quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Formação SEAP na 9ª CRE
 
Realizou-se nesta quinta-feira dia 25 de outubro a última etapa das formações realizadas com as escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, sobre o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), sendo esta realizada no município de Cruz Alta, no Instituto Professor Annes Dias. O encontro reuniu cerca de 80 participantes sendo estes representantes de cada escola desta região.
O SEAP visa a construção de um diagnóstico que decifre o que esta além dos resultados obtidos no IDEB, a partir de um olhar detalhado do que ocorre no interior  da rede estadual de educação, considerando suas diferentes instancias, escola, coordenadoria e órgão central, apontando assim características e necessidades. O Sistema de Avaliação Institucional Participativo possibilitará ao mesmo tempo uma leitura sociológica da localidade e uma analise microsociologica da escola- CRE-SEDUC, já que essas instâncias educacionais se constituem, precisamente, nos lugares que são geradas as políticas educacionais, organizam-se a vida concreta dos indivíduos e onde se manifestam os contrastes da sociedade. A análise se faz com os indivíduos envolvidos no processo, já que os sujeitos do contexto são os melhores conhecedores da realidade. Em suas experiências cotidianas eles explicitam conceitos que permitem teorizar sobre aquela realidade e suas produções.
O encontro de orientação organizado pela 9ª CRE possibilitou aos participantes dentre eles: Diretores, professores, funcionários, pais e alunos membros do conselho escolar, um melhor entendimento do significado deste novo Sistema de Avaliação e sua amplitude para assim cada um na sua escola cumprir os objetivos e metas. Segundo o Coordenador Venicio Guterres Guareschi, o trabalho de um bom professor é assim mesmo, uma caminhada de desafios e obstáculos, temos que assumir nosso papel de educadores pensando sempre nos reflexos de nossas ações em nossos alunos. Dando continuidade ao encontro, foi feito uma pequena simulação de como funciona o SEAP online para que a escola possa acessar com maior facilidade o local, evitando possíveis dúvidas. Logo abriu-se espaço para as dúvidas e colocações sobre a temática.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário