quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

9ª CRE Participa do Encontro Missioneiro de Coordenadorias em São Miguel das Missões

 
      A 9ª Coordenadoria Regional de Educação participou nos dias 3 e 4 de dezembro, no município de São Miguel das Missões do Encontro Missioneiro de Coordenadorias, totalizando 161 representantes - coordenadores, coordenadores pedagógicos, assessores e servidores das seguintes Coordenadorias: 32, São Luiz Gonzaga, 35, São Borja, 36, Ijuí, 9, Cruz Alta, 14, Santo Ângelo, 17, Santa rosa, e 21, Três Passos.
      O secretário de Estado da Educação Jose Clovis de Azevedo esteve presente no encontro, esse fez um balanço das ações da Seduc e destacou a importância do trabalho desenvolvido nas CREs para a retomada dos investimentos, a realização das 1.815 obras que receberam investimentos de R$ 292,6 milhões desde 2011, a reestruturação curricular e a melhoria de taxas de rendimento de estudantes da rede estadual, além de anunciar novidades como o lançamento do Pacto Nacional pelo Ensino Médio, agenda que deve levar o ministro da Educação Aloísio Mercadante a Porto Alegre na próxima segunda-feira (9). Azevedo destacou que o lançamento nacional do Pacto acontece em Porto Alegre em função dos passos já dados pelo governo do Estado em relação à reforma do Ensino Médio e enfatizou que a iniciativa do MEC vai consolidar a reforma na rede estadual.
      O encontro nas Missões reuniu sete CREs, e prosseguiu nessa quarta-feira (4), a partir das 8h, onde o professor da Unijuí Dinarte Belato ao analisar a relação da nova conjuntura econômica mundial com a educação, é enfático. "A crise mundial chegará de forma lenta e inexorável ao Brasil, exigindo mudanças estruturais e de rumo". O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, acompanha a palestra.
       Na educação, os desafios, de acordo com o professor, concentram-se na garantia de acesso e permanência à escola, gratuita e de qualidade, capaz de favorecer e ou acelerar a ascensão social. Além disso, Belato reitera posição manifestada por Azevedo: "a escola precisa encontrar novas formas de organização na contemporaneidade, porque a escola está no século XX", frisa o pesquisador.  
        O encontro proporcionou aos mais de 160 representantes de CREs palestras temáticas,  oficinas específicas dos setores administrativo e de recursos humanos e uma explanação com a Coordenadora das Regionais, Carmen Pereira, sobre o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap).

 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário