sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mestre Chassot Palestra na Videoconferência de Abertura do Ano Letivo
 
       Após a saudação de boas-vindas e intervenção institucional, o secretário de estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo passou a palavra ao professor Áttico Chassot, do Centro Metodista IPA, que abordou o tema “Das Disciplinas às Indisciplinas” na conferência de abertura do ano letivo de 2014. Ao apresentar um panorama das mudanças ocorridas na educação desde o século 16, Mestre Chassot destacou que a escola precisa mudar para atender à contemporaneidade. Para Chassot, a cada ano a escola tem um desafio novo, que é fazer diferente, e esse é um privilégio dos professores. “Quando nos damos conta que a escola mudou, é preciso que mudemos também. A escola é diferente e exige que façamos uma educação diferente, cada vez mais marcada pela curiosidade. Isso é uma exigência que os tempos atuais trazem para a escola e para os professores. Não temos apenas que mudar o mundo. Temos que mudar o mundo pra melhor”, enfatizou o mestre que, em 2014, começa como profissional o seu 54º ano letivo.
       No encontro, diretoras de escolas manifestaram a satisfação com o início do ano letivo. Para Márcia Schneider, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, a escola está pronta para receber os alunos. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois a escola está preparada, as salas todas foram pintadas, nosso quadro está completo, estamos recebendo os professores nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) e passando as orientações relativas ao ano letivo para os professores. Schneider explica que nesta semana também serão realizadas as provas de recuperação para estudantes do Ensino Médio Politécnico.
       A diretora Isabel Faustino, da Escola Bento Gonçalves, de Novo Hamburgo, compartilha a expectativa positiva em relação ao novo ano. A escola, que atende jovens em unidade da Fase, receberá em 2014 turmas de Educação de Jovens e Adultos tanto no Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio Politécnico, além de equipamentos que garantem mais inovação tecnológica.
A videoconferência desta manhã foi acompanhada pela representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, e da Assembleia Legislativa, deputado Mike Breier, por gestores da Seduc e professores/as, diretores/as de escola e representantes e coordenadoras/es das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Região Metropolitana (1ª, Porto Alegre, 2ª, São Leopoldo, 12ª, Guaíba, 27ª, Canoas, e 28ª, Gravataí). De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, Vera Amaro, mais de 150 encontros de formação mobilizam a rede estadual nestas quinta e sexta-feira, todos tendo como foco principal o início do ano letivo de 2014.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário