quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Videoconferência Reúne mais de 300 Professores na Capital

 
Ao longo de uma hora e meia da tarde desta quarta-feira (3) o secretário de Estado da Educação, professor Jose Clovis de Azevedo, proporcionou um “passeio teórico” por fundamentos do conhecimento e desafios da aprendizagem em videoconferência no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. Mais de 300 professores, funcionários e representantes de equipes diretivas de escolas acompanharam a atividade, que foi transmitida em tempo real, pela Internet, para todas as escolas de Porto Alegre (abrangência da 1ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE) e todas as sedes das outras 29 CREs do interior do Estado e Região Metropolitana, onde pelo menos 50 pessoas participam da atividade em cada sede, numa participação estimada superior a mil pessoas fora de Porto Alegre. Em Cruz Alta reuniram-se para assistir a videoconferência em torno de 50 profissionais da educação e como mediadora a Assessora Pedagógica da Vice Reitora da Universidade de Cruz Alta, Maria Lourdes Backes Hartmann.
 A programação foi aberta pelo coordenador da 1ª CRE, Antonio Branco, que destacou: "o foco desta videoconferência é o objeto do nosso trabalho, a razão da existência das escolas e da Secretaria de Educação". Em seguida, Azevedo iniciou sua intervenção, afirmando que os temas aprendizagem e conhecimento não se esgotam em poucas horas, "mas buscamos oferecer a vocês possibilidades de construção mais complexas para debater os temas", disse.  O secretário começou seu passeio teórico pelos fundamentos do conhecimento e a aprendizagem pela Grécia Antiga, ao citar Sócrates e Heráclito de Éfaso, chegando à contemporaneidade, lembrando autores como Hegel, Marx, Boaventura de Souza Santos, Bachelard, Gramsci e Paulo Freire, para tratar de temas como o desenvolvimento do ser humano, dialética, totalidade e aprendizagem, e interdisciplinaridade, além de condições e formas para aprender e ensinar.
Azevedo provocou a reflexão dos presentes, ao frisar que vivemos numa sociedade da informação, e não do conhecimento. De acordo com secretário, o conhecimento trabalha com a essência do fenômeno, ele se constrói a partir de uma nova produção da realidade. "Ele é uma resposta a uma pergunta". Sobre a relação entre aprendizagem, disciplinas curriculares e conhecimento, o secretário é enfático: nenhuma disciplina dá conta de um fenômeno de forma isolada, pois o fenômeno é parte de uma totalidade. Por isso, Azevedo destaca a importância de as disciplinas serem fortalecidas dentro das áreas de conhecimento.
O ser humano é inacabado, portanto, todos podemos aprender, dentro de ritmos próprios, salientou Azevedo. "Conhecimento não se transmite, ele se cria, assim, o educador deve avaliar a cada momento a eficácia de sua intervenção pedagógica e modificá-la em função das necessidades do estudante”, frisou o professor, pesquisador e Doutor em Educação Azevedo, lembrando que para aprender é preciso que haja linque entre o que o educador quer ensinar e o contexto do aluno.
A videoconferência integra o programa de formação pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e foi dividida em dois blocos, nas 30 CREs: no primeiro, a intervenção do secretário Azevedo, no segundo bloco, os conferencistas convidados – pesquisadores e professores de instituições de ensino superior nas CREs – interagem com o público, em debate sobre os temas tratados na videoconferência. Em Porto Alegre, o debate foi coordenado pela professora Margareth Fadanelli Simionatto, que integra o quadro da Escola Estadual Ernesto Dornelles e, também, da Feevale e do IPA.
Esta é a segunda utilização da tecnologia para realização de encontros de formação pedagógica realizada pela Seduc neste semestre com participação do secretário. A primeira foi em julho, quando mais de mil pessoas – entre presentes em três auditórios e internautas – acompanharam a palavra de Azevedo sobre a Democratização da Gestão da Escola Pública.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário