terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


9ª Coordenadoria Acompanha
 
Videoconferência Estadual

 

          A Equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e escolas da região acompanharam na manhã desta segunda-feira dia 25 de fevereiro a Videoconferência realizada pela Secretaria do Estado da Educação do RS, a videoconferência marcou o início do ano letivo nas 2.574 escolas da rede pública estadual. O evento ocorreu no auditório Mondercyl na sede do Ministério Público (MP) em Porto Alegre e foi promovido pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Aproximadamente 20 mil professores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) acompanharam os conferencistas, secretário de Estado da Educação prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e prof. Dr. Gaudêncio Frigotto, através de link disponibilizado no site da Secretaria da Educação (Seduc). Com o objetivo de discutir a reestruturação curricular da Educação Básica, que tem a interdisciplinaridade e o fazer coletivo como princípio pedagógico, os 400 professores que acompanharam presencialmente a atividade tiveram a possibilidade de fazer intervenções e questionamentos aos educadores palestrantes.
        Azevedo apresentou os eixos políticos da gestão da Seduc e destacou que o governo aumentou o percentual aplicado em Educação sobre a receita líquida do Estado, demonstrando que a Educação é prioridade da atual gestão. Em 2008 foi aplicado 25,42%, passando para 29,96% em 2012. Informou que a Pasta vai aprofundar a reestruturação curricular do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e começar a reestruturação do 4º ao 9º ano além da continuidade da reestruturação do Ensino Médio e Educação Profissional. “Estamos em um processo de recuperação dos salários dos professores, mas já garantimos um reajuste de 76,68% em nossa gestão, o maior reajuste das últimas décadas. Estamos recuperando a curva descente da educação e partindo para uma curva ascende através do respeito e dialogo para a construção de melhorias”, finalizou. 
        Para o professor e pesquisador Frigotto o desafio para a sociedade é recuperar o sentido da Educação Básica e o papel da escola na constituição da identidade de um povo. “A Educação Básica tem que proporcionar a formação para o individuo inserir-se de maneira autônoma na cidadania. Buscando núcleos de conhecimentos que em sua unidade nos permite o diverso”, disse. O pesquisador também enfatizou a necessidade da classe do magistério resgatar seu domínio pedagógico dentro das escolas. “Banco é banco, indústria é indústria e escola é escola”, disse fazendo referência ao grande número de economistas e profissionais de outras áreas que desenvolvem teorias a respeito da gestão na Educação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário