segunda-feira, 18 de novembro de 2013


Alunos da 9ª CRE têm obras publicadas na 21ª edição do Livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias
 

       A Praça de Eventos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi palco, na manhã desta quinta-feira (14), de uma grande festa que homenageou 94 alunos-autores da rede pública estadual, onde estiveram presentes alunos da 9ªCRE. A cerimônia de premiação da 21ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias destacou os trabalhos selecionados entre os 4.416 inscritos. A placa de homenagem foi entregue pelo secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que enfatizou a importância do projeto que proporciona aos alunos um novo olhar sobre si mesmo. “As crianças sendo sujeito, escrevendo sua história e se transformando em autores demostra que é possível transformar a escola da repetição na escola da criatividade”, disse.
       Para a coordenadora do projeto Olimpíada da Língua Portuguesa no CENPEC - Centro Estudo Pesquisas Educação Cultura e Ação Comunitária -, Sonia Madi, a escola, hoje, luta para que a escrita tenha função. "Todas as escolas precisam publicar o que o aluno escreve. Textos em lata do lixo, ou em gavetas, não têm função. Iniciativas como a que acompanhamos aqui tiram o texto da condição de escolar, é como se tivesse colocando a voz dos alunos em um alto-falante" frisa Sônia.
 
O projeto

O projeto busca valorizar a produção individual dos alunos a partir do hábito da leitura e da escrita desenvolvidos na escola. O livro apresenta o resultado do trabalho realizado em sala de aula, em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Especial e em escolas mantidas pela Seduc em espaços da Fundação de Apoio Sócioeducativo (Fase). Os estudantes têm entre cinco e 18 anos.
 
Apresentações culturais
O evento contou com a apresentação do Projeto de Formação de Bailarinos da 27ª Coordenadoria Regional de Educação de Canoas (CRE) com sede na Escola Estadual Alcides Maya (Sapucaia do Sul). O Coral da Escola Estadual Carlos Bina (Gravataí) também abrilhantou a festa.
 
A Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Cenpec que desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Mais do que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.
 
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário