quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Seduc e UFRGS Formalizam Convênio para Avaliação do Seap
 
         O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, assinaram na manhã desta quarta-feira (11) a Ordem de Início de Prestação de Serviços 170/2013, que formaliza a contratação da universidade para o acompanhamento do processo de avaliação institucional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap).          De acordo com o documento, ficará a cargo da UFRGS a análise do Seap. “A UFRGS trará um olhar externo sobre o Seap, avaliando a qualidade da autoavaliação que o Sistema propõe à rede estadual”, sintetiza Azevedo. O secretário frisa que a relação orgânica entre a educação básica, por meio da Seduc, e o ensino superior, por meio das universidades, é uma prioridade desta gestão.
         De acordo com o reitor da UFRGS, a iniciativa de estabelecer uma relação institucional entre Seduc e universidades é inédita e traz à sociedade gaúcha um objetivo único, que é a qualificação da educação pública no Rio Grande do Sul.
         Além da avaliação sobre o Seap, a Seduc mantém com a UFRGS, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande (Furg), de Santa Maria (UFSM) e do Pampa (Unipampa), além da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), relação referente à implantação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e a expectativa de consolidação de um projeto de formação permanente de professores da rede estadual. “Para além do Pacto, buscamos uma relação efetivamente orgânica, que transcenda a ações para o Ensino Médio, contribuindo também com a qualificação do Ensino Fundamental”, disse Netto. Após o ato de assinatura da Ordem de Início, foi realizada a primeira reunião de trabalho com representação da Faculdade de Educação da UFRGS, UFFS, Furg, Unipampa e UFSM sobre o Pacto do Ensino Médio.
          Entre os presentes ao ato e à reunião, as diretoras do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro e Rosa Mosna, a coordenadora do Ensino Médio na secretaria, Maria de Guadalupe Lima, e os assessores técnicos Guilene Salerno e Alejandro Jélvez. Da UFRGS, participaram, além do reitor, a professora Maria Beatriz Luce, coordenadora do processo de análise do Seap na universidade, a diretora da Faced, Simone dos Santos, além de professores e servidores.
 
 
O Seap
 
 
    O Seap é uma avaliação institucional do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores, alunos, pais, funcionários e gestores). São avaliadas as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o nível central da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O Seap constitui-se em alternativa as avaliações externas de larga escala. Está organizado em seis dimensões e cinquenta indicadores, com seus respectivos descritores. Todo o processo ocorre de forma participativa e as respostas são inseridas no sistema online, o que garante agilidade e segurança. Os dados são usados no planejamento para o ano seguinte. Todas as escolas da 9ª CRE já concluíram a avaliação institucional, e a avaliação individual está em andamento, com prazo para término até o final do ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário