quinta-feira, 19 de setembro de 2013


9ª CRE Participa da X MEP Regional
 
A X MEP Regional aconteceu nos dias 11,12 e 13 de setembro em Santa Maria, tendo como objetivos:
- Promover a participação das escolas estaduais com Educação Profissionalizante, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (Magistério) na exposição de trabalhos como forma de valorização e socialização de seus conhecimentos científicos, estimulando a pesquisa.
- Organizar junto às Coordenadorias Regionais de Educação e às Escolas com Cursos de Educação Profissional, Politécnico e Curso Normal a realização da MEP – Regional levando alunos, professores e comunidade escolar à participação e organização na construção dos princípios científico-culturais, por meio da exposição dos trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas;
- Promover a participação das Escolas Estaduais e Municipais de Educação Profissional e Ensino Médio Politécnico na MEP - Regional, com vistas à classificação de Projetos para a FECITEP; 
- Situar e orientar o aluno para que possa compreender as questões relativas ao trabalho, à formação e aos processos econômicos e sociais em curso no mundo atual;
- Tornar a escola um espaço que insira o aluno na cultura e no saber científico sistematizado básico, técnico e tecnológico;
 - Promover a ampla visitação do público em geral onde for exposto os projetos, bem como, as escolas, empresas e segmentos vinculados ao mundo do trabalho.
A 9ª CRE esteve presente com 08 projetos, sendo 05 da Educação Profissional e 03 do Politécnico.
O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, foi representado na MEP com 05 projetos, sendo 03 do Técnico em Química.  Ganhou o 2º lugar o projeto Produto de Biodiesel por Transesterificação Alcalina de Óleo de Soja e Metanol Incentivados por Microondas, dos alunos Dora Maria Mello, Karen Daiane e Martins KarstenLuiz Henrique Han, orientados pelo professor Vilson Diehl. Ganhou 3º lugar o projeto Tratamento de Papelão Contendo Resíduos de Cianeto de Sódio e sua Reutilização na Fabricação de Canetas, das alunas Josiane de Bem Santos e Maiara Jungbeck, orientadas pela profª Izabel Rubin Cocco. O terceiro projeto apresentado foi Tratamento de Cascas de Frutos Comuns para Adsorção de Chumbo Aquoso em Amostras Contaminadas, das alunas Jaine Weber Dal Forno, Patricia Basso e Talita Bernardy, orientados pelo professor André Luís Silva da Silva.
O Curso de Enfermagem levou dois projetos: Contaminação Cruzada: Transmissão de Microorganismos Através do Chimarrão, dos alunos Jovana Simonetti Bulegon, Lucas da Rosa Monteiro e Patrick Martins Pacheco e Incidência de Sintomas Depressivos em Adolescentes, das alunas Vanderléia de Moraes Hauenstein e Tais Malheiros Egger, ambos os projetos orientados pelo professor Luis Felipe Gonçalves dos Santos.
Neste ano de 2013, 12 projetos do Ensino Politécnico participaram da MEP, sendo que o  primeiro lugar foi para o Instituto Edmundo Roewer de Ibirubá com o projeto A Poluição das Águas: O Rio Pulador Pede Ajuda, das alunas Catherine Pedrotti e Veronica Gonçalves dos Santos, orientadas pela professora  Gisele Patricia Scapini.  Participaram também as escolas: E.E.E.M. Menino Jesus de Jacuizinho, com o projeto Pilhas e Metais no Meio Ambiente, dos alunos Tais Ceolin Feltrin, Bruno Hermes da Silva e Thaila Konzen de Oliveira, orientados pela professora Elisângela Anita de Lara e E.E.E. M. Joaquim Nabuco, com o projeto Tecnologia no Meio Ambiente dos alunos Elis da Silva Viana, Luiza Muller Rubert e Gabriela de Lima Ribeiro, orientados pelo professor Cleverton Juliano Cardoso Hochmuller.
 
A 9ª CRE parabeniza e agradece as escolas, seus alunos e seus professores orientadores pelos excelentes projetos apresentados na MEP. A próxima MEP, que será em 2014, terá como sede Cruz Alta, contamos com a participação de todas nossas escolas técnicas e que possuem o politécnico.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário