segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

 
Rede estadual obtém terceiro lugar no Enem
 
2011
 
     Alunos de escolas de Ensino Médio da rede estadual do Rio Grande do Sul obtiveram o terceiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, com média 494,29, apenas 1,26 ponto a menos do que a rede pública estadual do Distrito Federal, que ficou com o primeiro lugar, com nota 495,35. Em segundo, com 0,6 a mais do que o RS, ficou o Rio de Janeiro, com 494,35 de nota final. São Paulo, em quarto lugar, obteve 491,45 pontos na média da rede estadual. A diferença entre o resultado da rede estadual em relação ao Maranhão, que obteve a última colocação entre redes estaduais, com 441,53, foi de 52,76 pontos.
     O resultado do Enem corrobora outros índices satisfatórios obtidos pela rede estadual neste ano, quando comparados os resultados em relação a estudantes de rede pública estadual de todo o país. “O Enem não deve servir para fazer um ranking de escolas, e sim para oferecer ao aluno a possibilidade de acompanhamento do seu próprio desempenho, por meio do Boletim de Resultados, que é individual”, salienta o secretário estadual da Educação, professor Jose Clovis de Azevedo.
     O titular da Seduc lembra que quando o Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi divulgado, demonstrou que no Ensino Médio os alunos da rede estadual obtiveram a melhor nota no país nas provas de matemática nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o segundo lugar nas provas de língua portuguesa. Na ocasião, Azevedo destacava que o resultado fazia um contraponto ao Ideb, lembrando que o que puxa o Ideb do RS para baixo é o índice de aprovação da rede, especialmente do Ensino Médio, que é de 66,3%. O cálculo do Ideb leva em consideração somente a taxa de aprovação.
     O secretário salienta que a reestruturação do Ensino Médio na rede busca reverter os índices de reprovação e de abandono da rede estadual, o que vai elevar o índice do Ideb. “Não desconsideramos a necessidade de melhorar índices e de garantir maior qualidade ao ensino gaúcho da rede estadual, no entanto, não podemos deixar de reconhecer aspectos que demonstram o compromisso de milhares de professores que atuam em nossa rede e o esforço de milhares de estudantes que buscam na educação pública obter melhores condições para o seu futuro”, enfatiza o titular da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário