quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Em 2014 a MEP será Sediada em Cruz Alta
 
      A Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP) tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa realizados nas salas de aula das escolas da rede pública estadual e municipal do Rio Grande do Sul.
      A MEP é realizada em sete núcleos que agrupam as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Cada uma destas sete mostras premia os melhores trabalhos que na sequencia participam da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Fecitep, e Feira Internacional, Mostratec.
     Participarão do Evento em Cruz Alta: Coordenadorias Regionais de Educação de Estrela, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Cruz Alta e Santa Cruz do Sul.
     No ano de 2009 o município de Cruz Alta sediou pela primeira vez a Mep, onde alunos do Técnico em Química do Instituto Annes Dias atingiram a Fecitep e Mostratec.
     Em 2012 a 9ª Coordenadoria Regional de Educação dos 10 projetos premiados conquistou quatro,  sendo destaque pela qualidade dos projetos apresentados, resultado do trabalho dos profissionais e alunos das escolas técnicas. Tivemos a participação dos três Institutos Estaduais de Educação: Annes Dias, Miguel Calmon do Salto do Jacuí e Edmundo Roewer de Ibirubá. Os três participaram da Fecitep que aconteceu em outubro de 2012, na cidade de Porto Alegre, por terem seus projetos classificados entre os  cinco primeiros lugares.
    Em 2013 a Mep foi realizada no município de Santa Maria e a 9ª CRE esteve presente com 08 projetos sendo 05 da Educação Profissional e 03 do Politécnico. O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, foi representado na MEP com 05 projetos, sendo 03 do Técnico em Química.  Ganhou o 2º lugar o projeto Produto de Biodiesel por Transesterificação Alcalina de Óleo de Soja e Metanol Incentivados por Microondas, dos alunos Dora Maria Mello, Karen Daiane e Martins KarstenLuiz Henrique Han, orientados pelo professor Vilson Diehl. Ganhou 3º lugar o projeto Tratamento de Papelão Contendo Resíduos de Cianeto de Sódio e sua Reutilização na Fabricação de Canetas, das alunas Josiane de Bem Santos e Maiara Jungbeck, orientadas pela profª Izabel Rubin Cocco. O terceiro projeto apresentado foi Tratamento de Cascas de Frutos Comuns para Adsorção de Chumbo Aquoso em Amostras Contaminadas, das alunas Jaine Weber Dal Forno, Patricia Basso e Talita Bernardy, orientados pelo professor André Luís Silva da Silva.
    O Curso de Enfermagem levou dois projetos: Contaminação Cruzada: Transmissão de Microorganismos Através do Chimarrão, dos alunos Jovana Simonetti Bulegon, Lucas da Rosa Monteiro e Patrick Martins Pacheco e Incidência de Sintomas Depressivos em Adolescentes, das alunas Vanderléia de Moraes Hauenstein e Tais Malheiros Egger, ambos os projetos orientados pelo professor Luis Felipe Gonçalves dos Santos.
      Doze projetos do Ensino Politécnico participaram da MEP, sendo que o primeiro lugar foi para o Instituto Edmundo Roewer de Ibirubá com o projeto A Poluição das Águas: O Rio Pulador Pede Ajuda, das alunas Catherine Pedrotti e Veronica Gonçalves dos Santos, orientadas pela professora  Gisele Patricia Scapini.  Participaram também as escolas: E.E.E.M. Menino Jesus de Jacuizinho, com o projeto Pilhas e Metais no Meio Ambiente, dos alunos Tais Ceolin Feltrin, Bruno Hermes da Silva e Thaila Konzen de Oliveira, orientados pela professora Elisângela Anita de Lara e E.E.E. M. Joaquim Nabuco, com o projeto Tecnologia no Meio Ambiente dos alunos Elis da Silva Viana, Luiza Muller Rubert e Gabriela de Lima Ribeiro, orientados pelo professor Cleverton Juliano Cardoso Hochmuller.
     Neste ano de 2014 a 11ª Mep será realizada na 2ª quinzena do mês de agosto, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Correa no município de Cruz Alta, nela serão apresentados 50 projetos, que envolverão 150 alunos-expositores, 40 professores orientadores pertencentes a 12 escolas de Educação Profissional.  A coordenadoria já vem fazendo contato com empresas que aceitaram ser parceiras na realização do evento.
 
Imagens de 2012 e 2013.
 

 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Hoje, terça-feira (28) é o último Dia de Inscrições para Contratação Emergencial de Servidores de Escola, Orientação e Supervisão Escolar


Cargos:
Agente Educacional I- Manutenção de Infraestrutura; Agente Educacional I- Alimentação; Agente Educacional II...- Administração Escolar; Agente Educacional II- Interação com o Educando; Orientador Educacional e Supervisor Escolar.


DAS INSCRIÇÕES:

Os candidatos deverão realizar a inscrição na internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou na Coordenaria Regional de Educação, no período de 22 a 28 de janeiro de 2014, no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, os municípios que possuem vagas para a 9ª Coordenadoria Regional de Educação são: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Pejuçara, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí, Salto do Jacuí- Educação indígena e Tupanciretã.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela função, Coordenadoria Regional de Educação, Município, conforme especificação no Edital, sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior. O candidato poderá inscrever-se em um só município e para uma só função. Este deverá entregar a documentação exigida em edital para cada cargo na Coordenadoria de Educação ou Via Sedex até o término das inscrições.

Para mais informações acesse os editais:

Funcionários:
http://www.seduc.rs.gov.br/pse/binary/down_sem/DownloadServlet?arquivo=cef%2Fedital_01_2014_CCT_Servidor.pdf

Especialistas:
http://www.seduc.rs.gov.br/pse/binary/down_sem/DownloadServlet?arquivo=cee%2Fedital_1_2014_Especialista.pdf

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CENSO ESCOLAR
 


      Durante essa semana a equipe de informática da 9ª CRE que atua diretamente com o Censo Escolar está realizando reuniões de orientações com os servidores das escolas sobre o Módulo Final do Censo Escolar de 2013. A programação se estenderá de segunda-feira (27) até a quinta-feira (30 de janeiro), nos municípios de Cruz Alta, Tupanciretã, Salto do Jacuí e Ibirubá.
      O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado
todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
      Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
      Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
      Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

PNAIC 2014
               
        Visando dar continuidade ao Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a 9ª CRE realizará evento de abertura de Formação Continuada dos professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental da... rede pública estadual no dia 26/04/2014.
Cumprindo com o calendário estabelecido para o corrente ano, as turmas de alfabetizadores já compostas anteriormente, participarão de encontros nas escolas e encontros regionais com os orientadores de estudos e assessores da 9ª CRE, para formação e acompanhamento das ações do PNAIC, totalizando 120 horas.
         Um dos objetivos do Pacto neste ano será a formação em matemática e sua articulação com a formação de 2013, além de uma proposta de formação nas Áreas de Ciências Sócio Históricas e Ciências da Natureza, reafirmando assim o compromisso de alfabetizar todos os alunos até os 8 (oito) anos de idade.

Imagens do I Seminário Integrador PENAIC.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa no Ano de 2013
PNAIC
 
       Os “Encontros de Formação: Pacto de Alfabetização na Idade Certa” realizados no ano de 2013 tiveram  como proposta formar os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas da 9ª CRE  ao  longo do ano.
      Todos os envolvidos neste processo tem o compromisso de alfabetizar todos os alunos até os 8 anos ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.  Para que essa proposta fosse concretizada na rede estadual tivemos toda uma organização com a realização de encontros de formação para os orientadores e posteriormente para os professores que foram orientados.
       Nos municípios de abrangência da 9ª CRE, a formação continuada do PNAIC iniciou em março de 2013 em 35 escolas, envolvendo 120 professores alfabetizadores que atuam nos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos que constituem o ciclo da alfabetização e letramento, tendo a formação acompanhada por 05 professoras orientadoras de estudos.
       As ações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa atingiram aproximadamente 2.320 alunos do 1º Ciclo de Alfabetização da rede estadual de ensino da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, garantindo aos educandos o direito à aprendizagem, em especial da leitura e escrita.
       Os encontros de formação para os alfabetizadores foram realizados no município de Cruz Alta em grupos maiores e também em pequenos grupos nos quais foram realizadas várias dinâmicas de estudos, rodas de discussões sobre a alfabetização, organização de grupos de estudos  refletindo assim sobre as práticas de alfabetização. Para a concretização do trabalho do ano inteiro foi realizado o I Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, contando com a participação dos professores alfabetizadores de todas as escolas da 9ª CRE, dos seus diretores e coordenadores pedagógicos, orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e demais articuladores do programa.
        O encontro ofereceu aos participantes a palestra da Professora Ms. Cleonice Silva Mayer, professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da UFSM; apresentações e exposição das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras nas escolas ao longo do ano letivo; apresentações culturais e relatos de experiências de alfabetização.  Contabilizando assim, para o ano de 2013 um investimento de R$ 61.452,42 somente para as formações dos alfabetizadores do PNAIC e processo de alfabetização das crianças.
 
 
Imagens de Seminário Integrador Pnaic, realizado em 07 de dezembro de 2013.
 
 






 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Secretaria prevê nomear até março mil professores aprovados no concurso do magistério
 
      A Secretaria Estadual de Educação- SEDUC prevê a nomeação de cerca de mil professores aprovados no concurso do ano passado entre fevereiro e março deste ano. Os chamamentos devem começar a partir do momento em que as escolas fecharem seus quadros para 2014 e consolidarem o processo de matrículas.
      No final de 2013, 85 dos 13 mil docentes que obtiveram êxito na prova foram nomeados para suprir carências pontuais. Após o início das atividades dos aprovados, o governo estadual passará à chamada terceira etapa do processo, que será a substituição gradual daqueles os quais possuem contratos emergenciais.
     O aumento do número de aprovados, antes em 10.747, foi possível devido à anulação de uma questão presente na prova objetiva. Com isso, houve o incremento de 2,3 mil professores na lista final. À época, O governo estadual considerou que a eliminação da questão foi positiva, pois fez justiça aos candidatos antes prejudicados.
Aberto Edital nº 1/2014 para Contratação
 
Emergencial de Servidores de Escola,
 
Orientação e Supervisão Escolar
 
        O Secretário De Estado Da Educação, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o inciso IX, do art. 37, da Constituição Federal e inciso IV do art. 19, da Constituição Estadual, torna público aos interessados que estão abertas, nas Coordenadorias Regionais de Educação, as inscrições às contratações emergenciais de 20 ou 40 horas semanais para as funções correspondentes às atribuições dos cargos de:
      Agente Educacional I- Manutenção de Infraestrutura; Agente Educacional I- Alimentação; Agente Educacional II- Administração Escolar; Agente Educacional II- Interação com o Educando; Orientador Educacional e Supervisor Escolar.
 
DAS INSCRIÇÕES:
 
         Os candidatos deverão realizar a inscrição na internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou na Coordenaria Regional de Educação, no período de 22 a 28 de janeiro de 2014, no horário das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, os municípios que possuem vagas para a 9ª Coordenadoria Regional de Educação são: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Pejuçara, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí, Salto do Jacuí- Educação indígena e Tupanciretã.  
         No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela função, Coordenadoria Regional de Educação, Município, conforme especificação no Edital, sendo vedada ao candidato qualquer alteração posterior. O candidato poderá inscrever-se em um só município e para uma só função. Este deverá entregar a documentação exigida em edital para cada cargo na Coordenadoria de Educação ou Via Sedex até o término das inscrições.
 
Para mais informações acesse os editais:
 
 
Primeira Infância Melhor Completa 10 anos
 
 
 
video
 
      O Primeira Infância Melhor (PIM), política pública do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, completou dez anos de defesa do direito da criança de crescer e se desenvolver de forma sadia, harmoniosa e feliz!
      Implantado em 2003 e transformado em Lei em 2006, o PIM é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento na primeira infância e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Por meio do projeto, visitas domiciliares e comunitárias são realizadas semanalmente a famílias e gestantes em situação de risco e vulnerabilidade biopsicossocial, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças.
Assista o vídeo de comemoração dos dez anos do Primeira Infância Melhor: http://ow.ly/szL3M

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Reunião de planejamento mobiliza Seduc e Coordenadorias Regionais de Educação
 
 
 
        Para preparar o início do ano letivo e as ações a serem desenvolvidas na rede estadual de educação ao longo de 2014 a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta semana reunião de planejamento, em Porto Alegre, com a participação dos titulares das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e dirigentes da secretaria. Nos dois dias de trabalho, quinta e sexta-feira (16 e 17), estiveram em pauta temas ligados aos recursos humanos, à administração, a obras escolares além de gestão e ao departamento pedagógico, como as ações e cronograma previsto para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na rede estadual, cujo primeiro módulo vai mobilizar escolas, professores, CREs e Seduc no primeiro semestre do ano. Planejamento participativo é o foco do encontro desta sexta-feira.
 
 
 
 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Licença-maternidade de 180 dias é direito de todas servidoras estaduais
 
         O direito à licença-maternidade de 180 dias está garantido com caráter de orientação jurídico-normativa a todas as servidoras do serviço público estadual, seja do quadro efetivo, seja contratada emergencialmente, seja detentora de cargo em comissão. O governador Tarso Genro assinou na última terça-feira (14) a aprovação do Parecer 16.224/14, da Procuradoria-Geral do Estado, que concede a licença-maternidade de 180 dias no âmbito da Administração Estadual. O Parecer da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da PGE ratifica parecer anterior (16.137/13). O governador assinou o documento durante audiência com o Procurador-Geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, no Palácio Piratini (foto).
        A secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, lembra que a ampliação da licença-maternidade no âmbito da administração estadual foi suscitada a partir de questionamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em setembro passado. “É com muita honra que recebemos este Parecer, que estende o benefício não apenas no tempo, mas também ao universo de servidoras”, enfatiza.
      No documento, a relatora afirma que a concessão dos sessenta dias excedentes de licença-maternidade é aplicável também para as servidoras que estejam ou passem a estar em gozo do benefício a contar da mudança da jurisprudência administrativa, ou seja, caso a gestante esteja em gozo de licença-maternidade de 120 dias, os 60 dias excedentes serão concedidos. A medida também ratifica a licença para casos de adoção e guarda judicial, proporcional à idade da criança, de acordo com o art. 143 da Lei nº 13.117/09: de zero a dois anos, 180 dias; de mais de dois até quatro anos, 150 dias; de mais de quatro até seis anos, 120 dias; de mais de seis anos, desde que menor, 90 dias.
     A relatora destaca no Parecer 16.224/14 que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção de famílias chefiadas por mulheres cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos. Em relação aos casais sem filhos, o índice de autoridade feminina passou de 4,5% para 18,3%; já entre os que possuem filhos, subiu de 3,4% para 18,4%. Os dados fazem parte da amostra "Síntese de Indicadores Sociais". Conforme o IBGE, em 1996, 20,81% dos lares tinham como chefe uma mulher. No Censo realizado em 2000, a porcentagem subiu para 26,55%. Já a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), que teve como ano base 2011, apontou que 37,4% das famílias têm como pessoa de referência uma mulher.
      Assim, diz o documento, “a ampliação do prazo de licença-maternidade a todas as mulheres é o mínimo que um Estado com responsabilidade social e fulcro nos direitos humanos pode fazer. Começa-se aqui pela extensão desse direito a todas as servidoras públicas estaduais, sem qualquer espécie de distinção”.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Matrículas na Rede Estadual Encerram Hoje Sexta-feira


       As matrículas nas escolas da rede estadual encerram hoje, sexta-feira (10). Está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação – Seduc (www.educacao.rs.gov.br, no link: Matrícula na Escola Pública), a consulta das designações dos inscritos entre os dias 14 e 31 de outubro. A matrícula é dividida em duas etapas: a pré-matrícula no site da Seduc e a matrícula presencial na escola para a qual o candidato foi designado. As duas etapas acontecem de 2 a 10 de janeiro. A pré-matrícula consiste no preenchimento do formulário disponível no site, que deverá ser impresso e apresentado na escola no momento da matrícula presencial. A matrícula dos inscritos com menos de 18 anos deve ser feita pelos responsáveis. Os candidatos a ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Politécnico que perderam o período de inscrição em novembro terão uma segunda chance entre 2 e 10 de janeiro: as inscrições deverão ser feitas no site da SEDUC, (www.educacao.rs.gov.br).
       Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter completos seis anos até 31 de março de 2014. No mesmo período devem ser feitos os pedidos de transferência de alunos do Ensino Fundamental e Médio. As solicitações de transferência de estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem ser feitas no site da SEDUC. Já os pedidos de transferência de alunos do Ensino Médio Politécnico (2º e 3º ano), da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e do Curso Normal (2ª e 3ª ano) devem ser encaminhados diretamente na escola desejada. Também devem ser feitas diretamente na escola as inscrições para ingresso na Educação Infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
        As dúvidas sobre o processo de matrícula devem ser esclarecidas junto às Centrais de Matrícula, nos municípios que atuam em parceria com o Estado, e nas demais localidades, nas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Formação de professores
Inscrições para cursos da Plataforma Freire encerram-se dia 13

      Estão abertas até 13 de janeiro as inscrições para professores interessados em cursos presenciais oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) por meio da Plataforma Freire.
      O Parfor visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior gratuitos, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica. O objetivo é oferecer aos profissionais a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
      O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta de turmas especiais em Cursos de Licenciatura, Programas de Segunda Licenciatura (ofertados somente na modalidade presencial) e formação pedagógica das Instituições de Educação Superior - IES.
Podem formalizar a pré-inscrição nos cursos de Licenciatura, docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atuam em sala de aula.
      Nos programas de segunda Licenciatura, podem efetivar a pré-inscrição docentes que já possuam formação em licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministram em sala de aula.
Já os programas de formação pedagógica são oferecidos a docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica, os quais também podem realizar a pré-inscrição.
      Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, o professor deve realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire, estar cadastrado no Educacenso na função docente da rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matricula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior - IES ofertante do curso.
     As normas de participação no Parfor Presencial podem ser acessadas no Manual Operativo do Programa.
 
Outras informações são obtidas em http://freire.mec.gov.br/index/principal