quinta-feira, 19 de setembro de 2013


Oficinas de Tecnologias Acessíveis e Assistivas

 A 9ª Coordenadoria de Educação, em parceria com a UERGS, realizou no dia 17 de setembro de 2013, oficinas de tecnologias acessíveis e assistivas. As oficinas foram ministradas pelo professor Fabrício Soares da UERGS e Celso Belzarena, oficineiro colaborador.
O encontro de formação teve como proposta auxiliar os professores que atuam no atendimento educacional especializado, AEE, na interação e uso das tecnologias, na perspectiva da educação inclusiva e, na utilização dos softwares educativos como objetos de aprendizagem que possibilitam encontrar alternativas para que o aluno com deficiência participe de forma efetiva, melhorando sua funcionalidade em tarefas como ler, escrever, desenvolver habilidades cognitivas, expressar ideias, sentimentos e desejos, acessar internet, facebook e e-mail independente de suas limitações. Os recursos podem ser instalados e utilizados por todos os alunos ampliando as possibilidades de aprendizagem.
Participaram das oficinas os professores que atuam no AEE e supervisores, dos municípios de Tupanciretã, Fortaleza dos Valos, VX de Novembro, Salto do Jacui e Cruz Alta.
O NTE de Cruz Alta, também esteve presente nas oficinas, com o intuito de dar suporte aos professores, auxiliando-os na interação com as tecnologias.
As mediadoras da educação Especial Inclusiva da 36ª CRE, da cidade de Ijuí, Nadir Schurster Colling e Adriana de Oliveira, acompanhadas da professora do AEE, Mariléia Stolz, também participaram das oficinas.
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário