sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


Seduc Publica Edital da Seleção para
Orientadores de Estudo

Está disponível a partir desta quinta-feira (03) no site da Secretaria de Estado da Educação (www.seduc.rs.gov.br) o 2º edital do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O documento contém a lista final dos professores regentes dos anos iniciais para a função de Orientadores de estudo do Pacto, que irão acompanhar os professores alfabetizadores cursistas, realizando relatórios, controle de frequência, avaliação e dando suporte as atividades.
As vagas serão preenchidas por convocação, conforme a necessidade de implementação das turmas, no triênio 2012-2014, observando a ordem de classificação obtida em cada Coordenadoria Regional de Educação. Estes selecionados passarão por formação pedagógica do MEC na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a duração de 40 horas, concentradas nas áreas de Linguagem/Língua Portuguesa e Matemática. Em 2013, a área definida pelo MEC para a formação é a de Linguagem. Em 2014, a de Matemática. Simultaneamente a Secretaria de Estado da Educação irá ofertar formação nas duas outras áreas do conhecimento que integram o Programa Estadual: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A formação inicial acontecerá no período compreendido entre a segunda quinzena de janeiro de 2013 e o início do ano letivo na rede, previsto para 27 de fevereiro.
A Rede de Orientadores de Estudo está inserida no objetivo de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa compreende os eixos de formação continuada de professores alfabetizadores, materiais didáticos, literaturas e tecnologias educacionais; avaliação; gestão; controle e mobilização social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário