segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Ensino Médio Politécnico

Sandra Garcia, coordenadora de Ensino Médio do Ministério de Educação (MEC) defende o Ensino Médio Politécnico

A coordenadora de Ensino Médio do Ministério de Educação (MEC) defendeu no seminário sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado no dia 09 de dezembro de 2013, dizendo “Tudo o que está nas Diretrizes Curriculares Nacionais leva à formação humana integral, e a formação humana integral é a politecnia, que está sendo implantada no Rio Grande do Sul”. O seminário aconteceu no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
De acordo com Sandra, é importante pensar a formação na escola, com o conjunto dos professores. Para a coordenadora a hora atividade deve ser um espaço para formação do professor. Ela, também, destacou a necessidade de repensar as licenciaturas. “Hoje a formação de professores, no nível superior, não dialoga com a realidade de sala de aula”.
A representante do MEC explicou como funcionará a formação nas escolas. Ela ressaltou que o professor orientador não é um multiplicador ou tutor, já que não se trata de formação à distância. Sandra informou que as bolsas serão para os professores que estão em sala de aula. “Todos os professores de Ensino Médio podem participar, mesmo os que exercem outras funções na escola”
A coordenadora explicou que a formação iniciará em fevereiro de 2014 e durante o ano acontecerão mais dois seminários de avaliação. Os formadores e orientadores de estudo receberão uma formação presencial de 24 horas, mais três encontros de oito horas.
O ano de 2013 na 9ªCRE foi de adaptação de alunos e professores ao Ensino Médio Politécnico, as escolas realizaram diversos trabalhos integrados com as apresentações de suas pesquisas, a coordenadoria pode acompanhar as escolas durante o processo, e buscou um diálogo com as escolas para sanar as dúvidas relacionadas ao ensino, visto que muitos alunos em suas manifestações afirmaram não compreender a proposta. Com o passar do ano percebemos as evoluções das escolas com relação aos projetos dos alunos e hoje parabenizamos os trabalhos realizados e o acompanhamento dos professores do ensino médio politécnico ás formações e para que os trabalhos fossem concluídos com êxito.
 
 
Joaquim Nabuco


Annes Dias
 

Hildebrando Westephalen

Edmundo Roewer

Venâncio Aires

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário