segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Professoras de Cruz Alta Trabalham Mídias nos Anos Iniciais
 
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       A experiência desenvolvida pelas professoras Joice Gonzatti e Viviane dos Reis Lopes com 50 alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da EEEB Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, foi uma das boas práticas relatadas no Seminário de Alfabetização realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Porto Alegre no último dia 29, na Sogipa. Viviane e Joice trabalham o histórico da escrita a partir do uso de mídias na Educação. “Buscamos a integração das diferentes formas de mídias no processo de aprendizagem”, resume Viviane.
      O trabalho conta com o apoio da professora Cíndia Quaresma, responsável pela sala digital, e da diretora e vice-diretoras da escola, Véra Weber e Sandra Caíno. O trabalho não para nessa experiência. Para 2013, Viviane, que cursa especialização em mídias da Educação na Universidade Federal de Santa Maria, está organizando projeto de televisão e vídeo para aplicar na escola.
      A ideia inicial das professoras foi identificar as mídias que estão no contexto dos alunos, utilizar essas mídias no processo de ensino aprendizagem, promover espaços de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais a partir do uso de mídias e reconhecer a influência das mídias no contexto social da escola. Os alunos tiveram contato progressivo com as mídias.

Linguagem
Para explorar o texto, “O primeiro bilhete do mundo”, com construção de bilhetes, fórum de discussão sobre as primeiras formas de comunicação, ilustração, trabalho em livro didático do 3º ano, construção de correio na escola (os alunos selecionam correspondências, organizam em ordem alfabética e entregam nos setores da escola), pesquisa sobre as formas de comunicação das famílias. Depois, apresentação de vídeo seguida de visita a uma emissora de TV local.

Matemática
Para trabalhar a matemática, os alunos resolveram problemas a partir de encartes de mercados, propagandas e anúncios. Depois, produziram anúncios e propagandas.

Rádio e jornal
As outras mídias que foram incluídas no cotidiano escolar foram o rádio e o jornal. As professoras e os alunos estudaram uma rádio na internet, depois visitaram uma emissora de rádio e uma redação de jornal de Cruz Alta. Das visitas e do trabalho posterior nasceram um mural de notícias na sala de aula e a realização de vídeos com comentários dos alunos sobre as visitas as emissoras de rádio e a televisão. Os últimos passos foram elaborar convite para a apresentação final da atividade, construção de uma “linha de tempo”, mostrando a evolução dos meios de comunicação, que culminaram na Promoção da Feira das Comunicações (evento onde os alunos apresentaram construções de meios de comunicação com materiais alternativos e maquetes representando as emissoras de rádio visitadas e a emissora de TV local e o desenvolvimento da Rádio Escola, programa de Rádio organizado pelos alunos. A programação acontece todas as terças feiras. A rádio aborda assuntos ligados a realidade dos alunos, desenvolve propagandas, anúncios com ligação aos conteúdos estudados.

Relato no Seminário
Sobre a experiência em Porto Alegre, quando a dupla apresentou o relato de trabalho em sala de aula para mais centenas de colegas na Sogipa, ambas são enfáticas: “É fundamental, para um professor de sala de aula, ter espaço para socializar sua prática cotidiana”, disse Viviane. Joice complementa: “É um momento muito significativo, propicia não só compartilhar experiências, mas a ressignificação de nossas práticas”, frisa.

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