PLINKS uma Forma de Aprender Brincando
nas Escolas
nas Escolas
A professora Maria Gorete Lacerda do NTE
e a Coordenadora do Programa Correção de fluxo, da 9ª CRE, Elizabeth Belzarena,
estiveram no Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon no Salto do Jacuí e
Instituto Estadual de Educação Prº Annes Dias de Cruz Alta, auxiliando os
professores, supervisores e alunos do Programa Acelera, na divulgação e
cadastro, e acesso ao Plinks.
O PLINKS é uma
plataforma de aprendizagem lúdica que envolve estudantes e educadores, do
Programa Correção de Fluxo, numa aventura divertida através do conhecimento,
essa foi planejada
para alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.
A
plataforma do PLINKS é digital, nelas os games, as literaturas
de ficção, a interação com colegas e educadores, se integram em prol de uma
aprendizagem significativa e prazerosa. Através da aventura dos jogos e
desafios que envolvem questões do currículo escolar, crianças e adolescentes
estarão especialmente motivadas para o desenvolvimento de suas habilidades de
leitura, de pensamento matemático e resolução de problemas diversos.
O
projeto possui quatro eixos: Comunicação (linguagem e identidade), Localização (os
lugares, sua história e trajetória), Ação (comportamento, convivência e
transformações), Evolução (o mundo, os ciclos da vida e o tempo).
Os
principais objetivos educacionais do PLINKS são Transformar os processos de aprendizagem em algo prazeroso, Trabalhar os conteúdos curriculares a
partir de uma nova perspectiva, de modo a contemplar o mundo contemporâneo e as
experiências dos alunos, Engajar os
alunos em processos de colaboração mais amplos, Proporcionar o contato com as novas tecnologias de informação e comunicação.
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