segunda-feira, 19 de novembro de 2012


9ª CRE Realiza Formação Pedagógica aos Professores de História e Supervisores Escolares em
Preparação à Semana da Consciência Negra


     A 9ª CRE realizou durante o  dia 14 de novembro, na Casa de Cultura Justino Martins em Cruz Alta a Formação Pedagógica para os Professores de História e Supervisores Escolares em Preparação à Semana da Consciência Negra organizada pela equipe Pedagógica da CRE, tendo como assessora da diversidade Marli P. dos Reis.
    Este encontro visou o respeito e a valorização das diferenças étnico-raciais, a cultura afrodescendente e a aplicabilidade da lei 10639/03, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nos sistemas de ensino, a necessidade de realizar esse encontro buscou a partir de momentos de reflexão, caminhos pedagógicos para trabalhar essa temática com os discentes, visto que no Brasil há uma necessidade de trabalhar contra o preconceito, o racismo e a discriminação no espaço escolar. Além destes objetivos a formação visou estimular reflexões que provocassem a investigação, problematização, interpretação e síntese sobre a história e cultura Afro-brasileira, abordando temas atuais em relação ao negro no Brasil como cotas e acesso ao mercado de trabalho. 
     Na perspectiva de trabalhar com os alunos esta temática foi disponibilizado material de estudo para subsidiar a ação docente de forma crítica, reflexiva e interdisciplinar a fim de construir conhecimento por meio de uma parceria entre os professores e supervisores para organizar uma exposição de trabalhos dos alunos sobre esta temática na Semana da Consciência Negra.
     O encontro iniciou com a apresentação artística do Grupo de Capoeira Oxósse de Cruz Alta e seguiu com a fala da Professora Stael Soraia Acosta da Coordenadoria de Educação de Uruguaiana que trabalhou dentro da temática: “O Tardio Ensino de História da África no Brasil, Afro-brasileiros e a Necessidade de uma Lei - Causas e Consequências”. Logo houve uma exposição de fotografias e imagens disponibilizadas pelo Centro Cultural Afro-brasileiro Herdeiro dos Palmares de Cruz Alta e também exposição de máscaras africanas confeccionadas pelos alunos da EEEM. Joaquim Nabuco.
     Na parte da tarde contamos com a presença da palestrante que representou a etnia afro de Cruz Alta, Maria Marlene Batista da Rosa, diretora do departamento de cultura do Centro Cultural Afro-brasileiro Herdeiro dos Palmares, esta fez uma exposição sobre o Centro Cultural Afro-brasileiro, durante a tarde se fez presente também o Escritor e Historiador Cruzaltense, Rossano Viero Cavalari, que trabalhou as Raízes Africanas na Terra Vermelha, a fim de fazer um resgate histórico sobre a população negra em Cruz Alta. Por último os participantes foram mediados a fazer uma socialização das atividades que já foram realizadas nas escolas e também as atividades previstas para a Semana da Consciência Negra.
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário