quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa no Ano de 2013
PNAIC
 
       Os “Encontros de Formação: Pacto de Alfabetização na Idade Certa” realizados no ano de 2013 tiveram  como proposta formar os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das escolas da 9ª CRE  ao  longo do ano.
      Todos os envolvidos neste processo tem o compromisso de alfabetizar todos os alunos até os 8 anos ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.  Para que essa proposta fosse concretizada na rede estadual tivemos toda uma organização com a realização de encontros de formação para os orientadores e posteriormente para os professores que foram orientados.
       Nos municípios de abrangência da 9ª CRE, a formação continuada do PNAIC iniciou em março de 2013 em 35 escolas, envolvendo 120 professores alfabetizadores que atuam nos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos que constituem o ciclo da alfabetização e letramento, tendo a formação acompanhada por 05 professoras orientadoras de estudos.
       As ações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa atingiram aproximadamente 2.320 alunos do 1º Ciclo de Alfabetização da rede estadual de ensino da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, garantindo aos educandos o direito à aprendizagem, em especial da leitura e escrita.
       Os encontros de formação para os alfabetizadores foram realizados no município de Cruz Alta em grupos maiores e também em pequenos grupos nos quais foram realizadas várias dinâmicas de estudos, rodas de discussões sobre a alfabetização, organização de grupos de estudos  refletindo assim sobre as práticas de alfabetização. Para a concretização do trabalho do ano inteiro foi realizado o I Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, contando com a participação dos professores alfabetizadores de todas as escolas da 9ª CRE, dos seus diretores e coordenadores pedagógicos, orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e demais articuladores do programa.
        O encontro ofereceu aos participantes a palestra da Professora Ms. Cleonice Silva Mayer, professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da UFSM; apresentações e exposição das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras nas escolas ao longo do ano letivo; apresentações culturais e relatos de experiências de alfabetização.  Contabilizando assim, para o ano de 2013 um investimento de R$ 61.452,42 somente para as formações dos alfabetizadores do PNAIC e processo de alfabetização das crianças.
 
 
Imagens de Seminário Integrador Pnaic, realizado em 07 de dezembro de 2013.
 
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário