quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Em 2014 a MEP será Sediada em Cruz Alta
 
      A Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP) tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa realizados nas salas de aula das escolas da rede pública estadual e municipal do Rio Grande do Sul.
      A MEP é realizada em sete núcleos que agrupam as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Cada uma destas sete mostras premia os melhores trabalhos que na sequencia participam da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Fecitep, e Feira Internacional, Mostratec.
     Participarão do Evento em Cruz Alta: Coordenadorias Regionais de Educação de Estrela, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Cruz Alta e Santa Cruz do Sul.
     No ano de 2009 o município de Cruz Alta sediou pela primeira vez a Mep, onde alunos do Técnico em Química do Instituto Annes Dias atingiram a Fecitep e Mostratec.
     Em 2012 a 9ª Coordenadoria Regional de Educação dos 10 projetos premiados conquistou quatro,  sendo destaque pela qualidade dos projetos apresentados, resultado do trabalho dos profissionais e alunos das escolas técnicas. Tivemos a participação dos três Institutos Estaduais de Educação: Annes Dias, Miguel Calmon do Salto do Jacuí e Edmundo Roewer de Ibirubá. Os três participaram da Fecitep que aconteceu em outubro de 2012, na cidade de Porto Alegre, por terem seus projetos classificados entre os  cinco primeiros lugares.
    Em 2013 a Mep foi realizada no município de Santa Maria e a 9ª CRE esteve presente com 08 projetos sendo 05 da Educação Profissional e 03 do Politécnico. O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, foi representado na MEP com 05 projetos, sendo 03 do Técnico em Química.  Ganhou o 2º lugar o projeto Produto de Biodiesel por Transesterificação Alcalina de Óleo de Soja e Metanol Incentivados por Microondas, dos alunos Dora Maria Mello, Karen Daiane e Martins KarstenLuiz Henrique Han, orientados pelo professor Vilson Diehl. Ganhou 3º lugar o projeto Tratamento de Papelão Contendo Resíduos de Cianeto de Sódio e sua Reutilização na Fabricação de Canetas, das alunas Josiane de Bem Santos e Maiara Jungbeck, orientadas pela profª Izabel Rubin Cocco. O terceiro projeto apresentado foi Tratamento de Cascas de Frutos Comuns para Adsorção de Chumbo Aquoso em Amostras Contaminadas, das alunas Jaine Weber Dal Forno, Patricia Basso e Talita Bernardy, orientados pelo professor André Luís Silva da Silva.
    O Curso de Enfermagem levou dois projetos: Contaminação Cruzada: Transmissão de Microorganismos Através do Chimarrão, dos alunos Jovana Simonetti Bulegon, Lucas da Rosa Monteiro e Patrick Martins Pacheco e Incidência de Sintomas Depressivos em Adolescentes, das alunas Vanderléia de Moraes Hauenstein e Tais Malheiros Egger, ambos os projetos orientados pelo professor Luis Felipe Gonçalves dos Santos.
      Doze projetos do Ensino Politécnico participaram da MEP, sendo que o primeiro lugar foi para o Instituto Edmundo Roewer de Ibirubá com o projeto A Poluição das Águas: O Rio Pulador Pede Ajuda, das alunas Catherine Pedrotti e Veronica Gonçalves dos Santos, orientadas pela professora  Gisele Patricia Scapini.  Participaram também as escolas: E.E.E.M. Menino Jesus de Jacuizinho, com o projeto Pilhas e Metais no Meio Ambiente, dos alunos Tais Ceolin Feltrin, Bruno Hermes da Silva e Thaila Konzen de Oliveira, orientados pela professora Elisângela Anita de Lara e E.E.E. M. Joaquim Nabuco, com o projeto Tecnologia no Meio Ambiente dos alunos Elis da Silva Viana, Luiza Muller Rubert e Gabriela de Lima Ribeiro, orientados pelo professor Cleverton Juliano Cardoso Hochmuller.
     Neste ano de 2014 a 11ª Mep será realizada na 2ª quinzena do mês de agosto, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Correa no município de Cruz Alta, nela serão apresentados 50 projetos, que envolverão 150 alunos-expositores, 40 professores orientadores pertencentes a 12 escolas de Educação Profissional.  A coordenadoria já vem fazendo contato com empresas que aceitaram ser parceiras na realização do evento.
 
Imagens de 2012 e 2013.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário