sábado, 7 de dezembro de 2013

9ª Coordenadoria Regional de Educação promove o  I Seminário Integrador do  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


A 9ª Coordenadoria Regional de Educação promove no dia 07 de dezembro de 2013 o I Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento será realizado no Centro de Eventos Erico Veríssimo, das 9h às 17h e vai marcar a conclusão dos trabalhos  desenvolvidos, a partir das formações ocorridas ao longo do ano de 2013.
O evento conta com a participação dos professores alfabetizadores das escolas da 9ª CRE, dos seus diretores e coordenadores pedagógicos, orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e demais articuladores do programa.
            A programação contará com palestra da Professora Ms. Cleonice Silva Mayer, professora formadora do  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da UFSM; apresentações e exposição das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras nas escolas  ao longo do ano letivo; apresentações culturais, relatos de experiências de alfabetização.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Nos municípios de abrangência da 9ª CRE,  a formação continuada do PNAIC iniciou em março de 2013 em 35 escolas,  envolvendo 120 professores alfabetizadores que atuam  nos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos que  constituem o ciclo da alfabetização e letramento, tendo a formação acompanhada por 05 professoras  orientadoras de estudos.
As ações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa atingiram aproximadamente 2.320 alunos  do 1º Ciclo de Alfabetização  da rede estadual de ensino da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, garantindo aos educandos o direito à aprendizagem, em especial da leitura e escrita.

Odete Sutili Capelesso
Coordenação Pedagógica 9ª CRE- Cruz Alta



















Nenhum comentário:

Postar um comentário