quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Seduc Seleciona Orientadores de Estudos

          Encerra-se nesta sexta-feira (23), às 17h30, o prazo para inscrição de coordenadores pedagógicos/supervisores de anos iniciais interessados em participar como Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na rede estadual de ensino. Os Orientadores de Estudos poderão receber do Ministério da Educação (MEC), sem qualquer intermediação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), bolsa mensal de R$ 765,00, durante a duração do Programa no RS. As inscrições devem ser feitas na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A Seduc oferece 624 vagas para a seleção. O critério foi definido pelo Ministério da Educação em função do número de professores alfabetizadores da rede. A proporção é de um Orientador para cada 25 professores.
         Para participar da seleção os seguintes requisitos cumulativos devem ser preenchidos: formação em licenciatura ou pedagogia, ser coordenador pedagógico /supervisor efetivo na rede estadual, atuar como coordenador pedagógico/supervisor há pelo menos três anos, não receber, simultaneamente, bolsa de estudo de outros programas federais, ter disponibilidade para dedicar-se ao curso, à multiplicação e ao exercício das atribuições previstas no edital publicado no Diário Oficial do Estado em 21 de novembro de 2012, não prever licenças ou afastamentos do cargo no biênio 2013-2014 e faltar mais de três anos para a aposentadoria.
        A seleção será feita mediante análise de currículo, títulos e outros documentos que constam no edital. Os candidatos serão classificados conforme a pontuação obtida nos títulos e documentos e o número de vagas existentes na respectiva CRE. O resultado da seleção será divulgado em 28 de novembro no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): www.seduc.rs.gov.br.
        Os professores selecionados participarão de curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. O curso será realizado em polos, podendo haver necessidade de deslocamento, sem qualquer ônus ao professor selecionado. A primeira formação, com 40 horas, está prevista para o período dezembro 2012- fevereiro de 2013. As demais, no decorrer do biênio 2013-2014. Entre as atribuições previstas para o Orientador de Estudo está a organização e planejamento de atividades e curso de formação, em serviço, à noite ou aos sábados, dependendo de calendário a ser estipulado pela Seduc, no biênio 2013-2014 para professores alfabetizadores. O orientador também irá ministrar os cursos (presenciais, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas).

Adesão ao Pacto

A seleção decorre da adesão, pela Seduc, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Assim, o Estado compromete-se a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Consideram-se alfabetizadores professores e professoras que atuam nas turmas de 1 º, 2º e 3º do ensino fundamental de 9 anos e de classes multisseriadas. Todas as escolas de educação básica que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ser contempladas pelo Pacto Nacional, incluindo as do campo.
As Ações do Pacto de Alfabetização constituem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores, materiais pedagógicos e didáticos, avaliações e gestão, controle social e mobilização. No eixo formação continuada está prevista a constituição de uma rede de Orientadores de Estudos para atuação na rede estadual. É esta seleção que a Seduc realiza no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário