sexta-feira, 19 de julho de 2013


Seminário Internacional de Educação Concepção e Sentidos da Educação: Pensamentos Para Uma Nova Prática Cidadã


      Iniciou na noite de 18 de julho de 2013, o Seminário Internacional de Educação Concepção e Sentidos da Educação: Pensamentos Para Uma Nova Prática Cidadã realizado pela Secretária Estadual de Educação no Salão de Atos da UFRGS em Porto Alegre. Este Seminário está sendo transmitido por Videoconferência em todas as cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) havendo mais de 50 pontos de transmissão, com mediadores convidados, para repercutir as conferências, palestras e debates que acontecem em Porto Alegre. Em Cruz Alta o seminário está sendo transmitido na UNICRUZ/Campos para representantes de professores, funcionários de todas as escolas da região da 9ªCRE, comunidade escolar e membros da Sede da CRE, sob a mediação da Professora Sirlei Lauxen Vice-Reitora de Graduação da UNICRUZ, somando um público de 120 pessoas para os dois dias de Seminário.
      A intenção da Seduc é propiciar a reflexão sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio e Educação Profissional que está em curso na rede estadual, com expectativa de atingir mais de 12 mil pessoas, na Capital e nos pontos de assistência.
     O Seminário Internacional trás à Capital educadores reconhecidos mundialmente, como o pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison, que fez a fala da noite de quinta-feira, 18 de julho, imediatamente depois do ato de abertura do encontro, marcado para as 19h. O secretário estadual da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, anfitrião do encontro pedagógico faz a fala de abertura.
      O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, enfatizou que a Educação é um direito de todos, sem distinção. Em seu pronunciamento citou o artigo 205 da Constituição Federal que estabelece “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família”. Também mencionou a Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em 1990 na cidade de Jomtien na Tailândia, e o Fórum Mundial de Educação de Dakar no ano de 2000 no Senegal, que estabeleceu metas a serem alcançadas até 2015 pelos governos membros. Entre elas, “assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas mediante acesso equitativo a aprendizagem apropriada e a programas de capacitação para a vida”.
      Azevedo também diz que o Seminário é um encontro de aprofundamento teórico e continuidade de um grupo de pensadores onde a Educação para todos não significa escola para todos, e sim, aprendizagem para todos. “Continuamos sonhando com uma escola pública onde a escola seja um espaço de criatividade, de acolhida como sujeito da civilização e não de exclusão. Buscamos e precisamos de uma Educação para Todos de fato”, disse.  
      A diretora da Faculdade de Educação da UFRGS, Simone dos Santos, representando o reitor Carlos Alexandre Netto, disse que a instituição está orgulhosa por promover o evento em parceria com a Pasta da Educação. “É uma alegria e orgulho promover este evento com a Secretaria Estadual da Educação no sentido de qualificarmos a rede estadual de ensino”, disse.
      Também foram convidados a falar aos professores estaduais o professor Gustavo Fischmann, argentino com atuação nos Estados Unidos, Jorge Manuel de Almeida Castro e Ana Benavente, ambos de Portugal, e os brasileiros Maria Teresa Esteban, Antonio Flavio Moreira, Monica Ribeiro da Silva, Acácia Kuenzer e Sandra Garcia. Estarão em debate no seminário os temas Educação como Prática Social Cidadã, Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente; Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários; e dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional. Cada tema será desenvolvido em um turno. O Seminário Internacional tem cronograma de atividades nos dias 18 (à noite) e nos três turnos do dia 19, sexta-feira, de acordo com o seguinte cronograma:
 
Programação
Quinta-feira, 18
18h - Início do Credenciamento
19h - Abertura Oficial com apresentação da Orquestra Villa Lobos
19h30 - Conferência: Pensamentos para uma nova prática social cidadã
Palestra Inaugural: Michael Apple (EUA)
Sexta-feira, 19
Manhã - Painel: Avaliação: Controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho docente
8h30 - 9h30 - Maria Tereza Esteban (Brasil)
9h30 - 10h30 - Gustavo Fischman (Argentina/EUA)
10h30 - 11h30 - Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal)
11h30 – 12h30 - Abertura para questões e debate
12h30 - 13h30 - Período para almoço

Tarde - Painel: Reestruturação curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários
14h - 15h - Ana Benavente (Portugal)
15h - 16h - Antônio Flavio Moreira (Brasil)
16h - 17h - Mônica Ribeiro da Silva (Brasil)
17h -18h - Abertura para questões e debate
18h - 19h- Lançamento de livro
Noite - Painel: dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da educação Profissional
19h – 20h – Sandra Garcia (Brasil)
20h – 21h – Acácia Kuenzer (Brasil)
21h – 22h – Debate e encerramento
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário