quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coordenadora Pedagógica da 9ª CRE Participa da Organização da Obra "Sussurros Sobre Ética"
 
        A Coordenadora Pedagógica da 9ª CRE, Odete Teresa Sutilli Capelesso, juntamente com as professoras Ieda Márcia Donati Linck e Vanessa Steigleder Neubauer, são organizadoras da Obra “Sussurros Sobre Ética” da editora Alternativa.
       A obra será autografada durante a 19ª Feira do Livro de Cruz Alta, no dia 29 de novembro de 2013, ás 14 horas no Ginásio Municipal.
      Nos capítulos do livro ecoam sussurros de ética sinalizando que precisamos (re)pensar nossas ações individuais e coletivas. Diante das subordinações que a vida social nos impõe atualmente, deparamo-nos cotidianamente com a subjetividade em nossa ação social, ou seja, as questões sociais nos conduzem a ter uma postura ética. Especialmente para termos uma postura cidadã, vinculada à justiça social e a dignidade humana. Portanto, é preciso trabalhar nossa subjetivação e pensar em nós mesmos para a (trans)formação de indivíduos em atores sociais. E é isso que esse livro ajudará a fazer: (re)pensar nossas práticas sociais e educacionais a partir do viés da ética. É preciso desconstruir “modos” de educar em uma ética baseada na moral, na tradição religiosa e no individualismo para pensar em uma ética contemporânea para vivenciar o efêmero, a estética, a hipermodernização, a coletividade, a cultura. Aliás, a ética ajudará a perceber que nem tudo é tão efêmero assim e na (in)certeza da (inter)subjetividade das relações sociais se verá que é preciso vivenciar a solidariedade e a humanização para a (re)construção da justiça social e da dignidade humana baseado em direitos humanos universais em uma sociedade em constante (trans)formação.
 
Texto Baseado na Obra
Solange Beatriz Billig Garces

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário