quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Informatização da FICAI é Tema de
 
Formação para CREs
 
     O processo de implantação da informatização no preenchimento da Ficha do Aluno Infrequente (Ficai) na rede estadual de ensino é tema de formação para assessores das 30 Coordenadorias Regionais de Educação, incluindo representantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). A formação aconteceu na quarta-feira dia 05 de dezembro na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), organizadora do encontro. A ideia, explica a assessora responsável pela Ficai no Departamento de Planejamento da Seduc, Marsia Sulzbacher, é formar os multiplicadores que atuarão nas regiões, os quais serão responsáveis pela multiplicação da formação nas escolas da rede estadual de ensino.
      Os trabalhos foram desenvolvidos em dois turnos. Pela manhã, aconteceu a abertura, com participação da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento, além da diretora de Logística e Suprimentos, Ana Claudia Figueroa e do analista de informações da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) Alípio José de Oliveira, para prestação de esclarecimento sobre os papéis a serem desempenhados por cada ente (NTE, INE – Sistema de Informação Escolar e assessorias de CREs) e a primeira oficina do dia, com participação de metade do grupo. À tarde, o restante dos presentes acompanharam a oficina sobre o preenchimento da ficha em formulário eletrônico.
      Este é o primeiro módulo da formação das escolas da rede estadual. Haverá outros dois, em 2013, a serem realizados nos municípios-sede das CREs, no primeiro semestre, e nas escolas, entre abril e novembro. A segunda etapa, nos municípios-sede, será realizada em parceria da Seduc com a Procempa, Ministério Público – MP – e CREs/NTEs). A terceira, ficará a cargo dos multiplicadores que se formam nesta semana na Capital.
     A Ficai é um instrumento que existe desde 1997, reunindo diferentes instâncias (Governo do Estado, Prefeituras, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Conselhos Setoriais) que visa ao acompanhamento da situação de alunos infrequentes e o seu resgate às salas de aula. Nos 15 anos de existência, a Ficai está implementada nos 496 municípios do RS. No entanto, o Termo de Ajustamento da Ficai vem sendo aprimorado. Houve ampliação, para abranger alunos entre 6 e 18 anos incompletos (com acréscimo do acompanhamento de estudantes do Ensino Médio), e inclusão de novos parceiros, além da definição de migrar para a utilização do formulário eletrônico.
     “A informatização é um processo que visa agilizar os trâmites e facilitar o acompanhamento do aluno, buscando sua permanência na escola”, explica Marsia. O processo de informatização resulta de convênio firmado em agosto passado entre MP e Procempa, com participação da Seduc e demais parceiros. A informatização já vem sendo implementada em caráter experimental nos municípios de Rio Pardo e 10ª microrregião do conselho Tutelar da Capital.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário