Formação SEAP em Cruz Alta
Realizou-se nesta
quinta-feira dia 08 de novembro, mais uma etapa das formações realizadas com as
escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, sobre o Sistema Estadual de
Avaliação Participativa (SEAP), sendo esta realizada no município de Cruz Alta,
na escola Estadual de Ensino Médio Hildebrando Westphalen, reunindo um total de
70 participantes entre professores, diretores, supervisores, pais e alunos e
também representantes da Escola Especial Carlos Santos e NEEJA Josino dos
Santos Lima.
O SEAP visa à
construção de um diagnóstico que decifre o que esta além dos resultados obtidos
no IDEB, a partir de um olhar detalhado do que ocorre no interior da rede
estadual de educação, considerando suas diferentes instâncias, escola,
coordenadoria e órgão central, apontando assim as características e
necessidades a serem observadas. O Sistema de Avaliação Institucional
Participativo possibilitará ao mesmo tempo uma leitura sociológica da
localidade e uma análise macrossociológica da Escola- CRE-SEDUC, já que essas
instâncias educacionais se constituem, precisamente, nos lugares que são
geradas as políticas educacionais, organizando a vida concreta dos indivíduos e
onde se manifestam os contrastes da sociedade. A análise se faz com os
indivíduos envolvidos no processo, já que os sujeitos do contexto são os
melhores conhecedores da realidade. Em suas experiências cotidianas eles
explicitam conceitos que permitem teorizar sobre aquela realidade e suas
produções.
O encontro de
orientação organizado e dirigido pelo Coordenador Regional de Educação, Venicio
Guterres Guareschi e Coordenadora Pedagógica Marcia Cristina Protti, iniciou com a fala do Coordenador sobre os Quatro Eixos
Prioritários para a Educação no Estado: Recuperação Física e Tecnológica para
as Escolas, Reestruturação Curricular e Formação Continuada, Democratização e
Qualificação da Gestão e Valorização Profissional. Os eixos para a educação
visam uma melhoria significativa para a educação no Estado, visto que ainda há
uma grande parcela de crianças e adolescentes em defasagem e desistência
escolar.
Em relação ao novo
sistema de avaliação o encontro possibilitou aos participantes, membros do
conselho escolar, um melhor entendimento do significado deste novo Sistema e
sua amplitude educacional para assim cada membro da comunidade escolar possa
cumprir os seus objetivos e metas diminuindo as maiores dificuldades existentes
que prejudicam a construção de uma educação de qualidade. Segundo o Coordenador
Venicio Guterres Guareschi, o trabalho de um bom professor é assim mesmo, uma
caminhada de desafios e obstáculos, temos que assumir nosso papel de educadores
pensando sempre nos reflexos de nossas ações em nossos alunos. Dando
continuidade ao encontro, a Coordenadora Pedagógica explicou os passos seguidos
no SEAP e seu processo no Sistema Online. Logo foi aberto um espaço para as
dúvidas e colocações dos participantes sobre a temática, encerrando o encontro
e seguindo assim para a ação e mobilização concreta na escola, conforme o
calendário estadual.
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