segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alunos Receberão dispositivo auxiliar de comunicação- Sistema de Frequência Modulada/FM

 
        O relatório da Conitec nº 50 e da Portaria nº 21 de 7 de maio de 2013, que incorpora o sistema de frequência modulada pessoal - FM à Tabela do SUS, gerou uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e da Educação, criando uma série histórica de concessão deste equipamento. Dessa forma, a unidade de Ijuí através da ProAudi Centro Auditivo, que é um serviço de média complexidade em saúde auditiva que compõem a rede de saúde auditiva do SUS, selecionou e avaliou 41 pacientes que necessitam o uso desse dispositivo auxiliar de comunicação- sistema FM e fará a entrega destes equipamentos nos dias 25, 26 e 27 de setembro, conforme agendamento já realizado com os pais das crianças.
        O dispositivo é um aparelho portátil capaz de captar a voz do professor transmitindo sem ruídos ao aluno com deficiência auditiva. Visa melhorar a qualidade da audição dos alunos usuários de aparelhos de amplificação sonora. O objetivo é a elevação do nível de aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva, atendidos nas escolas da Rede Pública. Por ser uma iniciativa do ministério da saúde junto ao ministério de educação, é necessário que os professores da rede pública recebam e acolham essas crianças e que saibam como manusear esses instrumentos. Para isso o serviço da ProAudi vai disponibilizar treinamento para os professores (um professor por escola) no mesmo dia em que o aluno irá receber os aparelhos.
        O serviço agendou por município para facilitar ás prefeituras a locomoção dos alunos, no entanto é preciso que, junto a criança venha o pai ou a mãe e mais um professor. Ressaltamos que será oferecida uma profissional especializada que se deslocará nestes dias da cidade de São Paulo para Ijuí, exclusivamente para essas adaptações e no caso de não comparecimento do professor, a criança não receberá o aparelho, e não será reagendado nova data no ano de 2013.

Segue abaixo um link para maiores informações sobre sistema FM. http://www.youtube.com/watch?v=0cPVoPw2yKU.

Da região da 9ª CRE estão agendadas as seguintes crianças para os respectivos dias e horários

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário