quarta-feira, 19 de setembro de 2012

9ª CRE Participa do Acampamento Farroupilha Ana Terra


Iniciaram nesta segunda-feira dia 17 de setembro as atividades realizadas pela 9ª Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta no acampamento farroupilha Ana Terra. O primeiro dia de atividades reuniu mais de duzentos alunos pertencentes às escolas da cidade de Cruz Alta, Escola Candido Machado, alunos do Projeto da AABB Comunidade, e a Escola Hildebrando Westphalen que trouxe os alunos que participam da Gincana Cultural promovida na escola para apresentar seus trabalhos artísticos.

Soldado Maicon da Luz Rocha ensinando a Encilhar
As crianças participaram das oficinas realizadas pela equipe da 9ª CRE, entre elas a oficina de brincadeiras folclóricas : Pé de Lata, Cinco Marias, Jogo da Ferradura, Corrida do Saco, Cabo de Guerra e Tiro de Laço, Oficina do Chimarrão com exposição e confecção de diversos modelos como chimarrão formigueiro, chimarrão prego, chimarrão invertido, chimarrão primavera, chimarrão ponte e o tradicional e Oficina da Hora do Causo Farroupilha. Os alunos tiveram também a oportunidade de aprender a montar e encilhar cavalo, guiados pelo instrutor da Brigada Militar, Soldado Maicon da Luz Rocha, todos ficaram encantados ao poder tocar e subir em um cavalo pela primeira vez. O sorriso e o encanto tomou conta desta segunda-feira, eles ficaram muito curiosos ao aprender a história da cultura gaúcha de forma diferenciada, que foi contada pelo palestrante e professor Jorge Pittan.
Nesta terça-feira apesar da chuva o acampamento contou com a presença maciça de alunos das escolas Venâncio Aires, Escola Maria Bandarra Westphalen e Escola Arnaldo Ballvé, totalizando uma média de cento e cinquenta alunos. Estes participaram das oficinas promovidas pela equipe da 9ª CRE, e apreciaram a Palestra do Historiador Rossano Cavalari que falou sobre o papel de Cruz Alta na Revolução Farroupilha, a cidade que foi capital durante a revolução. Na barraca da Coordenadoria está exposto as indumentárias gaúchas, desde o estancieiro ao gaúcho atual, e também a exposição dos trabalhos realizados pelas escolas como a maquete confeccionada pelos alunos do Ensino Médio da escola Venancio Aires, a partir da leitura do Livro O Tempo e o Vento do Escritor Cruzaltense Érico Verissímo, este trabalho tem sido muito elogiado pelos visitantes do Acampamento Farroupilha, temos exposto também a Mostra Fotografica “Trajetória de Música e Poesia”, que apresenta imagens que representam a história da Coxilha Nativista, Tradicional Festival da Cidade de Cruz Alta, produzido pelo curso de Comunicação Social da Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ.
O acampamento seguiu durante a tarde desta terça-feira, prevendo para a quarta-feira durante o dia todo visitas de mais três escolas da rede, entre elas a Escola Catharino de Azambuja, Escola Amado Lacroix e sua invernada artística, e a escola Arnaldo Ballvé com suas apresentações culturais.





 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário