quinta-feira, 27 de setembro de 2012


OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2012 

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, as instituições de ensino municipais e estaduais de Cruz Alta, participaram da 3ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa, com atividades preparatórias após orientações recebidas através do MEC/Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação). Nas escolas, os professores trabalharam com os alunos por meio de oficinas e após várias etapas preparatórias, os estudantes elaboraram seus trabalhos em 04 modalidades:
Poema: 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, Memórias Literárias: 7º e 8ºano do Ensino Fundamental, Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Dia 17 de setembro, a Comissão Julgadora Municipal formada pelas educadoras: Elizabeth Daniel Belzarena (9º CRE), Rozelia Rasia (ALPAS - Associação Artística e Literária ‘A Palavra do século XXI’), Ana Paula Zorzi (professora e escritora), Juliana Gai Soares (SME) e Nina Lima (SME), selecionaram as seguintes produções:

Poema:

Titulo: “O lugar Onde Vivo”;
Escola Municipal Olaria Charrua;
Aluno: Wagner Henrique Fernandes;
Prof.ª Sandra Mantovani

Memórias Literárias:

Título: “Tempos Passados”;
 Escola Municipal Álvaro Ferreira Leite;
 Aluna:  Kauani Corrêa Carvalho;
 Prof.ª Terezinha Procópio.

Crônica:

Título: “A Vida Passa na Praça”
 Escola Municipal Carlos Gomes;
 Aluna: Andrieli Costa Martins;
 Prof.ª Jaqueline Gomes.

Artigo de Opinião:

Título: “O lugar Onde Vivo“;
Escola Estadual Dom Antônio Reis;
Aluna: Suelen Reichart Soares;
Prof.ª Michele Moreira.

 A equipe de Comissão também ficou responsável pela avaliação dos trabalhos dos municípios pertencentes a 9ª CRE, que não efetivaram sua adesão através das Secretarias Municipais de Educação. Cruz Alta Ficou responsável pela avaliação dos trabalhos dos municípios XV de Novembro, que não inscreveu trabalhos e Fortaleza dos Valos, que classificou os seguintes trabalhos da EEEB Leopoldo Meinen:
Poema: “Meu Lar”, da aluna Ana Luiza Andrade. Profª Graciele Weber Ribeiro
Memórias Literárias: “O Meu Município”, da aluna Marciele Silveira.Profª Juliana Messerchmidt de Escobar Wilke.
Crônica: “O Roubo”, da aluna Ariani Andrade. Profª Paola Jardim Winterfeld
Artigo de Opinião: “O Lugar Onde Vivo”, Tainá Temp. Profª Dirlei Durigon Cocco.
Estas produções selecionadas seguem para a Comissão Julgadora Estadual que escolherão as melhores do Estado, para participar do encontro regional em novembro. Em dezembro, os alunos vencedores com suas professoras irão à Brasília, quando os melhores do país serão premiados.
A Comissão Julgadora agradece a todas as escolas, professores e alunos que participaram e parabeniza os que tiveram seus trabalhos classificados desejando boa sorte nas próximas etapas.
As próximas etapas poderão ser acompanhadas pela comunidade Virtual www.escrevendoofuturo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário