assembleia Legislativa, deputado Mike Breier, por gestores da Seduc e professores/as, diretores/as de escola e representantes e coordenadoras/es das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Região Metropolitana (1ª, Porto Alegre, 2ª, São Leopoldo, 12ª, Guaíba, 27ª, Canoas, e 28ª, Gravataí). De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, Vera Amaro, mais de 150 encontros de formação mobilizam a rede estadual nestas quinta e sexta-feira, todos tendo como foco principal o início do ano letivo de 2014.