quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Formação SEAP em Cruz Alta 

 
Realizou-se nesta quinta-feira dia 08 de novembro, mais uma etapa das formações realizadas com as escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, sobre o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), sendo esta realizada no município de Cruz Alta, na escola Estadual de Ensino Médio Hildebrando Westphalen, reunindo um total de 70 participantes entre professores, diretores, supervisores, pais e alunos e também representantes da Escola Especial Carlos Santos e NEEJA Josino dos Santos Lima.
O SEAP visa à construção de um diagnóstico que decifre o que esta além dos resultados obtidos no IDEB, a partir de um olhar detalhado do que ocorre no interior da rede estadual de educação, considerando suas diferentes instâncias, escola, coordenadoria e órgão central, apontando assim as características e necessidades a serem observadas. O Sistema de Avaliação Institucional Participativo possibilitará ao mesmo tempo uma leitura sociológica da localidade e uma análise macrossociológica da Escola- CRE-SEDUC, já que essas instâncias educacionais se constituem, precisamente, nos lugares que são geradas as políticas educacionais, organizando a vida concreta dos indivíduos e onde se manifestam os contrastes da sociedade. A análise se faz com os indivíduos envolvidos no processo, já que os sujeitos do contexto são os melhores conhecedores da realidade. Em suas experiências cotidianas eles explicitam conceitos que permitem teorizar sobre aquela realidade e suas produções.
O encontro de orientação organizado e dirigido pelo Coordenador Regional de Educação, Venicio Guterres Guareschi e Coordenadora Pedagógica Marcia Cristina Protti, iniciou com a fala do Coordenador sobre os Quatro Eixos Prioritários para a Educação no Estado: Recuperação Física e Tecnológica para as Escolas, Reestruturação Curricular e Formação Continuada, Democratização e Qualificação da Gestão e Valorização Profissional. Os eixos para a educação visam uma melhoria significativa para a educação no Estado, visto que ainda há uma grande parcela de crianças e adolescentes em defasagem e desistência escolar.
Em relação ao novo sistema de avaliação o encontro possibilitou aos participantes, membros do conselho escolar, um melhor entendimento do significado deste novo Sistema e sua amplitude educacional para assim cada membro da comunidade escolar possa cumprir os seus objetivos e metas diminuindo as maiores dificuldades existentes que prejudicam a construção de uma educação de qualidade. Segundo o Coordenador Venicio Guterres Guareschi, o trabalho de um bom professor é assim mesmo, uma caminhada de desafios e obstáculos, temos que assumir nosso papel de educadores pensando sempre nos reflexos de nossas ações em nossos alunos. Dando continuidade ao encontro, a Coordenadora Pedagógica explicou os passos seguidos no SEAP e seu processo no Sistema Online. Logo foi aberto um espaço para as dúvidas e colocações dos participantes sobre a temática, encerrando o encontro e seguindo assim para a ação e mobilização concreta na escola, conforme o calendário estadual.

 
 

 

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