quinta-feira, 21 de março de 2013

Alunos da Escola Joaquim Nabuco Relatam Palestra com o Corpo de Bombeiros e Sua Importância Cotidiana


Um ensaio importante

Em nossa escola tivemos uma palestra, realizada no dia 13 de março, pelo Sargento Abel, do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta/ RS, nos mostrando como e o que devemos fazer e saber quando algo inesperado acontece. Ele nos explicou que o fogo é muito diferente de um incêndio. O fogo está no controle do homem e incêndio é algo que foge do seu controle e mencionou do que surge o fogo.  E ele só inicia quando oxigênio, calor e combustível estão juntos em um mesmo lugar. O fogo pode surgir de uma grande a uma pequena coisa, até mesmo de uma panela. Ele falou que nunca devemos colocar água no fogo, quando ele está grande, porque tudo na terra queima inclusive a água e isso só faria o fogo aumentar causando um acidente. Mas ele nos ensinou como prevenir um acidente como esse, ao invés de jogar água devemos abafar o fogo.
Ensinou também qual botijão de gás devemos ter em casa e que nunca devemos mexer no extintor se não soubermos usar. Nunca usar por brincadeira, pois  quando quando houver um incêndio ou um pequenino fogo podemos morrer porque o extintor não irá funcionar.
Mostrou-nos o que devemos fazer em questão de primeiros socorros na escola quando alguém se machuca ou se engasga. Primeiramente uma pessoa treinada da nossa escola será a que fará tudo o que tem que fazer e o possível para essa pessoa sobreviver.
Mas na palestra aprendemos uma coisa muito mais importante, que três palavrinhas devem estar sempre juntas neste caso: organização, solidariedade e amor. Organização porque sem ela viraria uma bagunça e ninguém saberia se orientar. Solidariedade porque não nos preocuparíamos somente conosco e o amor porque sem ele não faríamos nem a organização muito menos a solidariedade.
Aprendemos isso e muito mais nessa palestra única e essencial para as nossas vidas e vamos multiplicar o conhecimento que obtivemos.

Eduarda Teixeira
6º ano A
Profª.  Eliane Ceolin
 
 -----------------------------------------------------------------------------------------

Palestra do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta

Jamais devemos nos descuidar em relação ao fogo porque podemos nos queimar ou ficar com grandes sequelas. Percebi que jamais podemos colocar objetos que possam ser queimados facilmente perto da lareira ou da churrasqueira, pois pode pegar fogo no objeto, se espalhar e incendiar o local em menos de um minuto.Nesses casos é muito importante ninguém voltar no local do incêndio para tentar tirar móveis, TVs, mas sim chamar os bombeiros para que tentem salvar a casa e as que estão em sua volta.
É muito importante saber usar o extintor de incêndio, porque cada extintor foi criado para um tipo de incêndio. Existe o extintor de água, de espuma e um que contém uma mangueira que serve para gelar e esquentar o liquido do extintor. É importante nunca segurar a parte vermelha do extintor que contém a mangueira.
O fogo pode criar um incêndio ou causar uma explosão. Para isso acontecer o oxigênio terá que se misturar com um combustível e com o calor.
Em caso de pegar fogo numa frigideira, a primeira coisa a fazer é desligar o gás, em seguida molhar um pano, torcê-lo e tapar a frigideira, pois se você jogar água, só aumentaria o fogo.
O botijão de gás é importante, mas também tem seus cuidados. Devemos sempre deixar o botijão de gás em pé e não deitá-lo porque senão o gás vazará. Também é importante trocar a mangueira do gás de cinco em cinco anos e colocar o botijão ao lado da casa e não passar a mangueira por trás e por no outro lado.
Os pais nunca devem trancar os filhos em casa, pois se acontecer um imprevisto, como um incêndio, os filhos não terão por onde sair.
Em caso de engasgamento, devemos dar um tapa nas costas de baixo para cima. Se não funcionar, deverá posicionar a mão direita acima do umbigo e a esquerda acima da direita, depois de posicionar o pé direito entre os pés do engasgado e apertar a barriga da pessoa. Se isso não funcionar deve-se apertar a barriga para que a pessoa possa virar a cabeça e vomitar. Essa é a última chance.
Também é importante limpar a churrasqueira para não causar problemas com a fuligem que permanece no cano ou nos tijolos das churrasqueiras de concreto. Para limpar o cano basta dar umas batidas no cano. Já para impar as de material basta pegar uma taquara e esfregar nos tijolos.
Em vários estabelecimentos é necessário conter extintor de incêndio e também as mangueiras que também servem para apagar incêndios.
Em caso de incêndio em prédios ou escolas é necessário organizar uma fila única e descer pela direita, porque os bombeiros sobem pela nossa esquerda, à direita deles.
Também é necessário solicitar que ninguém entre e ninguém saia do local, além dos bombeiros para a segurança de todos.


Luan Rodrigues Siqueira
6º ano B


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário