segunda-feira, 5 de novembro de 2012


PROJETO CANTAR É DESTAQUE NO FESTIVAL DO BELAU

Projeto de música da Escola Arnaldo Ballvé já é um dos mais premiados de Cruz Alta
O Projeto Cantar desenvolvido na Escola Estadual Arnaldo Ballvé foi um dos destaques na categoria música no V Festival de Artes Belau, promovido pela Escola Estadual Belarmino Côrtes. Os cantores e grupos musicais do Projeto obtiveram os seguintes prêmios:
Gustavo e Gabriel: 1º lugar – Mirim
Herdeiras do Rei: 3º lugar – Infantil
Herança Farroupilha: 1º lugar – Infantil
Melhor Instrumentista: Alice de Paula Ghisleni (Grupo Herança Farroupilha)
No mês de setembro a Escola também participou do XVII Festival de Música Estudantil de Santa Bárbara do Sul, sendo bem classificada.

GRUPO HERANÇA FARROUPILHA
O grupo tradicionalista Herança Farroupilha é um dos grandes destaques do Projeto Cantar, tendo obtido diversas premiações na cidade e na região, além de participações especiais em diversos eventos.
O grupo é formado somente por meninas que buscam, através da música e da interpretação, levar a todas as pessoas, os aspectos históricos da Revolução Farroupilha, bem como difundir os valores das tradições gaúchas.
As componentes do grupo são as seguintes:
Luiza de Paula Ghisleni (vocal e violão)
Alice de Paula Ghisleni – (vocal e gaita)
Hellena Gabriela Murini da Anunciação (vocal)
Sabrina Rebonatto (vocal)                          

CARAVANA FARROUPILHA
O Grupo Herança Farroupilha promoveu, durante o mês de setembro, a Caravana Farroupilha, a qual se tornou tradicional na Escola Estadual Arnaldo Ballvé, pois anualmente participa de eventos na cidade e região.
Nesta Caravana, o Grupo Herança Farroupilha, realiza apresentações em instituições de ensino, com a finalidade de mostrar, através do teatro e da música, um pouco da história da Revolução Farroupilha e das tradições dos gaúchos. Além disso, o grupo abre para pequenos debates acerca da Revolução, promovendo grande interação entre os presentes.
O coordenador do Projeto, Hildebrando Oliveira, manifesta seu orgulho ao falar do grupo, pois à cada apresentação, o potencial do grupo ganha destaque, sendo valorizado pelo público de forma muito significativa. Este reconhecimento do trabalho artístico e cultural desenvolvido no projeto, fortalece a idéia de que a escola pode ser um espaço de construção de conhecimento, de novos saberes, de relações e trocas entre pares, de criação e expressão. A cada Caravana realizada, a música, a história e as tradições do povo gaúcho são exaltadas com orgulho.
A Escola, em sua função social e formadora, neste ano, levou alegria e cultura a várias escolas de ensino regular e também, de educação especial. Em todas as ocasiões, ficou evidente a aceitação e encantamento do público pelas apresentações.                          
Dados sobre o público participante, segundo informações de cada escola:
       Escola Estadual Venâncio Aires: 150
       CIEP: 50
       Escola Estadual José Carlomagno: 50
       Escola Estadual Dr. Hildebrando Westphalen: 400
       Escola Estadual Gabriel Álvaro de Miranda: 550
       Escola Estadual Catharino Azambuja: 80
Número aproximado do total de participantes: 1.280 pessoas

NOVOS GRUPOS
Além do grupo tradicionalista Herança Farroupilha, o Projeto Cantar, também revelou o grupo de música Gospel, as Herdeiras do Rei, o qual já realizou diversas apresentações, recebendo vários prêmios em festivais.
Neste ano, a dupla sertaneja Gustavinho e Gabriel, pela primeira vez se apresentou no Festival de Artes da Escola Belarmino Cortes e conquistou o 1º lugar. Para o final deste ano, está previsto o lançamento do grupo pop/sertanejo Banda LIVE.

PROJETO CANTAR
Como a música também exerce um papel importante no desenvolvimento e na socialização das crianças, a escola implantou há três anos, o “projeto cantar”, onde os alunos têm a oportunidade de expressar a sua musicalidade participando dos ensaios que acontecem semanalmente.
O projeto é dinamizado pelo funcionário da Biblioteca, Hildebrando Renato de Oliveira. A variedade de estilos é a marca cultural do projeto. Todos podem participar e não é necessário ter conhecimentos musicais, bastando apenas, apreciar todos os gêneros musicais. A escola só exige que o aluno esteja matriculado e frequentando regularmente as aulas.
No projeto, o aluno tem a possibilidade de desenvolver o canto, expressão corporal, socializar saberes, desenvolver competências e habilidades que propiciem uma integração saudável na sociedade, assim como, expressar-se com clareza e segurança diante do público.

COMO FAZER A MATRÍCULA NO BALLVÉ
Para participar do Projeto Cantar basta matricular-se na Escola Arnaldo Ballvé, que oferece os anos Finais do Ensino Fundamental. Além deste Projeto, a Escola também desenvolve o Programa Mais Educação, sendo oferecido o almoço e lanche da tarde aos alunos. O programa oferece oficinas no turno inverso, sendo elas: Vôlei; Futsal; Desenho; Apoio pedagógico em Matemática; Dança e Robótica.

Mais informações através do telefone: 3322 7741
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário