segunda-feira, 24 de junho de 2013

Missão à Alemanha
Secretario de Educação, Jose Clovis de Azevedo Propõe Cooperação com Universidade Alemã

Formação de professores e troca de experiências na área da docência são o foco da cooperação proposta nesta segunda-feira (24), pelo secretário Jose Clovis de Azevedo à Universidade de Siegen, Alemanha. Azevedo e o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Espártaco Dutra, foram recebidos pela chefe do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Bärbel Friederike-Schurrle, pelo professor da Faculdade II, Martin Herchenröder, epela professora Ulrike Buchmann, representante da diretora da Faculdade II (Departamentos de Arquitetura, Ciências Pedagógicas e Psicologia), Prof. Dra. Hilde Schröteler-von Brandt. É anfitrião da comitiva brasileira na Alemanha o professor Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pelos acadêmicos. Em curto prazo, de acordo com Friderike-Schurrle, a universidade oferece a oportunidade de até três professores da rede estadual participarem de intercâmbio profissional e pedagógico, tendo como foco principal o aperfeiçoamento do idioma alemão e a troca de experiências na área da música.
Além de apresentar a rede estadual um diagnóstico do momento atual da reestruturação curricular do Ensino Médio, Azevedo frisou que é definição do governo incrementar os laboratórios de idiomas na rede estadual, em função da reforma curricular, o que inclui a possibilidade de oferta de aprimoramento de professores de alemão pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Atualmente, o alemão está no currículo de 20 escolas estaduais, onde lecionam 26 professores. Essas escolas estão localizadas nas regiões do Estado onde a colonização alemã foi mais intensa, em especial na 2ª CRE e na 17ª CRE. Até maio de 2014, o país vive o Ano da Alemanha no Brasil.
Este foi o primeiro passo rumo à formalização da parceria entre Seduc e Universidade de Siegen. Um Termo de Cooperação, ou Memorando de Entendimento será construído por técnicos das duas partes.
Azevedo formalizou convite para que representantes da Universidade de Siegen vão ao Rio Grande do Sul, para conhecer as escolas onde o alemão compõe a grade curricular. Na próxima sexta-feira (28), Azevedo retorna à Universidade de Siegen para reunião na Faculdade de Arquitetura, onde um grupo de alunos da Universidade de São Paulo trabalha, de forma conjunta a estudantes alemães, na proposta de um complexo educacional a ser instalado em Porto Alegre e que segue a pedagogia Waldorf.
A Universidade de Siegen é um moderno instituto de ensino superior localizada centralmente na área limítrofe dos três estados federais alemães: Hesse, Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado. É guiada pelo princípio: "Criando um futuro digno do homem". Atualmente, estudam na Universidade mais de 15 mil alunos estudantes, sendo que mais de 11% estrangeiros, oferecendo uma variedade de programas de graduação através de quatro faculdades diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário