quarta-feira, 24 de julho de 2013



Escola Edison Quintana da Cidade de Ibirubá é Selecionada para Fase Regional do PGE


O Prêmio Gestão Escolar (PGE) – realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros – visa estimular a melhoria dos processos de gestão das escolas públicas em busca de seu objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros, além de possibilitar a aproximação de toda a comunidade escolar para avaliar as condições de ensino e aprendizagem na escola, proporcionando um processo de aperfeiçoamento dos envolvidos.
Todas as escolas de ensino regular da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado) das redes públicas estaduais e municipais, foram convidadas a participar do Prêmio Gestão Escolar desde que realizassem o processo de auto avaliação, nos termos do regulamento do PGE, que consistia em uma auto avaliação da gestão escolar e uma proposta de plano de ação, devendo ser elaborados coletivamente pela comunidade escolar, nos termos do formulário padrão encontrado no site.

A auto avaliação da gestão escolar, no contexto deste prêmio, pauta-se pelas seguintes dimensões:

- Gestão Pedagógica:

Nível A: Planejamento e Ações Pedagógicas

Nível B: Resultados Educacionais

- Gestão Participativa

- Gestão de Pessoas e Liderança

- Gestão de Infraestrutura: recursos


Plano de Ação


            Considerando que a auto avaliação apontará os pontos fortes e as fragilidades da gestão escolar, o coletivo deve propor um plano de ação que possibilite avanços que favoreçam o compromisso com o ensino e com os resultados na aprendizagem dos alunos.
Segundo a assessoria do PGE da 9ª CRE, 10 escolas iniciaram o processo de cadastro no PGE, e 04 concluíram sendo elas: Escola estadual Cândido Machado, Escola Estadual José Carlomagno de Cruz Alta, Escola Estadual Castelo Branco do Salto do Jacuí e Escola Estadual Edison Quintana de Ibirubá. Todas passaram por uma comissão de avaliação Regional até uma escola ser selecionada.
A escola selecionada pelo comitê Regional foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana. Foi escolhida pela comissão por ter realizado uma análise criteriosa sobre cada item bem como o desempenho dos alunos, apontando os aspectos positivos e de maior fragilidade, encontrando assim saídas em seu plano de ação. Ela oferece oficina de música, hora do canto, momento cívico filosófico, encontro dos pais que amam, solidariedade e o principal projeto que a escola desenvolve em todas as séries denominado “Projeto de filosofia: Educação para o Pensar”. Este projeto tem horário pré-determinado no calendário da escola e todas as atividades propostas por ele tem por objetivo desenvolver a criticidade no aluno. A escola funciona como uma equipe de trabalho, onde todos colaboram no desenvolvimento das ações para deixá-la sempre organizada e com boa aparência. A escola consegue que a comunidade escolar participe na maioria das atividades e que os pais assumam as responsabilidades de serem os primeiros e principais responsáveis pela educação dos filhos.
A escola Edison Quintana juntamente com as demais selecionadas nas regionais passarão por um Comitê Estadual que selecionará o 1º e 2º lugar como Destaques Estaduais. Estes irão para o Comitê Nacional que selecionará 06 finalistas, que serão os Destaques Nacionais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário