segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

2014: um ano para melhorar ainda mais, por Jose Clovis de Azevedo

Iniciamos um novo ano letivo na rede estadual de educação. Um ano emblemático, pois marca o final do processo de implantação da reestruturação curricular do ensino médio nas 1.063 escolas estaduais, o início da reestruturação do currículo nas escolas do campo e a continuidade de projetos como o Província de São Pedro, que tem levado a estudantes e professores novos equipamentos tecnológicos, como tablets e netbooks, e beneficiado escolas com a melhoria da infraestrutura e acesso à Internet, além da manutenção dos investimentos e recuperação das escolas que neste momento ultrapassam os 300 milhões e se aproximam de 2 mil obras.
Continuaremos o intenso trabalho de formação continuada, que é tão caro para a gestão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Somente neste semestre, teremos uma nova edição do Seminário Internacional de Educação da Seduc.
Entre 2 e 4 de junho, nos quatro cantos do Estado haverá mobilização de milhares de professores. O seminário será transmitido pela Internet, possibilitando que milhares de educadores reflitam sobre a sua prática cotidiana e tomem contato com outras experiências educacionais, sejam gaúchas, brasileiras ou internacionais.
Iniciamos 2014 com a convicção de que o trabalho que vem sendo feito na rede - das menores às maiores escolas, da educação infantil à educação profissional, passando pelas turmas do ensino fundamental, médio e técnico - é essencial para que a curva ascendente da qualidade da educação se transforme em um novo patamar.
Esperamos contar com o comprometimento de cada professor e de cada professora neste ano letivo; assim poderemos, juntos, garantir um dia a dia com mais aprendizado de qualidade aos estudantes.
Reiteramos o compromisso em permanentemente buscar melhores condições para o trabalho em nossas escolas e ambientes de atuação de educadores e educadoras e manter investimentos crescentes na educação do Rio Grande do Sul.
Jose Clovis de Azevedo, secretário de Estado da Educação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Mestre Chassot Palestra na Videoconferência de Abertura do Ano Letivo
 
       Após a saudação de boas-vindas e intervenção institucional, o secretário de estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo passou a palavra ao professor Áttico Chassot, do Centro Metodista IPA, que abordou o tema “Das Disciplinas às Indisciplinas” na conferência de abertura do ano letivo de 2014. Ao apresentar um panorama das mudanças ocorridas na educação desde o século 16, Mestre Chassot destacou que a escola precisa mudar para atender à contemporaneidade. Para Chassot, a cada ano a escola tem um desafio novo, que é fazer diferente, e esse é um privilégio dos professores. “Quando nos damos conta que a escola mudou, é preciso que mudemos também. A escola é diferente e exige que façamos uma educação diferente, cada vez mais marcada pela curiosidade. Isso é uma exigência que os tempos atuais trazem para a escola e para os professores. Não temos apenas que mudar o mundo. Temos que mudar o mundo pra melhor”, enfatizou o mestre que, em 2014, começa como profissional o seu 54º ano letivo.
       No encontro, diretoras de escolas manifestaram a satisfação com o início do ano letivo. Para Márcia Schneider, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, a escola está pronta para receber os alunos. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois a escola está preparada, as salas todas foram pintadas, nosso quadro está completo, estamos recebendo os professores nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) e passando as orientações relativas ao ano letivo para os professores. Schneider explica que nesta semana também serão realizadas as provas de recuperação para estudantes do Ensino Médio Politécnico.
       A diretora Isabel Faustino, da Escola Bento Gonçalves, de Novo Hamburgo, compartilha a expectativa positiva em relação ao novo ano. A escola, que atende jovens em unidade da Fase, receberá em 2014 turmas de Educação de Jovens e Adultos tanto no Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio Politécnico, além de equipamentos que garantem mais inovação tecnológica.
A videoconferência desta manhã foi acompanhada pela representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, e da Assembleia Legislativa, deputado Mike Breier, por gestores da Seduc e professores/as, diretores/as de escola e representantes e coordenadoras/es das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Região Metropolitana (1ª, Porto Alegre, 2ª, São Leopoldo, 12ª, Guaíba, 27ª, Canoas, e 28ª, Gravataí). De acordo com a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria, Vera Amaro, mais de 150 encontros de formação mobilizam a rede estadual nestas quinta e sexta-feira, todos tendo como foco principal o início do ano letivo de 2014.

