Rede
estadual obtém terceiro lugar no Enem
2011
Alunos de escolas de Ensino Médio da rede estadual
do Rio Grande do Sul obtiveram o terceiro lugar no Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem) em 2011, com média 494,29, apenas 1,26 ponto a menos do que a rede
pública estadual do Distrito Federal, que ficou com o primeiro lugar, com nota
495,35. Em segundo, com 0,6 a mais do que o RS, ficou o Rio de Janeiro, com
494,35 de nota final. São Paulo, em quarto lugar, obteve 491,45 pontos na média
da rede estadual. A diferença entre o resultado da rede estadual em relação ao
Maranhão, que obteve a última colocação entre redes estaduais, com 441,53, foi
de 52,76 pontos.
O resultado do Enem corrobora outros índices
satisfatórios obtidos pela rede estadual neste ano, quando comparados os
resultados em relação a estudantes de rede pública estadual de todo o país. “O
Enem não deve servir para fazer um ranking de escolas, e sim para oferecer ao
aluno a possibilidade de acompanhamento do seu próprio desempenho, por meio do
Boletim de Resultados, que é individual”, salienta o secretário estadual da
Educação, professor Jose Clovis de Azevedo.
O titular da Seduc lembra que quando o Índice de
desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado, demonstrou que no
Ensino Médio os alunos da rede estadual obtiveram a melhor nota no país nas
provas de matemática nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) e o segundo lugar nas provas de língua portuguesa. Na ocasião, Azevedo
destacava que o resultado fazia um contraponto ao Ideb, lembrando que o que
puxa o Ideb do RS para baixo é o índice de aprovação da rede, especialmente do
Ensino Médio, que é de 66,3%. O cálculo do Ideb leva em consideração somente a
taxa de aprovação.
O secretário salienta que a reestruturação do
Ensino Médio na rede busca reverter os índices de reprovação e de abandono da
rede estadual, o que vai elevar o índice do Ideb. “Não desconsideramos a
necessidade de melhorar índices e de garantir maior qualidade ao ensino gaúcho
da rede estadual, no entanto, não podemos deixar de reconhecer aspectos que
demonstram o compromisso de milhares de professores que atuam em nossa rede e o
esforço de milhares de estudantes que buscam na educação pública obter melhores
condições para o seu futuro”, enfatiza o titular da Seduc.
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