sexta-feira, 26 de abril de 2013


9ª Coordenadoria Regional de Educação Realiza a Entrega de Tablets aos Professores do Ensino Médio em Todos os Municípios da CRE

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação está realizando nessa quinta e sexta-feira, 25 e 26 de abril, a entrega dos tablets aos professores estaduais de ensino médio, seguido de formação para sua utilização, já haviam recebido Tablets os coordenadores pedagógicos das escolas de Ensino Médio da região no dia 22 e 23 de abril, totalizando nesta sexta-feira a distribuição de 294 tablets pelo Projeto Província de São Pedro. Os municípios foram organizados em pólos de distribuição totalizando 06 polos que reuniram todas as escolas de ensino médio.
A formação inicial teve como orientadores os profissionais da MSTECH orientando os professores em cada pólo da 9ª CRE quanto as funções básicas do aparelho e suas possibilidade para o trabalho pedagógico na escola. O grupo de professores que participou nessa primeira etapa de formação participou ativamente nas dinâmicas mostrando grandes expectativas para o uso do tablet.
A Secretaria de Estado da Educação tem no eixo Restruturação Física nas Escolas e Modernização Tecnológica o Projeto Província de São Pedro para os alunos como estratégico, sendo que agora o objetivo do programa é inserir os professores na modernização tecnologica com a entrega dos Tablets inicialmente aos professores do ensino médio. Os recursos são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Salário Educação. Serão distribuídos no estado cerca de 22 mil tablets em 6 meses seguido de formações. O Governo do Estado, através da SEDUC, afirma o compromisso em desenvolver políticas públicas que abrangem desde a formação de professores, a recuperação física e a modernização tecnológica das escolas. Os tablets são da marca Positivo, estimulando assim, o setor tecnológico das empresas de nosso país, este possui tela Led de 10 polegadas, sistema operacional Android, com capacidade de armazenamento de 16 gigabytes, câmera frontal para filmagem e fotografia, entrada para mini cartão de memória SDHC, bluetooth e acesso a internet através de redes Wi-fi, pesando 700 gramas. Os softwares são compatíveis com e-book, mensagem instantânea, mapas, acesso ao YouTube e visualização de documentos com padrões ppt, pptx, doc, docx, xls, xlsx, odt, ods, odp e pdf.
É Importante ressaltar que as tecnologias estão à disposição da escola para serem utilizadas e o tablet é mais uma ferramenta para acesso e desenvolvimento da aprendizagem colaborativa. “A tecnologia não substitui a capacidade pedagógica, mas é um instrumento poderoso para agregar a produção do conhecimento”, afirmou o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, quando da entrega oficial dos tablets aos professores do Ensino Médio do RS em cerimônia realizada em Porto Alegre no início deste mês.












Nenhum comentário:

Postar um comentário