 
Videoconferência Marca o Início do Ano Letivo na Rede Pública Estadual
 
      A equipe da 9ªCRE recebeu escolas da rede no Campus universitário da Unicruz para acompanhar a videoconferência que marcou o início do ano letivo na rede pública estadual, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, apresentou um balanço dos três anos de gestão e demonstrou convicção de que 2014 será um ano com concretização de diversos avanços na rede, em especial nas escolas e em ações que visam ao aperfeiçoamento profissional dos professores e servidores de escolas estaduais. O evento pedagógico foi transmitido ao vivo e em tempo real para todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), pela Internet, com alcance a dez mil educadores da rede, em todo o Rio Grande do Sul.
        O titular da Seduc destacou que balanço de fevereiro indica a realização de 2.000 obras, em mais de 1.000 escolas estaduais, com investimento superior a R$ 300 milhões. Azevedo enfatizou que o governo do Estado mantém o processo de implantação do Plano de Necessidade de Obras (PNO), programa que vai reformar globalmente 524 escolas da rede e que já tem 100 projetos em processo de licitação. Para Azevedo, a parte mais difícil da obra, que são os projetos, está concluída. “Temos um banco de projetos como nunca o Estado teve, capaz de consolidar uma política de Estado, não de governo”, disse o secretário para os cerca de 500 professores, diretores e servidores de escola que participaram do encontro pedagógico no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, e para os profissionais da rede que acompanharam a videoconferência em outras 49 salas, na região metropolitana e interior do Estado.
         Azevedo também abordou temas prioritários da gestão, como a formação de professores, que já possibilitou mais de 300 mil participações em encontros pedagógicos para professores da rede, os investimentos na modernização tecnológica e a reforma do Ensino Médio, que movimenta e causa reflexão em mais de 1000 escolas, 350 mil estudantes e mais de 25 mil professores, além da sociedade gaúcha.

 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Curso de Extensão Gratuito na Área de Deficiência Visual 
 
 
       A Universidade de Cruz Alta em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), está disponibilizando para professores da rede estadual da região de Cruz Alta o curso de Extensão na Área de Deficiência Visual . A atividade é gratuita e tem carga horária de 80 horas. Os munícipios contemplados são: Cruz Alta, Tapera, Ibirubá, Selbach, Salto do Jacuí, Quinze de Novembro, Alto Alegre, Espumoso, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Ijuí, Pejuçara, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Colorado, Condor e Panambi.
     O curso tem como finalidade promover a reflexão, a discussão, a fundamentação teórica, a ressignificação de concepções e a busca de alternativas práticas de inclusão social das pessoas com Deficiência Visual, reconhecendo a legislação pertinente, bem como apoiar e/ou fortalecer a construção de redes sociais de apoio a essa população.
     Com um total de seis encontros, as aulas serão realizadas às sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro e as aulas terão início em 07 de março de 2014.

 
Nome do Programa: Gestão de Políticas Públicas Para os Direitos Humanos com Ênfase em Diversidade Geracional e Sexual e Pessoas com Deficiência.
 
IES responsável:Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ.

Período de inscrições: 10/02 a 21/12/2014.

Publicação de selecionados: 06/03/2014, no site da FDRH e no cadastro do candidato.

Carga horária: 80 horas.

Dias de aula/Turnos: sexta-feira - noite, e sábado - manhã e tarde.

Horário das aulas: das 8h até 11h30min, das 13h30min até 17h30min e das 19h até 22h30min.

Início das aulas: Dia 07 de Março de 2014.

Término das aulas (indicativo): 05 de Abril de 2014.

Local das aulas: Sede da UNICRUZ.

Público Alvo: Professores do quadro efetivo da rede pública estadual e caso sobre vagas estas serão destinadas a professores do quadro efetivo da rede pública municipal.


Edital 03/2014

Cadastre-se e inscreva-se aqui

  CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO ANO LETIVO SERÁ NESSA QUINTA-FEIRA (20).
 
 

        Será realizada no próximo dia 20 de fevereiro, a Conferência de abertura do ano letivo 2014, com o tema “Desafios da Educação Básica frente às transformações contemporânea”, s”, promovido pela Secretaria Estadual de Educação. O evento será realizado no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre a partir das 9 horas. Haverá transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) pela Internet. A 9ª CRE irá realizar a transmissão no Auditório do Campus da Universidade de Cruz Alta para professores e diretores da rede.
A expectativa é envolver até 10 mil professores, entre os assistentes no auditório principal, em Porto Alegre, e das salas preparadas para receber a conferência em cada cidade-sede das coordenadorias regionais. O encontro é mais um espaço de reflexão e de oferta de formação continuada para professores, gestores e servidores da rede estadual, sendo a formação permanente um dos eixos prioritários da gestão da Seduc.
A intenção do Secretario é promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade social, além de fortalecer os eixos do programa de governo desta gestão: reestruturação curricular; valorização profissional, formação continuada e qualificação e democratização da gestão e acolhimento da comunidade escolar.
promovido pela Secretaria Estadual de Educação. O evento será realizado no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre a partir das 9 horas. Haverá transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) pela Internet. A 9ª CRE irá realizar a transmissão no Auditório do Campus da Universidade de Cruz Alta para professores e diretores da rede.
       
A expectativa é envolver até 10 mil professores, entre os assistentes no auditório principal, em Porto Alegre, e das salas preparadas para receber a conferência em cada cidade-sede das coordenadorias regionais. O encontro é mais um espaço de reflexão e de oferta de formação continuada para professores, gestores e servidores da rede estadual, sendo a formação permanente um dos eixos prioritários da gestão da Seduc.
        
A intenção do Secretario é promover espaço de formação para gestores, professores e servidores da rede para difusão de ideias e práticas que busquem uma educação de qualidade social, além de fortalecer os eixos do programa de governo desta gestão: reestruturação curricular; valorização profissional, formação continuada e qualificação e democratização da gestão e acolhimento da comunidade escolar. promovido pela Secretaria Estadual de Educação. O evento será realizado no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre a partir das 9 horas. Tendo como palestrantes o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e o professor Áttico Chassot, do Centro Metodista IPA. Haverá transmissão simultânea para todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) pela Internet. A 9ª CRE irá realizar a transmissão no Auditório do Campus da Universidade de Cruz Alta para professores e diretores da rede.
 
Imagens da Videoconferência realizada em julho de 2013.
 


 


 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pacto Pelo Ensino Médio, Recursos Humanos, ISE, SEAP, Reajuste Salarial e Vacina HPV nas Escolas são temáticas da Reunião de Abertura do Ano Letivo da 9ªCRE
       
       Aconteceu nessa manhã de segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o primeiro encontro de 2014 entre CRE e os Diretores de Escolas. O encontro de abertura do ano letivo foi movido por um retrospecto de 2013 e futuras ações para esse ano que inicia.
      Deu abertura ao encontro a Coordenadora pedagógica, Odete Capelesso, que em sua fala, mobiliza a equipe para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que  é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em processo de implantação em todo o país. Com a medida, o MEC pretende atingir 500 mil professores, nos 26 estados e no Distrito Federal. A formação dos orientadores de estudos será feita por 40 universidades. O Pacto investe na formação continuada em serviço dos docentes, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os participantes, logo após  faz algumas colocações pedagógicas para o decorrer do ano letivo.
        Na continuidade, o coordenador regional de educação, Venicio Guterres Guareschi dá as boas vindas aos diretores e explana sobre as mudanças ocorridas nos anos anteriores, passando pelo plano de obras das escolas, valorização profissional e a conclusão do reajuste salarial que se concretizará até o final do Governo rompendo o arrocho salarial dos governos passados com o valor de 76,6% de reajuste aos professores e funcionários de escolas, mantendo o plano de carreira do magistério, o que significa um aumento real em torno de 50% em quatro anos, o que é um ganho sem precedente na história dos educadores gaúchos.
        Durante a manhã foram tratadas também as seguintes pautas: Recursos Humanos e SEAP, com a coordenadora adjunta, Alexandra Amaral da Silva, Sistema INE/ISE com as assessoras Ana Cláudia Maicá e Cleonice Fagundes e Saúde Escolar com a assessora Margarete Marques Silva, esta fala das orientações e estratégias de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) que tem  inicio  no mês de março  nas escolas da rede estadual, municipal e escolas privadas, a qual imunizará  meninas entre 11 e 13 anos contra o câncer colo de útero.
 
 





 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

EDITAL Nº 01/2014
CADASTRO TEMPORÁRIO DE CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORES

 

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados que estão abertas, nas Coordenadorias Regionais de Educação, abaixo relacionadas, as inscrições para o Cadastro Temporário de Contratação Emergencial, para o exercício da função de professor, nos termos da Lei nº 11.126, de 09 de fevereiro de 1998, alterada pela Lei nº 14.464, de 17 de janeiro de 2014 e do Decreto nº 45.754, de 15 de julho de 2008 – D.O.E.16 de julho de 2008, no período de 06 a 12 de fevereiro de 2014, para as Áreas do Conhecimento e Habilitações da Educação Básica nas suas Etapas e Modalidades.

 

DOS BANCOS A SEREM PROVIDOS:

Os bancos serão providos por Coordenadoria (CRE) e por Município para as Áreas do Conhecimento e Habilitações da Educação Básica nas suas Etapas e Modalidades.

 

DAS INSCRIÇÕES:

Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou na Coordenadoria Regional de Educação.

