Seduc
e UFRGS Formalizam Convênio para Avaliação do Seap

De acordo com o reitor da UFRGS, a
iniciativa de estabelecer uma relação institucional entre Seduc e universidades
é inédita e traz à sociedade gaúcha um objetivo único, que é a qualificação da
educação pública no Rio Grande do Sul.
Além da avaliação sobre o Seap, a
Seduc mantém com a UFRGS, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Federal
de Pelotas (UFPel), do Rio Grande (Furg), de Santa Maria (UFSM) e do Pampa
(Unipampa), além da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), relação
referente à implantação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e
a expectativa de consolidação de um projeto de formação permanente de
professores da rede estadual. “Para além do Pacto, buscamos uma relação
efetivamente orgânica, que transcenda a ações para o Ensino Médio, contribuindo
também com a qualificação do Ensino Fundamental”, disse Netto. Após o ato de assinatura da Ordem de
Início, foi realizada a primeira reunião de trabalho com representação da
Faculdade de Educação da UFRGS, UFFS, Furg, Unipampa e UFSM sobre o Pacto do
Ensino Médio.
Entre os presentes ao ato e à
reunião, as diretoras do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro e Rosa
Mosna, a coordenadora do Ensino Médio na secretaria, Maria de Guadalupe Lima, e
os assessores técnicos Guilene Salerno e Alejandro Jélvez. Da UFRGS,
participaram, além do reitor, a professora Maria Beatriz Luce, coordenadora do
processo de análise do Seap na universidade, a diretora da Faced, Simone dos
Santos, além de professores e servidores.
O Seap
O Seap é uma avaliação institucional
do conjunto da rede estadual, feita pelos próprios protagonistas (professores,
alunos, pais, funcionários e gestores). São avaliadas as escolas, as
Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o nível central da Secretaria de
Estado da Educação (Seduc). O Seap constitui-se em alternativa as avaliações
externas de larga escala. Está organizado em seis dimensões e cinquenta
indicadores, com seus respectivos descritores. Todo o processo ocorre de forma
participativa e as respostas são inseridas no sistema online, o que garante
agilidade e segurança. Os dados são usados no planejamento para o ano seguinte.
Todas as escolas da 9ª CRE já concluíram a avaliação institucional, e a avaliação
individual está em andamento, com prazo para término até o final do ano letivo.
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