sexta-feira, 19 de abril de 2013

Formação Plantas Medicinais
e
 
IV CIJMA em Escolas Sustentáveis
 


            O encontro aconteceu na UNICRUZ Centro no dia 15 de abril, com a participação do diretor, supervisor e um professor de 42 escolas estaduais, com o objetivo de oferecer formação para o processo de construção de Agendas 21 Escolares e a IV CNIJMA em Escolas Sustentáveis, que deverá acontecer em todas as escolas no mês de agosto de 2013.
            Durante a manhã aconteceram as palestras Plantas Medicinais, tendo como mediadoras: Maria Teresinha Pizzutti da Pastoral da Saúde da Paróquia N.Srª Conceição e Escolas Sustentáveis com Rosangela Hasan e Fátima Delurdes Bellé. Na parte da tarde aconteceu oficina com o Passo a Passo da IV CNIJMA, orientados pelas professoras Fátima Delurdes Bellé, Maria Angélica Fernandes de Moura e Rosangela Hasan da Escola Estadual Três de Julho.
            A escola sustentável busca ensinar as crianças a viver dentro da perspectiva de produzir ao invés de consumir e gastar. A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções.
            O ensino da sustentabilidade deve começar com projetos. Eles enfatizam o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisões, análise, o aprendizado cooperativo, liderança e a capacidade de comunicação.
            Ações que podem ser aplicadas nas escolas: Horta escolar, pomar, jardinagem, horto medicinal, separação seletiva de lixo, oficinas de aproveitamento de embalagens.

Quanto aos itens:

 Energia: Incentivar a todos, com conversas e avisos orientando quanto aos cuidados em desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, pois são mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers. 

Água: Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas verdes. 

Resíduos: Caso não haja coleta seletiva pelo serviço público, devem-se buscar parcerias com cooperativas de catadores. Além disso, é bom substituir, sempre que possível, sulfite, cartolina, isopor e EVA por papel craft reciclado.

Outras iniciativas: manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza. 

Biodiversidade: Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes, criar espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente, diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva.

      Segundo a Assessora de Educação Ambiental na CRE, a realização das conferências nas escolas vem a fortalecer a educação ambiental. A primeira tarefa agora nas escolas é criar o COM-VIDA- Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, uma forma de organização na escola que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. É a mobilizadora da Conferência na escola. O principal papel dessa Comissão é contribuir para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável na escola. Depois disso com o material disponibilizado, iniciar a discussão dos temas propostos, planejar ações e realizar a Conferência até agosto de 2013.
      É muito gratificante trabalhar a educação ambiental com as escolas, os professores estão sempre animados, trocam boas práticas e mesmo com as dificuldades que encontram são persistentes, pois acreditam que são possíveis as mudanças de atitudes dos envolvidos para um dia conseguirmos chegar a uma escola com práticas de sustentabilidade.



  

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