segunda-feira, 23 de setembro de 2013


PLINKS uma Forma de Aprender Brincando
nas Escolas
 

      A professora Maria Gorete Lacerda do NTE e a Coordenadora do Programa Correção de fluxo, da 9ª CRE, Elizabeth Belzarena, estiveram no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon no Salto do Jacuí e Instituto Estadual de Educação Prº Annes Dias de Cruz Alta, auxiliando os professores, supervisores e alunos do Programa Acelera, na divulgação e cadastro, e acesso ao Plinks.
     O PLINKS é uma plataforma de aprendizagem lúdica que envolve estudantes e educadores, do Programa Correção de Fluxo, numa aventura divertida através do conhecimento, essa foi planejada para alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
    A plataforma do PLINKS é digital, nelas os games, as literaturas de ficção, a interação com colegas e educadores, se integram em prol de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Através da aventura dos jogos e desafios que envolvem questões do currículo escolar, crianças e adolescentes estarão especialmente motivadas para o desenvolvimento de suas habilidades de leitura, de pensamento matemático e resolução de problemas diversos.
     O projeto possui quatro eixos: Comunicação (linguagem e identidade), Localização (os lugares, sua história e trajetória), Ação (comportamento, convivência e transformações), Evolução (o mundo, os ciclos da vida e o tempo).
     Os principais objetivos educacionais do PLINKS são Transformar os processos de aprendizagem em algo prazeroso, Trabalhar os conteúdos curriculares a partir de uma nova perspectiva, de modo a contemplar o mundo contemporâneo e as experiências dos alunos, Engajar os alunos em processos de colaboração mais amplos, Proporcionar o contato com as novas tecnologias de informação e comunicação.
    Promover a aprendizagem das crianças, pré-adolescentes e educadores reunidos numa plataforma de rede social e jogos digitais foi o desafio que motivou a parceria entre o Instituto Ayrton Senna, empresa Joy Street, Instituto Natura e a Fundação Telefônica.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário