terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seduc Destaca Desempenho de Alunos da Rede Estadual

 

     Os recentes resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), revelam, para além do índice propriamente dito, números positivos referentes ao desempenho de alunos da rede estadual de ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), seja no Ensino Fundamental, seja no Ensino Médio. Em relação aos estudantes de rede pública estadual do país, o Rio Grande do Sul alcançou as melhores médias nas provas de matemática e de língua portuguesa.
     As provas dos anos finais do Ensino Fundamental colocaram o Estado em segundo lugar do País, em matemática e língua portuguesa. O resultado do SAEB no Ensino Médio é ainda melhor: os estudantes do RS ficaram com a melhor nota do país em matemática e o segundo lugar em língua portuguesa. O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destaca que esse resultado faz um contraponto ao IDEB. “O que puxa o IDEB para baixo é o índice de aprovação da rede, especialmente do Ensino Médio, que é de 66,3%”, ilustra, lembrando que o cálculo do IDEB leva em consideração somente a taxa de aprovação. Para Azevedo, reverter os índices de reprovação e de abandono da rede estadual está entre as prioridades do governo e vai elevar o índice do IDEB. As notas e metas, respectivas, do IDEB da rede estadual em 2011 foram de 5,1 e 5,0, para os anos iniciais do Ensino Fundamental; 3,8 e 4,0 para os anos finais e 3,4 e 3,7 para o Ensino Médio.
Os números foram destacados pelo secretário em painel promovido pela RBS nesta manhã (28), em encontro que reuniu na Capital o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, gestores municipais e estaduais e representantes de entidades e da sociedade civil e contou com a participação do governador Tarso Genro. Azevedo lembra que para continuar melhorando o desempenho dos alunos, em todos os níveis da Educação Básica, e superando os números de reprovação e abandono, que têm relevância na composição do IDEB, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, já no primeiro ano desta gestão, a reestruturação curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
     “A recuperação da curva ascendente da educação pública estadual é o objetivo da gestão, que já começa a se verificar na rede”, destaca Azevedo. O secretário destaca que a ação da Seduc se organiza a partir de três eixos prioritários, a valorização profissional dos professores e a formação continuada dos docentes, a recuperação física da rede e modernização tecnológica da rede e a reestruturação curricular com ênfase no Ensino Médio e na alfabetização.

Valorização profissional

     A política de valorização profissional se efetiva em várias frentes de atuação do Governo do Estado, com a possibilidade de formação e atualização permanente a educadores, melhoria das condições físicas no ambiente de trabalho, garantia de um terço da carga horária para estudo e planejamento, conforme nova legislação, oferta de ferramentas tecnológicas atualizadas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos (ainda neste ano serão distribuídos 30 mil tablets para professores), valorização do protagonismo dos educadores, divulgando e publicando boas práticas pedagógicas, implantação de um novo sistema de avaliação, que envolve o aspecto institucional e o desempenho profissional, a retomada das promoções por merecimento no plano de carreira, realização de concurso público para efetivação dos contratados e garantia de uma reposição salarial de no mínimo 76,6% até o final de 2014.

Obras

     Em 18 meses do governo entre obras iniciadas no governo anterior e as demandadas nesse período foram realizadas 872 obras para atender as necessidades mais urgentes da rede, com investimentos de R$ 113,6 milhões. Estão em fase de licitação 1028 projetos para reforma total de escolas conforme os critérios do Plano de Necessidades de Obras (PNO). Na primeira etapa serão contempladas 428 escolas de todas as regiões do Estado. Os processos já estão em andamento e a previsão para o início das obras é o primeiro semestre de 2013.

Modernização Tecnológica

     Com o Projeto Província de São Pedro - um computador por aluno e um computador por professor – a meta é atingir até 2014 um universo de 100 mil alunos e dez mil professores além dos laboratórios de informática que deverão ser instalados em todas as escolas que ainda não têm.

Formação continuada e reestruturação curricular

     O secretário também destaca o investimento e estímulo à formação dos professores e funcionários. Nos primeiros 18 meses de gestão, professores e funcionários já passaram por, pelo menos, quatro formações. Dentro desse movimento de incentivo ao estudo, à pesquisa e à atualização dos educadores, estão dois focos fundamentais da nossa política: a reestruturação curricular dos anos iniciais, o ciclo de alfabetização, implantado em 2011 e com resultados concretos na qualidade de ensino já em 2012, e a reestruturação curricular do Ensino Médio, cujos estudos e debates foram iniciados em 2011, num processo de conferência com participação de mais de 30 mil professores, alunos e pais, possibilitando a implantação da reforma em 2012, com objetivo de alcançarmos resultados positivos no Ensino Médio a partir de 2013.
     Azevedo enfatiza que ao implementar a reestruturação curricular na rede pública, o governo do Estado busca garantir o direito básico da educação aos jovens em idade apropriada, propiciar aos estudantes a possibilidade de escolha entre uma formação geral, que encaminhe com sucesso para o Ensino Superior, ou a formação técnica que habilite e garanta êxito no mundo do trabalho, e reverter o processo de abandono e reprovação, que afasta da escola anualmente mais de 30% dos alunos. Uma das novidades do currículo é o Seminário Integrado, que busca ressaltar o papel protagonista do aluno e leva para a sala de aula a curiosidade e a importância da pesquisa como processo científico.

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