9ª Coordenadoria se Dispõe ao Diálogo com Alunos do Ensino Médio Politécnico
A 9ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pelo
Coordenador Venicio Guterres Guareschi, após as manifestações de alunos contra
o Ensino Médio Politécnico, busca compreender suas posições em relação às
mudanças no ensino público estadual, visto que, conforme depoimentos dos
manifestantes nos meios de comunicação, dizem não conhecer de fato a proposta
de reestruturação
Com o objetivo de estabelecer um diálogo efetivo, a 9ª CRE
encaminhou na tarde desta terça-feira dia 03 de setembro um documento ao Grêmio
Estudantil da EEEB.Margarida Pardelhas, como uma forma de dirigir-se ao colegiado,
o documento relata que: Há muito, as teorias de viés sociológico e fenomenológico, constatavam um
avançado nível de desinteresse dos jovens em relação à politica; felizmente,
estamos vivenciando um momento de reversão destas constatações, uma vez que
observamos as manifestações dos jovens, Brasil a fora, trazendo para o debate
suas demandas.
Acreditamos que estamos vivendo um processo de
re-politização da sociedade brasileira, no qual temos a oportunidade de
debatermos o significado das coisas e o motivo dos projetos, revitalizando
desta forma a noção de política.
Respeitamos as organizações dos estudantes, e,
sobretudo, desejamos seu fortalecimento, uma vez que o protagonismo da
juventude é um dos princípios que norteiam a proposta de reestruturação curricular
do ensino médio.
A partir destes pressupostos, na condição de Gestores
do Sistema de Ensino do Rio Grande do Sul, a nível regional, não poderíamos
deixar de considerar as manifestações realizadas nos últimos dias, bem como a
declaração realizada pelo presidente do grêmio estudantil da EEEB.Margarida Pardelhas,
na rádio, nesta terça-feira (03/09/13), a respeito da proposta de
Reestruturação Curricular do Ensino Médio da Rede de Ensino do Estado do Rio
Grande do Sul, o qual expõe que o melhor encaminhamento seria que os estudantes
de fato conhecessem tal proposta.
Diante disto, a Coordenadoria reafirma que está à disposição
dos estudantes, e aguarda os colegiados proporem o espaço no qual poderemos estabelecer
o diálogo sobre as reivindicações.
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