quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Governo do Estado finaliza entrega de 200 ônibus escolares

 
 
 
       A entrega dos últimos 40 ônibus escolares rurais, totalizando agora 200 veículos novos repassados aos municípios gaúchos, ocorreu nesta quarta-feira (27), pelo governador Tarso Genro e o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, em frente ao Palácio Piratini.
Para o governador, os ônibus representam um progresso para as cidades e as zonas rurais. "A questão transporte escolar no interior tem sido uma reclamação permanente, pois normalmente são prefeituras com poucos recursos e com grandes áreas de abrangência. É um instrumento material, mas com uma dimensão maior, de aproximação dos prefeitos com suas comunidades", disse Tarso Genro. "A entrega dos ônibus novos, com bancos estofados e cintos de segurança, é uma avanço para os municípios e eles reconhecem nosso empenho", acrescentou o governador.
       Segundo Azevedo, os recursos, de R$ 47 milhões, são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), e todos os investimentos feitos pelo governo precisam ser revertidos para a qualidade do ensino. "A nossa classificação em segundo lugar no Enem entre as redes estaduais mostra que nossas ações repercutem positivamente nos alunos. O investimento no transporte escolar é um exemplo disso", afirmou o secretário.
         O vice-prefeito de São Paulo das Missões, Elemar Antônio Dill, informou que atualmente a prefeitura realiza o transporte para alunos de 29 localidades do interior do município e que o novo ônibus vai garantir mais segurança e qualidade nos deslocamentos, além de minimizar os custos de manutenção da frota. "As parcerias que o Governo do Estado vem fazendo, independentemente de sigla partidária, são muito significativas para os municípios. Isso é um marco na história do Rio Grande do Sul."
        Já o prefeito de Harmonia, Carlos Alberto Fink, informou que a prefeitura terceiriza o transporte, que percorre 500 quilômetros por dia, com 50% dos alunos da rede estadual. A intenção com o novo ônibus é reduzir a terceirização e assumir parte do percurso, reduzindo os custos. "O Governo do Estado está acordando para o problema do transporte escolar. Esse ônibus vai ajudar no valor repassado, que nunca cobre as despesas", observou.
O prefeito de Santo Cristo, José Luis Seger, que recebeu um ônibus do lote anterior, destacou que o ônibus concretiza a renovação da frota escolar para os seis roteiros que a prefeitura realiza, garantido segurança dos alunos.
         Seger também informou que existem outros 24 roteiros terceirizados e que a última vez que o município recebeu um veículo para a frota foi na gestão do governador Alceu Collares. "Acredito que o Estado está no caminho certo. As parcerias são fundamentais para fazer frente as necessidades dos municípios. Sozinhos não conseguimos atender todas as demandas e garantir um serviço de qualidade" .
         A escolha dos municípios atende a critérios como o tamanho da área municipal e o número de alunos transportados. Confira no link abaixo os municípios contemplados nesta remessa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário