segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Proposta do MEC vai ao encontro do que o RS já está fazendo

 
 
A proposta, apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), de reestruturação do Ensino Médio coincide com a reforma curricular implantada no Rio Grande do Sul em 2012. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, defendeu a reestruturação do currículo do Ensino Médio com base nas áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e suas respectivas tecnologias). O mesmo caminho que está sendo percorrido na rede estadual.
O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, afirmou que: “Quando assumimos a secretaria diagnosticamos um quadro de evasão, repetência e fragmentação curricular no Ensino Médio. Convocamos a Conferência Estadual do Ensino Médio e da Educação Profissional, que contou com a participação de cerca de 35 mil professores, funcionários, alunos e pais. Na Conferência pactuamos a reestruturação curricular com base nas resoluções do Conselho Nacional de Educação”. Ele disse que o objetivo da mudança foi vincular o ensino a realidade vivida pelo estudante, contribuindo para que o mesmo possa desenvolver seu projeto de vida a partir das aprendizagens e das pesquisas realizadas na escola.
Em dezembro de 2011 a coordenadora geral do Ensino Médio do MEC, Sandra Regina de Oliveira Garcia, em entrevista exclusiva ao site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) defendeu a necessidade de reforma do Ensino Médio para combater a evasão e a repetência e incluir os jovens que estão fora da escola. Sandra Garcia afirmou: “A reestruturação é necessária em todo país, a iniciativa do Rio Grande do Sul de enfrentar de forma corajosa este problema, nos aponta a construção de uma política pública que vai contribuir conosco na discussão nacional sobre o Ensino Médio”.
A reestruturação curricular prevê a organização do currículo a partir das disciplinas obrigatórias e da parte diversificada, que são trabalhadas pelas áreas do conhecimento. O Seminário Integrado é o espaço onde os alunos aplicam os conhecimentos das áreas em forma de pesquisa. O novo currículo, também, busca preparar o estudante para a inserção no mundo do trabalho. A implantação do Novo Ensino Médio iniciou em 2012, para o 1º ano e será concluída em 2014, com o 3º ano.

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