O candidato se inscreverá para a CRE e Município, conforme sua habilitação para a Educação Básica nas suas Etapas e Modalidades, podendo atuar na Área do Conhecimento;

 

- O candidato poderá inscrever-se para no máximo dois municípios;

- O candidato deverá preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição;

- Após o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, o candidato deverá gerar o documento que será anexado, junto com os comprovantes de titulação, conforme item 4, ao envelope e entregar nas Coordenadorias Regionais de Educação ou enviar pela EBCT ,via SEDEX, até o último dia da inscrição. Da documentação, também, fará parte a declaração do candidato aceitando a contratação, devidamente assinada;

- A inscrição será considerada aceita, quando o candidato proceder à entrega dos documentos que comprovem habilitação para o cargo pretendido, junto com a fi cha de inscrição (dentro do prazo de inscrição);

- A entrega da documentação correta é de inteira responsabilidade do candidato;

-  Documentos enviados a outras Coordenadorias não serão aceitos.

 

DA ESCOLARIDADE EXIGIDA:

 

Poderão se inscrever no Cadastro de Contratações Temporárias os candidatos que comprovarem a escolaridade mínima exigida, apresentando um ou mais itens dos abaixo relacionados:

 

• Curso Superior de Licenciatura, Bacharel ou Tecnólogo;

• Curso de Nível Médio Normal/Magistério;

• Frequência comprovada em Curso Superior de Licenciatura, no mínimo 4º semestre;

• Frequência comprovada em Curso Superior de Bacharel, no mínimo 7º semestre;

• Formação de Magistério, para atuação nas escolas indígenas;

• Formação de Magistério e/ou Licenciatura em Pedagogia, concluídos, para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

 

Cópia reprográfica:

 

• Diploma e/ou Certifi cado de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura, ou Bacharel, ouTecnólogo e Histórico Escolar;

• Diploma de Curso de Nível Médio Normal/Magistério;

• Diploma de Curso de Nível Médio Normal/Magistério mais Certificado de Cursos Adicionais perfazendo um mínimo de 360 horas, na Educação Especial;

• Diploma de Licenciatura mais curso de capacitação de no mínimo 360 horas ou Certificado de Proficiência em Libras;

• Atestado de frequência e histórico escolar em Curso de Nível Superior de Licenciatura

cursando no mínimo o 4º semestre;

• Atestado de frequência e histórico escolar em Curso Superior de Bacharel, cursando no mínimo o 7º semestre;

• Certificado de Curso Técnico de Nível Médio com atestado de frequência em Curso Superior de Bacharel, cursando no mínimo o 7º semestre;

• Diploma de Curso Superior de Licenciatura mais 360 horas de Cursos Livres, em Língua Estrangeira Moderna;

• Experiência, comprovada, como professor em Escola Indígena com conhecimento em

Língua Kaingang e/ou Língua Guarani;

• Declaração do Cacique, especificando que pertence àquela comunidade indígena;

• Atestados comprobatórios de regência de classe.

 

Confira as Vagas para a 9ª CRE - CRUZ ALTA

 

BOA VISTA DO CADEADO

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

BOA VISTA DO INCRA

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MULTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

CRUZ ALTA

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

 

ENSINO MEDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

FORTALEZA DOS VALOS

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

IBIRUBÁ

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA E MERCADOS

ENFERMAGEM

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

JACUIZINHO

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

4332 SOCIOLOGIA

 

JARI

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

PEJUCARA

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

QUINZE DE NOVEMBRO

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MULTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MEDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCACAO FISICA

FILOSOFIA

FISICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

SALTO DO JACUÍ

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ANOS INICIAIS/LÍNGUA GUARANI

ANOS INICIAIS/LÍNGUA KAINGANG

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MULTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MÉDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTÓRIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DESENHO ARQUITETÔNICO

ELETROMECÂNICA

ELETRÔNICA

ELETROTÉCNICA

ENFERMAGEM

INFORMÁTICA

SEGURANÇA DO TRABALHO

 

TUPANCIRETA

 

ENSINO FUNDAMENTAL - SERIES INICIAIS

ED ESP - DEFIC AUDITIVA/LIBRAS

ED ESP - DEFIC MENTAL

ED ESP - DEFIC MÚLTIPLA

ED ESP - DEFIC VISUAL

 

ENSINO MEDIO

ARTE

BIOLOGIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

FILOSOFIA

FÍSICA

GEOGRAFIA

HISTORIA

L.E.M. LÍNGUA ESPANHOLA

L.E.M. LÍNGUA INGLESA

LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS)

LITERATURA

MATEMÁTICA

QUÍMICA

SOCIOLOGIA