quarta-feira, 4 de setembro de 2013


9ª Coordenadoria se Dispõe ao Diálogo com Alunos do Ensino Médio Politécnico


 
      A 9ª Coordenadoria Regional de Educação, representada pelo Coordenador Venicio Guterres Guareschi, após as manifestações de alunos contra o Ensino Médio Politécnico, busca compreender suas posições em relação às mudanças no ensino público estadual, visto que, conforme depoimentos dos manifestantes nos meios de comunicação, dizem não conhecer de fato a proposta de reestruturação
      Com o objetivo de estabelecer um diálogo efetivo, a 9ª CRE encaminhou na tarde desta terça-feira dia 03 de setembro um documento ao Grêmio Estudantil da EEEB.Margarida Pardelhas, como uma forma de dirigir-se ao colegiado, o documento relata que: Há muito, as teorias de viés sociológico e fenomenológico, constatavam um avançado nível de desinteresse dos jovens em relação à politica; felizmente, estamos vivenciando um momento de reversão destas constatações, uma vez que observamos as manifestações dos jovens, Brasil a fora, trazendo para o debate suas demandas.
     Acreditamos que estamos vivendo um processo de re-politização da sociedade brasileira, no qual temos a oportunidade de debatermos o significado das coisas e o motivo dos projetos, revitalizando desta forma a noção de política.
     Respeitamos as organizações dos estudantes, e, sobretudo, desejamos seu fortalecimento, uma vez que o protagonismo da juventude é um dos princípios que norteiam a proposta de reestruturação curricular do ensino médio.
     A partir destes pressupostos, na condição de Gestores do Sistema de Ensino do Rio Grande do Sul, a nível regional, não poderíamos deixar de considerar as manifestações realizadas nos últimos dias, bem como a declaração realizada pelo presidente do grêmio estudantil da EEEB.Margarida Pardelhas, na rádio, nesta terça-feira (03/09/13), a respeito da proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio da Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, o qual expõe que o melhor encaminhamento seria que os estudantes de fato conhecessem tal proposta.
     Diante disto, a Coordenadoria reafirma que está à disposição dos estudantes, e aguarda os colegiados proporem o espaço no qual poderemos estabelecer o diálogo sobre as reivindicações.

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