quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Perspectivas para Educação Gaúcha em 2013


      Depois do primeiro ano de governo, que se caracterizou por ajustes no orçamento, retomada de projetos e ações, diagnóstico da situação da rede com intervenções emergenciais para recuperação de espaços escolares, pela definição de nova matriz curricular para os ensinos fundamental e médio na rede estadual, 2012 chega ao final com motivos para a comunidade gaúcha orgulhar-se: a retomada da curva ascendente na educação pública da rede estadual está se efetivando com ações que se relacionam a todas as frentes de atuação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Da condição física de escolas à gestão dessas unidades, passando pela recomposição do quadro do magistério, recuperação salarial e por maiores investimentos em formação de professores e servidores de escolas e modernização tecnológica da rede, não há setor que tenha ficado sem receber atenção e recursos neste ano.
      Chegamos ao final de 2012, portanto, com motivos para comemorar, mesmo que tenhamos muito a fazer e recuperar, o que constitui nosso foco de atenção para 2013, para garantir a qualidade que almejamos para as escolas gaúchas: depois de sete anos, o Governo do Estado realizou concurso público para professores. Mais de 5,6 mil educadores estarão nomeados até o final do ano, início de janeiro. Novo concurso está se desenhando, com inclusão de vagas para servidores de escolas já para 2013. Neste ano, 9,3 mil professores foram promovidos – cabe lembrar que a retomada das promoções aconteceu em 2011, depois de dez anos... Está em curso também uma inovação: um novo sistema de avaliação da rede, que não se restringe a analisar condições de escolas. Escolas, Coordenadorias Regionais e a própria Secretaria de Educação estão sendo avaliadas por todos os segmentos, visando à análise quali/quantitativa de avaliadores externos. Até dezembro termina a aplicação da 1ª Avaliação Participativa nas 2.572 escolas da rede, nas 30 CREs e no órgão central da Seduc. Este diagnóstico apontará necessidades e êxitos, indicando rumos para os gestores, que, por sinal, iniciam um novo momento, com a eleição para diretores e vices realizada em novembro de 2012, sob a égide de uma nova legislação, mais democrática e participativa.
     As novas equipes diretivas que atuarão no triênio 2013-2015, na imensa maioria da rede, chegam com o aval e voto de todos os segmentos da comunidade, que avaliaram programas de gestão propostos. Essas equipes terão pela frente a continuidade da reestruturação curricular iniciada em 2011 e que já indicou melhores índices em 2012: nossos alunos conquistaram muito bons resultados nas provas de português e matemática realizados no país. Melhores notas com certeza serão obtidas já em 2013. Também os ambientes escolares foram qualificados, com investimento superior a 100 milhões de reais em 831 obras. O Plano de Necessidade de Obras, que vai renovar 1.028 escolas a partir de 2013, complementará essa recuperação física da rede, que será responsável por melhores condições de trabalho e estudo e, consequentemente, de permanência de alunos em classe e mais autoestima para educadores e funcionários.
     Neste momento, nos voltamos à sociedade gaúcha para reiterar nosso compromisso com a qualidade da educação. Garantir êxito no processo de aprendizagem e resultados positivos em avaliações como o Enem e Ideb não decorre de ações isoladas, nem se concretiza em curto prazo. Estamos no rumo certo.

Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo

Seduc conclui nomeação de mais de 80% dos professores aprovados no concurso

 
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      Terminou nesta sexta-feira (21) o quarto mutirão de nomeação dos professores aprovados no concurso público da rede estadual. Mais de 80% dos 5.500 professores aprovados foram nomeados em 2012. Um quinto mutirão, a ser realizado em fevereiro, vai nomear aproximadamente 500 educadores que solicitaram fim de fila (a postergação do processo de nomeação). O secretário Jose Clovis de Azevedo visitou nesta tarde o ginásio da Academia da Brigada Militar, que abrigou todos os mutirões de trabalho organizados e realizados em parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) e Brigada Militar.
      Para o titular da Seduc, “a adoção do mutirão é muito mais que uma agilização administrativa, mas um ato de respeito, consideração e valorização dos novos profissionais da Educação”. Com o mutirão, os novos professores iniciam e terminam o processo de posse no mesmo dia, o que permite que os educadores sejam incluídos na folha de pagamento no mesmo mês de nomeação, algo inédito no Estado. Em outros momentos os professores aprovados podiam levar até dois anos para serem nomeados e aguardavam de seis meses a um ano para receber o pagamento.
      Os mutirões foram realizados em quatro etapas, entre outubro e dezembro, nomeando mais de 80% dos 5,5 mil professores aprovados no concurso., Aproximadamente 18% compõem o contingente de professores que solicitaram o fim de fila e as desistências. O número final de nomeações deve ser apresentado na próxima semana. Para o trabalho, foram reunidos cerca de 170 servidores da Seduc, SARH e Brigada Militar.

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