terça-feira, 2 de outubro de 2012


1ª Oficina de Multiplicadores da Metodologia da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente-CNIJMA
 
Está prevista para esta quinta-feira dia 4 de outubro, às 8h da manhã a 1ª Oficina de Multiplicadores da Metodologia da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente-CNIJMA, projeto do Ministério da Educação, que se realizará no Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias envolvendo um professor multiplicador de cada uma das quarenta escolas de ensino fundamental.
O encontro tem como objetivo orientar as escolas para realizarem ações sustentáveis dentro do ambiente escolar, para posteriormente apresentar suas descobertas e ações na IV Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que se realizará no ano de 2013.
A primeira Meta que será apresentada na oficina será a criação do COM-VIDA nas escolas, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, voltada para a participação dos estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade, esta comissão será a mobilizadora da conferência na escola. O papel desta é contribuir para um dia a dia mais participativo, democrático e saudável dentro da escola. Logo serão organizados grupos na escola do 6º ao 9º ano, onde cada turma irá estudar um tema, como: água, ar, fogo e terra fazendo um diagnóstico da realidade da escola perante estas temáticas destacando as dificuldades e criando soluções.
A conferência será a socialização de todo esse processo e o produto final deste trabalho dentro da escola, tendo como objetivo dar vez e voz aos adolescentes para a construção de um futuro sustentável para a própria escola ao compartilhar suas experiências dentro da oficina a partir de espaços de debate na escola para tratar questões sociais e ambientais relacionadas ao mundo, a fim de qualificar a formação de uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais e de forma democrática será escolhida as ações de maior prioridade da escola. A ação final será apresentada e defendida por um delegado da escola na Conferência Estadual.
Ao final desse processo teremos a certeza de que por intermédio da IV Conferência teremos efetivado o compromisso da escola com o desenvolvimento sustentável coletivo.
 

 
 

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